Goiás: o 3º Maior Produtor de Borracha do Brasil

Recentemente, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontou o Estado de Goiás como o 3º maior produtor de borracha do país, o que tem atraído a atenção de muitas indústrias do setor, especialmente de pneus.

As cidades de Barro Alto, Vila Propício e Santa Rita do Novo Destino representam juntas praticamente a metade da produção da borracha produzida no estado.

Apenas a título de curiosidade, o Estado de Goiás produz cerca de mais de 20 mil toneladas, em uma área de 7.555 hectares.

E exatamente por isso que medidas estão sendo tomadas para investir em serviços de logística e transportes, afinal, essa produção precisa ser escoada e levada para outros estados do país.

Nesse artigo, conheça um pouco mais da história da borracha, como é o cultivo, qual a importância de implementar uma logística eficaz e muito mais.

Conheça um pouco mais sobre a borracha

Você sabia que a borracha é originária do Brasil e principalmente da região amazônica?

Durante muito tempo, o país foi o maior produtor do mundo, mas cedeu o lugar para a Ásia.

Embora tenha surgido na Amazônia, por ser um local de clima quente e úmido, a árvore começou a apresentar doenças, ao contrário do estado de Goiás.

Goiás tem praticamente seis meses de período seco, além de solo propício para o cultivo da seringueira.

O que muitos questionam é por que o Brasil ainda sendo um produtor em potencial ainda precise importar em torno de 60% de sua produção.

Por isso que órgãos do governo junto com empresários têm se reunido para tentar reverter essa situação, não apenas para implementar ações para escoar a produção, como também gerar mais empregos.

Como é o cultivo da borracha

O grande desafio aqui é em relação à extração do látex, pois depende principalmente da mão de obra humana.

Pequenos produtores são responsáveis por grande parte das plantações, mas como o cultivo não é em grande escala, é uma oportunidade para se criar novas vagas de emprego.

Muitos pequenos produtores se beneficiaram do Projeto de Apoio ao Cultivo de Seringueira em Niquelândia, recebendo cursos de capacitação e assistência técnica.

A escolha por Niquelândia é que é uma área estratégica, pois está localizada próxima de Goianésia e Barro Alto, dois municípios com grande força no campo industrial.

A demanda por borracha não é apenas alta na região, mas em todo o país, pois é utilizada na fabricação de pneus, roupas, calçados etc.

Então, com todo esse potencial, o Governo tem se concentrado em ações de logística para dar conta de toda essa produção.

Quando se trata em logística engloba também o segmento de transportes, de forma que a produção chegue nos grandes polos industriais, não somente indústrias locais, mas de todo o país.

É preciso pensar em estratégias assertivas para que todos os produtores de borracha do Estado de Goiás sejam beneficiados, de forma a dar vazão à sua produção.

O crescimento da produção de borracha no Brasil

Quando se fala de crescimento da produção de borracha, a tendência é só crescer e com isso, gerar mais e mais empregos.

Além disso, o Brasil sai na frente de outros produtores mundiais por conta do uso de tecnologia, tanto que as técnicas de sangria e estimulação já são consideradas referência.

Um outro fator que merece atenção é a sustentabilidade e responsabilidade social, onde a profissionalização da produção de borracha no Brasil mostra para o mundo uma extração livre de desmatamento, trabalho infantil e exploração de mão de obra.

Existem várias associações que dão apoio a pequenos produtores e beneficiadores de borracha, inclusive no que diz respeito ao transporte do material.

É preciso escoar essa produção da maneira mais assertiva possível, pois isso beneficiaria a todos.

Exatamente por isso que órgãos do governo, juntamente com representantes de produtores de borracha, estão traçando metas para implementar uma nova logística em todo esse processo.

Há uma crescente demanda nacional e mundial, que está relacionada com o aumento de frota de carros, entretanto, o estado de Goiás ainda não conta com uma usina de beneficiamento.

Assim, toda a produção é comercializada para outros estados, tornando ainda mais necessária a implantação de uma logística eficiente de forma a transportar a produção de borracha.

Compartilhe em suas redes sociais se curtiu esta notícia.

Related Articles

A diferença entre o pilates e a musculação

A atividade física é um dos pilares de um estilo de vida saudável, contudo, a diversidade de opções disponíveis faz com que...

Quais são as vantagens do passaporte europeu?

Já imaginou visitar Paris, Lisboa e Berlin sem qualquer burocracia? Quem possui cidadania italiana, portuguesa ou de qualquer outro país da Europa...

Móveis de alto padrão garantem melhor conforto para sua casa

Não se pode negar que os móveis de alto padrão apresentam uma maior qualidade. Apesar dos preços elevados, na maioria dos casos,...

Stay Connected

20,974FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -

Latest Articles

A diferença entre o pilates e a musculação

A atividade física é um dos pilares de um estilo de vida saudável, contudo, a diversidade de opções disponíveis faz com que...

Quais são as vantagens do passaporte europeu?

Já imaginou visitar Paris, Lisboa e Berlin sem qualquer burocracia? Quem possui cidadania italiana, portuguesa ou de qualquer outro país da Europa...

Móveis de alto padrão garantem melhor conforto para sua casa

Não se pode negar que os móveis de alto padrão apresentam uma maior qualidade. Apesar dos preços elevados, na maioria dos casos,...

Os tipos de escovas progressivas mais indicadas pelo setor da beleza

A escova progressiva é indicada para quem tem cabelos com volume, fios ondulados ou indefinidos. Além de eliminar o frizz e...

Como aprender a gerenciar um site

Muitas pessoas têm vontade de aprender a gerenciar um site, mas não fazem ideia de por onde começar. Neste artigo, mostraremos...