Carro na praia: como cuidar do jeito certo

Seja você um dos 26,6% de brasileiros que moram no litoral, seja alguém que vai para lá viajar de férias, precisa saber como cuidar do carro na praia. Isso porque o ambiente do litoral oferece certos riscos e contextos que não se encontram nas outras cidades e que podem prejudicar o seu automóvel, caso você não faça algumas ações simples para cuidar dele.

No geral, saber como cuidar do carro na praia consiste em entender esses cenários e contextos e se adaptar a eles adequadamente, de preferência com ações de baixo custo. Por isso, é importante analisar primeiro a situação e, em seguida, traçar alguns planos que vão ajudar a minimizar os efeitos da maresia e de outros elementos que possam oferecer riscos.

Para uma explicação de como cuidar do carro na praia, entramos em contato com os especialistas da NoxCar, uma concessionária de usados e seminovos que fica em Florianópolis. Como a capital de Santa Catarina é uma cidade com muitas praias, eles sabem como lidar com essa situação.

Confira a seguir algumas dicas!

5 dicas de como cuidar do carro na praia

1. Lave o carro mais consistentemente

Um dos grandes desafios de como cuidar do carro na praia é a maresia. Ela é composta por gotículas de água salgada que ficam no ar e, aos poucos, vão se embrenhando em tudo: carro, computador, no armário de casa, na geladeira e em outros lugares.

A maresia tem um efeito corrosivo muito forte. Ela acaba com a lataria do automóvel, corrói os cabos internos e também os mecanismos eletrônicos de dentro do carro.

Para impedir que ela entre na parte mecânica e elétrica do veículo, somente com o uso de um filtro de ar de qualidade. Portanto, faça revisões constantes nessa peça, sempre trocando-a por novas.

Já para tirar a maresia da lataria, sendo a parte que mais sofre, somente com uma boa limpeza no seu carro. Se o ideal é lavar a cada duas semanas, no litoral o intervalo deve ser ainda menor. Isso porque a maresia realmente pode acabar com a lataria do veículo.

Além de lavá-lo com água doce e sabão, o ideal é passar uma camada de cera com frequência (talvez uma vez por mês) para conservar ainda mais a pintura do carro e o estado da sua lataria.

Se você só foi passar férias na praia, lave o carro assim que voltar de lá e passe a cera logo depois. Isso ajudará a tirar a maresia do automóvel e o protegerá mais.

2. Compre uma capa para protegê-lo durante a noite

Um dos maiores riscos para um automóvel na praia é no período da noite. É nele que a maresia fica mais intensa, além dos ventos fortes levarem grãos de areia para todos os lugares.

Por isso, uma maneira básica de proteger seu carro na praia é usando uma capa protetora. Existem vários modelos na Internet ou em lojas automotivas. Basta comprar uma e vesti-la no veículo todas as noites para conservá-lo por mais tempo.

3. Tenha uma garagem coberta ou espaço fechado

Caso você queira uma camada extra de proteção, fique hospedado ou compre uma casa/apartamento que tenha uma garagem coberta ou um espaço fechado específico para o carro.

É claro que ele não estará 100% seguro da maresia em um espaço fechado, mas estará muito mais protegido ali do que em uma garagem aberta. O ideal é combinar a garagem fechada com a capa protetora.

4. Compre um aspirador de pó portátil

Quem já foi para a praia sabe que é comum ter areia em absolutamente todos os lugares possíveis e imagináveis. Afinal de contas, os grãozinhos têm essa capacidade de caber em qualquer lugar e se adaptarem facilmente a qualquer movimento.

Por causa disso, é essencial ter um aspirador de pó portátil no seu carro, daquele tipo que funciona com baterias ou pilhas e que tenha um saco de lixo pequeno dentro. A ideia não é fazer grandes limpezas com ele, mas apenas puxar todos os grãos de areia que possam estar dentro do veículo, nos bancos ou tapetes.

5. Cuidado com a calibragem dos pneus

Por fim, é essencial ter especial cuidado com a calibragem dos pneus do seu automóvel. Isso porque o calor do litoral expande a borracha dos pneus e afeta a sua pressão interna.

Um pneu descalibrado pode ocasionar acidentes, desgastar mais a parte interna do automóvel e até mesmo aumentar o consumo de combustível. Por isso, se for o caso, procure uma oficina mecânica na cidade para verificar a calibragem com frequência.

Pronto! Agora você já sabe como cuidar do carro na praia e de que maneira ajudar a conservar o seu veículo, mesmo que você more em uma cidade litorânea ou tenha ido passar férias por lá. Ao cuidar com mais carinho do seu automóvel, você será capaz de não apenas evitar problemas com ele, como mantê-lo mais valorizado em longo prazo. Na hora de procurar uma revenda de carros usados, certamente  conseguirá um valor maior.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!