Agora você pode cantarolar para o Google e ele encontra a música que está presa na sua cabeça

Você conhece aquela música que diz, “tatataaaa ta taratata tarata ta”? Ou aquele que começa com os acordes de guitarra indo, “tã tanãnã tanãnã tanãnã tãtã “? Todos sabemos como é frustrante quando você não consegue lembrar o nome de uma música ou qualquer uma das palavras, mas a melodia está presa em sua cabeça. Podemos dizer que o Google vai te ajudar a encontrar esta música que está na sua cabeça.

O que o Google disse sobre essa nova ferramenta

A partir de hoje, você pode cantar, assobiar ou cantarolar uma melodia para o Google para encontrar a sua música. No seu dispositivo móvel, abra a versão mais recente do aplicativo do Google pesquisa, toque no ícone do microfone e diga “o que é essa música?” ou clique no botão “Pesquisar uma música”. Então comece a cantarolar por 10-15 segundos. No Google Assistente também é possível. Diga “Hey Google, que música é essa?” e depois cantarolando a música. Este recurso está atualmente disponível em inglês para iOS, e em mais de 20 idiomas no Android, incluindo português do Brasil.

Depois que você terminar de cantarolar, nosso algoritmo de aprendizado ajuda a identificar possíveis correspondências de música. E não se preocupe, você não precisa de tom perfeito para usar este recurso. Vamos mostrar as opções mais prováveis com base na música. Em seguida, você pode selecionar a melhor correspondência e explorar informações sobre a música e artista, ver qualquer vídeo de música que acompanha ou ouvir a música em seu aplicativo de música favorito, encontrar as letras, ler análises e até mesmo conferir outras gravações da música quando disponível.

 

Como as máquinas aprendem melodias

Então, como funciona? Uma maneira fácil de explicar é que a melodia de uma canção é como sua impressão digital: cada um deles tem sua própria identidade única. Construímos modelos de aprendizado artificial que podem combinar com seu zumbido, apito ou cantando com a “impressão digital” certa.

Quando você canta uma melodia em pesquisa, nossos modelos de aprendizado artificial transformam o áudio em uma sequência baseada em números representando a melodia da canção. Nossos modelos são treinados para identificar músicas baseadas em uma variedade de fontes, incluindo humanos cantando, assobiando ou cantarolando, bem como gravações de estúdio. Os algoritmos também tiram todos os outros detalhes, como instrumentos de acompanhamento e timbre e tom da voz. O que nos resta é a sequência baseada em números da música, ou a impressão digital.

Comparamos essas sequências com milhares de músicas de todo o mundo e identificamos possíveis correspondências em tempo real. Por exemplo, se você ouvir tons de “Dance Monkey”, você vai reconhecer se a música foi cantada, assobiada ou cantarolada. Da mesma forma, nossos modelos de aprendizado artificiais reconhecem a melodia da versão gravada em estúdio da música, que podem ser usados para combiná-la com o áudio cantarolando de uma pessoa.

Isso se baseia no trabalho da tecnologia de reconhecimento musical da nossa equipe de pesquisa de IA. Lançamos o Now Playing on the Pixel 2 em 2017, usando redes neurais profundas para trazer reconhecimento de baixa potência da música para dispositivos móveis. Em 2018, trouxemos a mesma tecnologia para o recurso SoundSearch no aplicativo do Google e expandimos o alcance para um catálogo de milhões de músicas. Essa nova experiência leva um passo adiante, porque agora podemos reconhecer músicas sem a letra ou música original. Tudo o que precisamos é de um zumbido.

google-pesquisa-musica-cantarolada

Então, da próxima vez que você não se lembrar do nome de alguma música cativante que você ouviu no rádio ou aquela jam clássica que seus pais amam, comece a cantarolar. Você terá sua resposta em tempo recorde. 

O pessoal aqui da redação da Azul Magazine testou cantarolando uma música do Guns N’ Roses e funcionou de primeira.

Outro aplicativo que estamos curtindo muito e não paramos de testar e o Lulubox APK. Em breve vamos publicar um artigo sobre esse APK. 

Compartilhe nas redes sócias se você curtiu essa novidade.