Muitas pessoas têm vontade de aprender a gerenciar um site, mas não fazem ideia de por onde começar. Neste artigo, mostraremos os principais conteúdos que você necessita aprender para gerir um site de sucesso. Conhecendo melhor o universo dos sites, certamente, você ampliará sua popularidade e atingirá suas metas rapidamente.

    Para que você possa administrar de forma completa um site com sucesso, recomenda-se estudar, pelo menos de forma básica, sobre marketing digital, SEO (search engine optimization), link building, guest posts, usabilidade, design e escrita criativa. Conheça mais abaixo sobre estes principais assuntos.

    Aprendendo sobre marketing digital

    Marketing digital é um conceito amplo, que pode envolver desde compreender como funcionam as redes sociais e como utilizá-las de forma a atrair fluxo de usuários para seu site, até aprender sobre e-mails marketing, newsletter, inbound marketing e ferramentas que facilitam o dia a dia do profissional. Existe muito conteúdo disponível na internet, além de muitos cursos disponíveis para quem deseja aprender mais sobre cada um destes temas.

    “Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.” – Neil Patel. O interessante do Marketing Digital é que se trata de uma estratégia acessível, pois pode ser utilizada independente da verba para investimento. Assim, é preciso entender como os veículo de comunicação se diferem e identificar seus públicos.

    Dentro do universo do Marketing Digital e da gestão de sites é muito importante conhecer o ranqueamento de páginas do Google. Atualmente, de maneira geral, o Google prioriza três fatores: a quantidade de links recebidos pela página; a qualidade deles; e o contexto em que estão inseridos. Então, a seguir vamos detalhar um pouco mais:

     SEO (Search Engine Optimization)

    Traduzindo para o português “otimização para mecanismos de busca”, trata-se do processo de otimização de sites e conteúdos a fim de tornar a página mais relevante, podendo ser visualizada   no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave. Considerando, que são pelas ferramentas de busca que ocorre a maior parte do tráfego na internet, e que  os 5 primeiros resultados no Google recebem 67% de todos os cliques, é essencial estar bem posicionado na página de resultados a fim de estar a frente na concorrência de mercado.  Entretanto, vale lembrar que o Google escolhe os resultados que melhor correspondem à necessidade do usuário, sendo assim, é essencial para o gestor do site pensar, primeiramente, quais públicos deseja atingir.

    Link Building

    Como vimos, o Google prioriza três fatores, e um deles é a quantidade de links recebidos pela página. Isto pode ser chamado de Link Building, que se resume em ter a url indicada por outros sites. Dessa maneira, é possível aumentar a reputação e a autoridade de seu site nos mecanismos de busca, adquirindo uma posição mais alta no ranking e, consequentemente, atraindo mais pessoas ao seu site.  Além disso, mais importante que uma grande quantidade de links apontando para sua página, é a qualidade deles. Ou seja, quanto mais alto for “o valor do SEO” do site que está linkando para o seu, mais valorizada será a indicação. Porém, vale ressaltar que o site que está recomendando o seu deve ter alguma relação com o seu conteúdo, ao contrário existe o risco de sofrer penalização do Google.

    Guest Posts

    Como diz a tradução, os guest posts são as publicações de convidados, geralmente artigos. Isto é, você pode publicar conteúdos em outras plataformas e vice-versa. Essa é uma ótima forma de alcançar uma nova audiência, e desenvolver o link building. Dessa maneira, além de ganhar novos seguidores do site, você aumenta a relevância e a autoridade por meio da indicação do seu link.

    Programação e Design

    Se você quer que os usuários que entrem em sua página consegue achar as informações facilmente, e se interessem em outros conteúdos trazidos por ela, é interessante fazer cursos de programação e design, que fornecerão recursos que deixarão sua plataforma com uma boa usabilidade. Como estes a seguir:

    HyperText Markup Language

    O HTML é uma ferramenta de programação utilizada para definir o local de cada item no navegador. Através dele, é possível posicionar o cabeçalho, os menus, os botões.

    Java

    O Java, é uma linguagem de programação, e uma plataforma de desenvolvimento utilizada para desenvolver aplicações para celular, televisão digital, cartão web, desktop.

    UX Design

    Com o UX design você aprende a arquitetar uma plataforma organizada, intuitiva e coerente, alinhada com o perfil dos seus usuários. Por meio de menus, cores, símbolos, que deixam claros quais são as suas opções e que consequências cada ação irá gerar, estrutura-se um site auto explicativo e com uma boa usabilidade.

    Gerenciar um site demanda estudo, conhecimento e calma. Neste artigo, procuramos explicar os principais saberes necessários para o gerenciamento de um site com bons resultados.  Felizmente, existem várias opções de cursos online e presenciais dessas áreas, por isso, são muitas oportunidades para se qualificar. Dessa maneira, se você já possui um site, provavelmente descobriu que algo pode ser melhorado, ou, se pensa em criar um, agora sabe como se preparar melhor.

    Se gostou do artigo que tal compartilhas em suas redes sociais?

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.