Mesmo com diversas ideias de negócios disponíveis, muitas pessoas receiam entrar para a estatística das empresas que encerram seus serviços com 2 anos ou menos de atuação. Pretendendo auxiliar nesse processo, preparamos nesse post 7 ideias promissoras, e algumas outras dicas.

    Desejamos que você desfrute da leitura.

    7 idéias de negócios com potencial de sucesso

    Todas as ideias listadas abaixo são consideradas por profissionais e pelo SEBRAE como os segmentos de atuação que mais obtém sucesso no Brasil.

    É importante salientar que somente o fato de ser um bom ramo não assegura o êxito financeiro, e que o lucro vai depender muito mais de sua gestão e dedicação, do que dos atributos do negócio que vai operar. É necessário iniciar com o pensamento certo e se sempre buscar especializações.

    Se você quer começar no empreendedorismo digital, confira as ideias abaixo.

    1. Pet Shop

    O Brasil é o país que mais domina esse mercado, e o motivo disso é que o nosso país é o segundo país que mais tem pets no mundo, esse mercado aumenta 20% no ano e move mais de R$ 14 bilhões. A suposição é que cada brasileiro que tenha gato ou cão tenha um gasto de aproximadamente R$300 e R$ 800 por ano com o animal, o que indica que um pet shop, sem dúvidas, pode ser um negócio lucrativo.

    No entanto, para iniciar é necessário investir em média R$ 90 mil, além de obedecer a condições legais, como manter um profissional da área no estabelecimento.

    2. Farmácia

    As farmácias e drogarias são o tipo de mercado que tem demanda frequente, movendo mais de R$ 62 bilhões por ano no Brasil. O investimento necessário nesse segmento é no mínimo de R$ 30 mil e um profissional da área de confiança.

    Como definido pela OMS, para ampliar as chances de êxito, o ideal é o ponto optado possua pelo menos 10 mil clientes potenciais, ou seja, região com grande fluxo de pessoas.

    3. Restaurante

    O ramo alimentício é um dos mais promissores do país, fazendo com que qualquer tipo de restaurante ou pizzaria obtenha êxito. Um estabelecimento que atenda 150 pessoas por dia precisa de no mínimo R$ 60 mil em investimento, e para assegurar esse sucesso e uma vida duradoura no mercado, é indispensável que os clientes se sintam confortáveis.

    4. Academias

    Devido a sucessiva importância do brasileiro em relação a saúde, esse segmento vem crescendo 10% ao ano e move mais de R$ 3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Academias. É preciso no mínimo R$ 160 mil para iniciar, sendo essencial contratar profissionais qualificados para dar assistência aos usuários e disponibilizar diversos serviços, desde musculação até lutas, para obter um grande chance de êxito.

    5. Loja de cosméticos

    Esse ramo abrange também mercadorias de higiene pessoal e perfumes, que já moveram mais de US$ 40 bilhões em um ano. O Brasil é o terceiro país quando se fala de consumo de mercadorias do tipo, e o que torna esse negócio lucrativo e promissor. O investimento gira em torno de R$ 30 mil, mas é interessante manter um preço para compra de inovação, que normalmente são frequentes. O ideal é guardar R$ 5 mil em caixa por essa razão.

    6. Oficina mecânica

    Mais de cinco milhões de veículos foram emplacados no Brasil, apenas em 2014, e todos, em algum momento precisam de manutenção ou reparação.

    Abrir uma oficina oferecendo esses serviços pode ser um excelente negócio.

    É preciso investir no mínimo R$ 100mil, sem falar que é necessário disponibilizar serviços como alinhamento e troca de óleo.

    7. Fábrica de produtos de limpeza

    Uma fábrica de produtos de limpeza é um mercado promissor, pois a cada dia as pessoas têm se preocupado mais com seus bens, obtendo mais cuidado, e uma consequência dos cuidados é a limpeza.

    O investimento para abrir uma fábrica desse ramo não é alto, e você pode iniciar produzindo produtos mais simples e depois desenvolver outros para obter diversas mercadorias e com isso sucesso no negócio.

    Se possível, faça um curso para aprender como fazer produtos de limpeza e vender produtos de qualidade.

    OS PRINCIPAIS ERROS DE EMPREENDEDORES QUANDO TÊM SUAS IDEIAS DE NEGÓCIO PRÓPRIO

    • Paixão excessiva pelo negócio: A paixão excessiva pelo negócio é importante, mas também pode ter seu lado ruim, pois não deixa que você enxergue o que necessita ser melhorado;
    • Ilusão de independência: iniciar um negócio próprio somente para escapar das responsabilidades de ter de se reportar a um líder frequentemente é uma das maiores falhas que podem ser feitas. Afinal de contas, mesmo sendo o proprietário, é necessário enfrentar pedidos diversos todos os dias;
    • Escolha do ramo a ser trabalhado: apesar da paixão excessiva ter seu lado ruim, é interessante gostar do ramo escolhido ou, pelo menos, ter vontade de conhecer sobre. Leve isso em consideração na hora de optar entre vários tipos de empreendimentos;
    • Determinação do que irá oferecer: o próximo passo é pensar no que sua empresa irá oferecer, como produtos e serviços que vá conquistar clientes ou investidores;
    • Escolha da equipe certa:  Quanto mais qualificada a equipe, menores são as possibilidades de demissões, o que economiza dinheiro e tempo, pois dependendo não será necessário ficar realizando novas contratações.
    • Escolha dos equipamentos: Para ter controle do que entra e sai na sua empresa, use  um aplicativo de fluxo de caixa e tenha um melhor entendimento sobre como está a saúde financeira do negócio. 

    Determina o valor disponível para o investimento é essencial.

    Conclusão

    Depois de todas essas dicas, não tem porque você não empreender. Inicie com pensamentos corretos, faça os cálculos do quanto você pode investir e siga as instruções atentamente.

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    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.