Diego Armando Maradona, uma das figuras mais emblemáticas e controversas da história do futebol, deixou uma marca indelével no esporte que transcende gerações. Com seu talento inigualável, habilidade de driblar e sua personalidade arrebatadora, Maradona se tornou uma verdadeira lenda do futebol. Sua trajetória única e sua contribuição para o jogo são incomparáveis.
Nascido em 30 de outubro de 1960, em Lanús, Argentina, Maradona mostrou desde cedo seu amor e habilidade para o futebol. Ele começou sua carreira profissional no Argentinos Juniors, clube no qual seu talento foi rapidamente reconhecido. Seu desempenho impressionante chamou a atenção do Boca Juniors e foi exatamente lá, que Maradona marcou época no futebol argentino.
A brilhante trajetória de Diego Armando Maradona
O começo no Boca Juniors
Logo que chegou ao Boca Juniors, Maradona já demonstrou todo o seu talento e impacto imediato. Com seu estilo de jogo único, ele rapidamente conquistou a torcida e se tornou um ídolo do clube. Sua habilidade técnica, velocidade e capacidade de driblar adversários eram simplesmente extraordinárias.
A consagração do eterno 10 do Boca, veio no título argentino de 1981. Nele, Maradona atuou de forma brilhante na maioria dos jogos, marcando gols e dando assistências que foram fundamentais para vencer o campeonato naquela temporada.
Entretanto, como nem tudo são flores na vida de Don Diego, uma agressão em um clássico contra o River Plate, em 1982, rendeu-lhe uma expulsão e contribuiu para que o jogador fosse vendido ao Barcelona, ainda durante aquele ano.
O caso de amor com o Napoli
O primeiro time que Maradona atuou dentro do continente europeu foi o Barcelona. O argentino conseguiu ajudar a equipe a vencer a Copa do Rei na primeira temporada que atuou pelos catalães. Porém, não foi com a camisa do Barcelona que Maradona marcou época na Europa, mas sim com a do Napoli.
Em 1984, Diego Armando Maradona ajudou a mudar para sempre a história do Napoli. O antes “azarão de apostas esportivas” da época, conseguiu literalmente virar o destino e chegar a uma constância de vitórias, graças a chegada de Maradona. Ele liderou a equipe dois títulos da liga italiana, em 1986/87 e 1989/90, algo inédito para o clube. Essas conquistas foram verdadeiramente históricas, considerando a hegemonia de clubes como Juventus e Milan na época. O Napoli só conseguiu voltar a vencer a liga italiana em 2023.
Mas os títulos vencidos por Maradona não são suficientes para explicar sua relação com a equipe italiana. Maradona foi o coração e a alma do Napoli durante sua passagem pelo clube, sua dedicação, carisma e vontade dentro de campo conquistaram os torcedores napolitanos. Para se ter uma ideia da importância histórica de sua figura em Napoli, após a sua morte, o estádio da equipe passou a ter seu nome.
O auge na Copa do Mundo de 1986
Maradona chegou a Copa de 1986 como um dos maiores jogadores em atividade no planeta. Mas saiu dela como um rei, ou como os argentinos gostam de mencionar, como um “deus”. Desde os primeiros jogos do mundial, Diego Maradona assumiu o protagonismo de sua equipe e a levou a importantes vitórias.
No duelo da semifinal contra a Inglaterra, ele foi o representante de uma “vingança” particular do povo argentino para com os ingleses, por causa do conflito envolvendo as Ilhas Malvinas, anos antes. Maradona, então, fez a partida da sua vida, com um gol antológico, driblando toda a defesa britânica e uma “mãozinha” no segundo tento, o camisa 10 argentino classificou sua seleção para a final contra a poderosa Alemanha.
Apesar da força e tradição do adversário, parecia que o título argentino já estava escrito. Com mais uma partida memorável, Maradona liderou sua equipe à vitória por 3×2 contra os alemães em uma partida emocionante. Esse foi o principal título da carreira do atleta, que conseguiu um status de ídolo máximo no futebol argentino após essa Copa do Mundo.
O imenso legado do ídolo
É inegável que, apesar de todas as polêmicas vividas pelo jogador argentino em vários momentos de sua carreira, seus feitos estão na memória de todos aqueles que amam o futebol. Maradona foi, e continua sendo, uma verdadeira lenda do esporte.
Só ele era capaz de ser genial nos momentos mais improváveis, de conseguir vitórias que pareciam impossíveis minutos antes. Será sempre o eterno camisa 10 do Boca, Napoli e seleção argentina Diego Armando Maradona nos deixou, mas continua mais vivo do que nunca.