Close

Como dormir rápido quando não está com sono? Saiba 7 dicas

como-dormir-rapido-quando-nao-esta-sono

Enquanto algumas pessoas dormem facilmente, outras não sabem como dormir rápido quando não está com sono, ficam rolando de um lado para o outro vendo as horas passarem.

Se você é uma delas e já tentou de tudo, chegou no lugar certo!

Separamos aqui 7 dicas para você adormecer muito mais rápido. Vale a pena conferir!

Como dormir rápido quando não está com sono 7 dicas

Na verdade, não existe uma receita milagrosa de como dormir rápido quando não está com sono, mas alguns truques. além de uma rotina saudável, podem te ajudar a pegar no sono mais facilmente.

Por isso, separamos aqui 6 dicas que realmente funcionam e vale a pena experimentar:

1. Contar “carneirinhos” ou números

Você provavelmente conhece esse método que consiste em contar carneirinhos ou contar em ordem decrescente 1000, 999, 998…

Na verdade, não é o fato de contar carneirinhos ou números que faz você dormir, mas é a repetição e o nosso foco em um só elemento.

Essa técnica pode parecer estranha, mas permite a você focalizar na sua mente e não ficar ruminando pensamentos negativos e estressantes.

2. Fazer um exercício de respiração

Outra maneira de como dormir rápido quando não está com sono é fazer exercícios de respiração, pois relaxam, o que favorece o sono.

Uma dessas técnicas é:

  • Inspire o ar por 4 segundos;
  • Segure o ar nos pulmões durante 4 segundos;
  • Expire por 4 segundos;
  • Deixe os pulmões vazios durante 4 segundos.

O fato de inspirar, reter, expirar e reter o ar, em tempos iguais, permite equilibrar os sistemas nervosos simpático e parassimpático e assim relaxar.

3. Reflexologia

A reflexologia é uma técnica de massagem dos pés (ou das mãos), que consiste na estimulação de pontos reflexos, cada um ligado a um órgão do nosso corpo.

Graças às pressões sobre esses pontos, é possível aliviar o estresse e relaxar, e ajuda muito quem tem dificuldade para dormir e que você não tenha uma noite má dormida.

Por exemplo, o ponto reflexo da cabeça e do cérebro estão localizados em cima de cada dedo do pé, e favorecem o pensamento positivo.

Também existe a glândula pineal, cujo ponto se encontra do lado de fora do dedão, e estimula a secreção da melatonina, também chamada de hormônio do sono.

4. “Body scan” para dormir rapidamente

Essa técnica consiste em escanear cada parte do seu corpo, com o objetivo de focar em você mesmo e afastar seus pensamentos.

Veja como fazer:

  • Deite-se na sua cama, de barriga para cima;
  • Comece a inspirar e respirar pela barriga, lentamente, 3 vezes;
  • Em seguida, visualize os dedos dos pés, e suba pelas pernas, quadril, ombros, etc;
  • No momento da visualização, você percebe a parte visível, mas também o interior do seu corpo e os órgãos correspondentes;
  • Você sente, ao escanear cada parte do seu corpo, que ela fica mais pesada, e depois, relaxa profundamente.

5. Escutar uma história

Outra forma de como dormir rápido quando não está com sono é escutar uma história.

Escutar uma história para dormir não serve apenas para crianças, mas também para os adultos, pois permite pensar em outra coisa e adormecer.

Hoje em dia, você encontra alguns aplicativos para baixar e que ajudam muito.

6. Cuidar da sua alimentação 

O que você come no jantar e como é um fator que pode afetar seu sono. Isso porque, é a refeição mais difícil para seu corpo digerir.

Por isso, é aconselhável jantar, pelo menos, de 2 a 3 horas antes de ir para cama, assim como evitar determinados alimentos, como gorduras e açúcares.

Da mesma forma, é melhor evitar o café, chá e álcool, pois são excitantes. Adquirir hábitos saudáveis e saber fazer uma dieta balanceada em casa é essencial.

7. Evitar TV, celular e computador

As telas de televisão, celular e computador emitem uma luz azul, a qual bloqueia a secreção de melatonina, o hormônio que permite adormecer.

Ficar olhando para uma tela antes de se deitar desregula seu relógio biológico.

Por isso, apagar a luz do quarto e evitar as telas antes de dormir ajuda a se desconectar e deixar de lado as preocupações do dia a dia, o que contribui para o sono.

Portanto, vale a pena experimentar essas dicas de como dormir rápido quando não está com sono e, com certeza, irá adormecer facilmente e profundamente!

Post Anterior:

scroll to top