08 Curiosidades surpreendentes sobre a Coca Cola

Racismo, cocaína, processos, uso contra insetos e muitas outras curiosidades estão relacionadas com a famosa bebida Coca Cola.

01 – A Coca-Cola usou água em excesso

A Coca-Cola usou em excesso e esgotou as águas subterrâneas de Mehdi Ganj, uma vila na Índia, por 16 anos. 

Quase dezoito conselhos de aldeia estão pedindo a proibição da fábrica de engarrafamento da Coca-Cola localizada perto da aldeia. 

Segundo Amit Srivastava, a empresa tem explorado os recursos hídricos subterrâneos às custas das aldeias e de seus rebanhos. 

Por causa da planta, eles têm experimentado escassez de água desde 1999, embora a empresa tenha negado todas as acusações. Eles alegaram que não havia nenhuma evidência para essas alegações, citando relatórios de um autoridade de água diferente e que as safras ainda estão crescendo sem problemas. 

02 –  Coca-Cola era comercializada para brancos

Durante o início dos anos 1900, a Coca-Cola era comercializada para brancos, enquanto a Pepsi era comercializada para negros. 

A Coca-Cola, durante os anos 20 e 30, ignorou completamente a comunidade afro-americana usando comerciais apenas para brancos. 

O material promocional foi exibido apenas em áreas povoadas por brancos ou segregadas áreas, mas não em todas as áreas afro-americanas. 

A Pepsi, por outro lado, usava representantes de vendas negros e modelos negros em anúncios com suas material em exibição em áreas habitadas por afro-americanos. 

Com o passar das décadas e o cenário mudou junto com muito crescimento e expansão, no entanto, ambas as empresas ampliaram seus departamentos de marketing e campanha.

03 – Coca-Cola e Pepsi para lidar com pragas

Agricultores no estado oriental de Chhattisgarh, Índia, usam Coca-Cola e Pepsi para lidar com pragas. 

O açúcar das bebidas atrai formigas que, por sua vez, se alimentam de larvas de insetos. O uso de refrigerantes junto com pesticidas melhorou a produção agrícola e serviu como remédio para pragas para esses produtores de arroz. 

Segundo a agrônoma Devendra Sharma, a prática não é nova. Antigamente, o açúcar mascavo feito de cana-de-açúcar era usado para obter o mesmo resultado. 

Outro bônus adicional ao uso de refrigerantes nas plantações é que eles fornecem um abastecimento direto de carboidratos que ajudam as plantas a melhorar sua imunidade e rendimento em geral. 

Além disso, os custos do uso de refrigerantes diminuíram seus gastos com safras em dez vezes. 

04 – A Fanta foi inventada durante a segunda guerra mundial

A fanta surgiu quando a Coca-Cola não podia importar xarope na Alemanha nazista por causa de um embargo comercial. Em vez disso, eles fizeram a Fanta usando apenas os ingredientes disponíveis na época. 

O nome Fanta foi resultado de uma sessão de brainstorming em que a equipe foi instruída a “usar sua imaginação ”. A palavra alemã para imaginação é “fantasie”, da qual a palavra Fanta foi derivada. 

Eles produziram a bebida usando os únicos ingredientes disponíveis na Alemanha, incluindo soro de leite e maçã bagaço, na época devido ao embargo de alguns dos ingredientes necessários para fazer a Coca-Cola real. 

Depois que a guerra acabou, a Coca-Cola retomou o controle da fábrica interrompendo o novo bebida e relançamento completo mais tarde em 1955, especialmente na Europa, América do Sul, Ásia e África. 

05 – Coca Cola para matar insetos e limpeza geral

As pessoas têm encontrado novos usos para a Coca-Cola, incluindo o uso dela para repelir insetos, matar caracóis ou lesmas, afrouxar parafusos enferrujados, limpar os terminais da bateria do carro e até mesmo para limpar banheiros. 

Para muitos DIYers, a Coca-Cola não é apenas uma bebida saborosa. O refrigerante carbonatado, por causa das bolhas difusas de refrigerante e ácidos, é reivindicado para soltar o acúmulo de sujeira e calcário nos vasos sanitários. 

As instruções de uso parecem ser simples, basta servir um pouco de Coca-Cola no vaso sanitário e esfregue um pouco. Diz-se também que limpa pratos de cozimento com muita facilidade. 

Além da limpeza, a Coca-Cola também é usada na culinária. Existem receitas que pedem marinar e cozinhar a carne na Coca-Cola.

06 – A origem da Coca Cola

A Coca-Cola foi originalmente criada por John Pemberton como um substituto para seu vício em morfina. 

Era uma bebida alcoólica no início e o álcool foi removido posteriormente durante a proibição período. 

John Pemberton, foi ferido durante a Guerra Civil Americana. Para encontrar alívio para a dor, ele se viciou em morfina, mas sentiu a necessidade de pará-lo. Inspirando-se em um vinho de coca francês, ele desenvolveu um protótipo em Pemberton ‘s Eagle Drug and Chemical House. 

A bebida foi vendida pela primeira vez em Atlanta como um medicamento patenteado por cinco centavos o copo. 

Foi uma época em que as pessoas nos Estados Unidos pensavam que a água com gás era boa para a saúde e Pemberton vendeu sua bebida alegando que curava muitas doenças neurológicas e até mesmo impotência. 

07 – 1,7 milhão de toneladas de açúcar de Coca Cola por ano

Estima-se que os americanos consomem cerca de 1,7 milhão de toneladas de açúcar, ou 5 kg por pessoa, em um ano por beber Coca-Cola. 

De acordo com uma estimativa, os americanos bebem pelo menos 399 porções de Coca-Cola por ano. Somando isso com a quantidade de açúcar por porção, em torno de 39 gramas, a população americana consome uma quantidade enorme de açúcar que é um alerta para muitas pessoas que se preocupam com a dieta. 

Entre esses refrigerantes, 50% pertencem à marca Coca-Cola e 60% são clássicos da Coca-Cola. 

08 –  A Coca-Cola tem cocaína?

As folhas de coca ainda fazem parte da fórmula da Coca-Cola, mas a cocaína é extraída para fins medicinais e o restante é usado para dar sabor à bebida. 

Foi em 1903 que a Coca-Cola decidiu remover a cocaína como ingrediente para fazer o refrigerante. 

Em vez disso, o ingrediente estimulante usado na bebida tornou-se cafeína. No entanto, ainda se diz que a planta da coca faz parte da fórmula da bebida. 

Uma empresa em Nova Jersey importa folhas de coca do Peru para extrair cocaína pura no processo e também produz extrato de folhas sem cocaína, que se acredita ser usado como ingrediente aromatizante. 

No entanto, uma vez que a receita é um segredo escondido de todos os olhares curiosos, nunca teremos certeza. 

Gostou deste artigo?

Esse post foi escrito pela equipe editorial do site Será Que Pode. Por lá você encontra um guia sobre como conseguir freezer em comodato da Coca Cola, além de diversas dicas para empreendedores de diversos setores.

Por hoje é só, até breve!