Close

Evitar que as janelas do carro embacem: como fazer durante a chuva?

evitar-janelas-carro-embacem (1)

Dirigir com chuva forte é muito perigoso, e como evitar que as janelas do carro embacem, especialmente quando a visibilidade é quase nula.

Se está acostumado a dirigir um automóvel, provavelmente já experimentou isto muitas vezes: sempre que está chovendo lá fora, o pára-brisas de seu carro, assim como outros vidros, ficam embaçados.

Às vezes, fica tão embaçado que você não consegue ver nada através deles! Isto não é apenas irritante, pode ser perigoso para você como motorista e os demais passageiros.

Imagine dirigir com um pára-brisa tão embaçado que você não consegue ver o que está acontecendo na estrada. Isto torna as chances de entrar em um acidente de carro extremamente altas!

Por isso, então hoje vamos te mostrar o que fazer para manter as janelas do seu carro perfeitamente claras, mesmo que esteja chovendo bastante.

Sendo assim, você também vai entender por que as janelas em seu veículo tendem a embaçar, e como evitar este problema no futuro.

Veja também: Dicas para escolher seu próximo automóvel.

Evitar que as janelas do carro embacem: por que as janelas embaçam na chuva?

Primeiramente, é comum que o condutor feche os vidros do carro para evitar que a água entre no veículo e danifique os componentes elétricos, além de evitar que os passageiros também se molhem.

Quando o vapor de água entra em contato com uma superfície que é mais fria que a temperatura ambiente, ocorre condensação.

Portanto, trata-se de um processo semelhante que acontece com um copo de vidro com líquido frio. Por esta razão, o ar condensa nos vidros e diminui a visibilidade do motorista.

Evitar que as janelas do carro embacem: dicas 

Felizmente, você ainda pode fazer uso de alguns truques para ajudar a si mesmo e tornar possível ver através do pára-brisas em um dia chuvoso.

Tenha em mãos uma flanela

Se estamos falando do pára-brisas em particular, você pode limpá-lo usando uma flanela e assim, restaurar rapidamente a visão do motorista.

Desta forma, você conseguirá rapidamente enxergar e restabelecer o controle do seu veículo. 

No entanto, apenas isso não impedirá que a condensação do para-brisas continue acontecendo, uma vez que os vidros estão fechados, por isso, siga o próximo passo.

Ligue o ar condicionado

Como explicamos, as janelas de um automóvel podem embaçar nos dias frios, úmidos ou chuvosos e muitas pessoas ainda conduzem enquanto esfregam o pára-brisas com o antebraço sem saber que podem rapidamente se livrar da condensação ao toque de um botão.

A razão pela qual suas janelas embaçam é porque sua respiração quente reage com o ar frio do lado de fora do vidro. Ligar o aquecedor é como respirar ainda mais, por isso seu pára-brisas continua embaçado. 

Por tanto, para desembaçar, ligue o botão do ar condicionado, mesmo em um dia frio. O ar condicionado bombeia ar seco que, no verão, retira o vapor de água do ar e resfria as coisas.

Evitar que as janelas do carro embacem: como dirigir com segurança? 

Além das dicas acima para desembaçar o vidro na chuva, é sempre importante lembrar que há outros fatores que afetam também a segurança do condutor e dos passageiros em um automóvel.

Muitas vezes, a aderência no asfalto é menor quando se está molhado. Por isso, há possibilidades reais de acontecer aquaplanagem. 

Veja algumas dicas de como manter a direção segura:

Diminua a velocidade

Na chuva, é recomendável que você ande na metade da velocidade permitida.

É possível que possa parecer lento demais mas o risco nessas condições climáticas é muito alto. 

Cuidado com ruas alagadas

Ruas alagadas podem esconder grandes perigos para o veículo. Portanto, procure contornar o caminho ou simplesmente, uma nova rota.

Olhando para a poça, é difícil dizer quão profunda ela realmente é. Você não quer correr o risco de passar por ele e bater em um buraco profundo ou espirrar água no sistema elétrico do carro.

Caso não seja possível seguir uma nova rota, aguarde a água escoar e ligue o pisca-alerta do veículo.

Evite trafegar em margens da estrada

Algumas estradas no Brasil são feitas com um nível mais baixo, ligeiramente inclinada para baixo, justamente para escoar a água. 

Portanto, evite o lado estrada onde as poças podem se formar. Procure ficar na pista do meio, se for possível. 

Conclusão

Pessoas inteligentes ajustam suas estratégias de acordo com as condições em mudança. O clima é uma dessas coisas. Conduzir um veículo em dias de chuva, é preciso ter muito cuidado. Portanto:  

  • Feche os vidros e ligue o ar-condicionado para evitar que os vidros embacem.
  • Mantenha distância. Você nunca sabe o que o veículo da frente fará. 
  • Desacelere. Faça curvas mais devagar.
  • Seja paciente. Espere o tempo melhorar, se for possível.

Portanto, esperamos que você tenha gostado do artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais favoritas. 

Post Anterior: Importância da leitura no desenvolvimento infantil

scroll to top