terça-feira, fevereiro 20

    Morar no centro ou em bairros afastados? Tudo depende do seu estilo de vida e da sua expectativa sobre o local onde irá morar.

    Decidir sobre o lugar onde você irá morar normalmente gera muitas dúvidas. Como a localização é um dos fatores mais importantes, a escolha entre o centro ou um bairro mais afastado tende a ser a principal delas.

    Certamente, morar em grandes capitais tem lá suas vantagens, mas também envolve alguns pontos negativos. O mesmo acontece com os bairros mais afastados. Por esse motivo, o foco da escolha deve ser seu próprio perfil, ou seja, o estilo de vida que você leva.

    Neste artigo, você vai conhecer as principais diferenças entre morar no centro e em regiões mais distantes. Assim, poderá optar pelo melhor dentro das suas expectativas.

    Vantagens de morar no centro da cidade

    Morar no centro da cidade tem vantagens bem evidentes. Confira algumas delas.

    Proximidade com uma grande rede de serviços

    Em primeiro lugar, quem mora no centro está mais próximo de uma ampla rede de serviços, o que envolve bancos, mercados, hospitais e shoppings, por exemplo. Isso é bem atrativo para as pessoas que não querem perder tempo e preferem ter todas essas facilidades perto de casa. Além disso, a região central de uma cidade tem uma diversidade maior de bares, restaurantes, lavanderias e lojas de conveniência.

    É claro que quem mora em regiões mais afastadas também pode ter tudo isso, mas normalmente há uma dificuldade de locomoção maior, além de haver um grande gasto com transporte.

    Proximidade do trabalho e estudo

    A proximidade do trabalho e da escola ou faculdade são fatores determinantes na hora de decidir entre morar no centro ou em bairros um pouco mais afastados. Os centros das cidades tendem a ser mais próximos de empresas, escolas, faculdades, fábricas e centros comerciais, o que gera uma boa economia de tempo e dinheiro na hora de se locomover para esses locais.

    Morar no centro ou em bairros afastados
    Morar no centro ou em bairros afastados

    Desvantagens de morar no centro da cidade

    Como nada é perfeito, morar no centro também tem algumas desvantagens. Veja a seguir.

    Menor qualidade de vida

    Uma das grandes desvantagens de morar no centro é ter uma menor qualidade de vida. Isso porque, além desse tipo de localidade passar uma sensação menor de privacidade, o barulho é muito maior, o que pode incomodar bastante.

    Mesmo que o local onde você vá morar seja muito bem organizado e apresente muitas facilidades para o dia a dia, certamente não oferecerá os mesmos benefícios e a qualidade de vida de um bairro mais afastado, isto é, calma e tranquilidade. 

    Maiores índices de violência

    Comprovadamente, os índices de violência são bem maiores nos centros do que em regiões mais afastadas, como no interior.

    Vantagens de morar em bairros mais afastados

    Se você pretende morar em uma região mais afastada do centro, saiba que essa opção também oferece boas vantagens. 

    Melhor qualidade de vida

    Como mencionado, uma das grandes vantagens de morar em um bairro um pouco mais afastado do centro da cidade é a melhor qualidade de vida. O silêncio e a tranquilidade são bem maiores. Além disso, as áreas de lazer estão muito mais presentes nos bairros residenciais, assim como os espaços arborizados.

    Moradias maiores

    Outra boa vantagem de morar em um bairro mais afastado é a questão do espaço. Por conta da falta de espaço disponível, os apartamentos localizados em grandes centros estão ficando cada vez mais compactos.

    Em contrapartida, nas regiões mais distantes, acontece o oposto, o que é perfeito para quem gosta de imóveis mais amplos e com quintais, por exemplo.

    Desvantagens de morar em bairros mais afastados

    Por fim, o que se ganha em privacidade e tranquilidade nas regiões mais afastadas, se perde em praticidade e acessibilidade. Veja as desvantagens.

    Mais tempo gasto para chegar ao trabalho, escola ou faculdade

    Morar em bairros mais afastados é sinônimo de maior tempo gasto para chegar ao trabalho, à escola ou à faculdade. Além disso, também é preciso adicionar o custo com transporte na planilha de gastos mensais.

    Comércios básicos mais distantes

    Comércios básicos, como farmácias, padarias, supermercados, clínicas médicas e odontológicas, geralmente estão mais distantes, o que significa que não poderão ser acessados rapidamente em caso de emergência.

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.