Primeiramente é válido destacar que a expressão “Cauda Longa” se polarizou no livro A Cauda Longa — Do mercado de massa para o mercado de nicho, um livro de autoria de Chris Anderson.
Esta expressão se transformou em uma forma de explicação e descrição da estratégia usada, como a palavra-chave, para atração de várias coisas que possuem demanda baixa, ou invés de atrair poucas coisas com o que possui uma demanda alta.
Os esforços por parte das empresas só aumentam em busca de serem referências no âmbito digital e conseguirem obter cada vez mais receitas dos mais diversos canais oferecidos pela internet.
No entanto, essa busca intensa pelo ROI alto pode afetar as demais etapas do processo de Inbound Marketing, deste as etapas de atração — AdWords, blog, Facebook Ads e SEO, de conversão — formulários de contato e Landing Pages, até a etapa de relacionamento — E-mail Marketing.
No conteúdo que disponibilizamos a seguir, vamos te contar em detalhes tudo o que envolve as palavras de cauda longa, não perca!
Cauda Longa: qual o seu conceito?
As palavras-chave de cauda longa consistem naquelas que formam uma palavra de pesquisa. Nesse caso, existem três ou mais palavras na junção, representando uma pesquisa mais personalizada.
Como uma palavra é mais curta que uma expressão comportamental por algumas palavras, geralmente cria-se uma confusão sobre o significado da cauda longa. A palavra-chave de cauda longa não é nomeada dessa forma por causa dessa junção, com o comprimento do termo formado mais longo que uma única palavra.
Conforme já destacado no início, a origem do termo Cauda Longa vem do livro escrito por Chris Anderson, chamado de The Long Tail (A Cauda Longa — Do mercado de massa para o mercado de nicho).
Quando aplicamos este termo aos negócios de uma maneira mais ampla, faz referência ao crescimento dos nichos de mercado, fazendo oposição aos serviços e produtos que possuem demanda padrão. Segundo o escritor Chris Anderson, o mercado da atualidade e do futuro, possuem seu crescimento ligado aos nichos, o que é bem diferente do que era considerado base no varejo tradicional.
A teoria da Cauda Longa tende a se encaixar de forma mais efetiva nos moldes da economia atual, pois o mercado de nicho visa atender as demandas mais específicas, enquanto o varejo tradicional busca atender as demandas de forma mais generalizada.
O que é uma palavra-chave de Cauda Longa?
Palavras-chave de cauda longa (em inglês: long tail keywords), normalmente, a sua formação consiste em três ou mais palavras, o que cria uma pequena frase e representa pesquisas mais personalizadas. Essa palavra representa uma maneira de distinguir entre a compra de palavras-chave no Google e executar uma boa prática de SEO.
Portanto, restringir a preferência de termo universal mais próxima das palavras-chave mais específicas que você deseja divulgar. Em outras palavras, a maioria da realidade representa palavras-chave mais específicas com sua intenção de conteúdo.
Também é importante notar que o uso desse tipo de palavras permite principalmente o acesso ao topo do funil, que favorece a atração dos Leads.
Na primeira impressão, isso parece como uma aposta de muito risco, porque envolve palavras que representam um número menor de pesquisas, por isso atrai menos pessoas para encontrar seus produtos ou serviços.
Em contrapartida, a estratégia de cauda de longo prazo representa a possibilidade da empresa que está mais próxima da realidade das pesquisas feitas pelas pessoas.
Qual a relação do conceito de Cauda Longa com a palavra-chave?
No meio do Marketing Digital, o conceito de cauda longa é completamente adequado para palavras-chave. Existem muitas palavras-chave de pesquisa e pessoais que contam com um número grande de buscas, que também produzirão maior concorrência de palavras.
Entretanto, embora o volume de pesquisa seja alto, o tráfego que eles geram pode não ser o que possui maior qualificação: quando o visitante entra em um site guiado por uma única palavra-chave, ele possui menores chances de encontrar a resposta que procura no conteúdo.
Isso ocorre porque a especificidade de uma única palavra-chave é muito menor que o termo. Por outro lado, embora o volume de pesquisa seja pequeno, esse volume de pesquisa é pequeno, mas gera tráfego mais qualificado, devido à sua especificidade.
Quais as vantagens em usar palavras-chave de Cauda Longa?
O uso adequado de palavras-chave de Cauda Longa no marketing digital, oferece a possibilidade de obter o acesso mais qualificado para o seu site, para os melhores resultados serem essenciais.
O uso de palavras-chave de Cauda Longa pode trazer muitos benefícios aos seus negócios, mas você deve se lembrar de que não deve usar o sistema de pesquisa para classificar melhor nos mecanismos de pesquisa.
O objetivo real de usar esses métodos deve ser procurar entender seu público e produzir conteúdo que satisfaz seus verdadeiros interesses.
Dessa forma, para soluções de pesquisa de mecanismo de pesquisa, você procurará o público com o conteúdo gerado pelo valor. Abaixo, você pode conferir uma lista com as principais vantagens oferecidas pelo uso de palavras de Cauda Longa:
- Promovem somente no tráfego orgânico;
- Geram maiores taxas de conversão;
- Ajudam no ranqueamento de palavras-chave únicas;
- Através da classificação, fortalece o funil de conversão de vendas;
- Possibilita ultrapassar o ranqueamento da concorrência;
- Ajudam nas estratégias de conteúdo para alimentar blogs;
- Promovem as melhores opções de resposta para satisfazer a pesquisa com assistentes de voz;
- Permitem a integração estruturada de dados, que permite superar o SEO no mecanismo de pesquisa;
- O post de palavras-chave de cauda longa gera conteúdo de maior valor para os leitores;
- Palavras-chave de Cauda Longa representam como as pessoas estudam em mecanismos de pesquisa;
- A palavra-chave de Cauda Longa fornece o contexto de seu conteúdo, ajudando o Google a determinar o valor disso.
Conclusão
Portanto, como podemos conferir, ao empregar as estratégias das palavras de Cauda Longa, você pode obter resultados mais eficientes. No entanto, é importante fazer a aplicação correta de tais estratégias, sendo assim, é mais seguro investir nos serviços de uma Agência de SEO.
Pois, assim, você conta com os serviços de profissionais especializados e com experiência no mercado!