quarta-feira, fevereiro 21

    Por que estudar inglês? Com o passar dos anos, o inglês se tornou uma das línguas mais faladas e importantes do mundo. Estudar inglês abre novas portas tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios de se aprender inglês e dar algumas dicas de como começar.

    A importância de estudar inglês

    Estudar inglês é importante para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional. O inglês é o idioma mais falado do mundo, e é usado em praticamente todas as áreas, indo desde ciência e educação, até negócios e cultura. Por essa razão, é essencial que você invista tempo e esforço para aperfeiçoar seu inglês. 

    Ao dominar o inglês, você ampliará suas oportunidades de emprego, pois muitas organizações veem o conhecimento do idioma como um pré-requisito para contratação para determinados cargos. Mais importante ainda, o estudo do inglês lhe dará acesso a mais oportunidades educacionais e profissionais em outros países. 

    Além disso, se você já trabalha em algum campo e aprende esse idioma, será capaz de ler facilmente materiais relacionados à sua profissão e que estejam escritos em inglês. Também poderá participar de reuniões internacionais e, até mesmo, ter a chance de viajar para o exterior.

    Outra razão para estudar inglês é a possibilidade de se comunicar com pessoas de outros países e culturas através da internet, já que hoje em dia usamos a internet para tudo, desde fazer compras, pesquisar informações, aprender novos assuntos e conhecer outras pessoas.

    Confira abaixo alguns motivos pelos quais estudar inglês é tão importante:

    Mais oportunidades profissionais

    Como dissemos no início, aprender inglês pode abrir novas portas para você, possibilitando que conquiste novos empregos, participe de projetos interessantes ou até mesmo aumente sua perspectiva salarial.

    Primeiro, vale a pena considerar que o inglês é a língua de negócios mais importante do mundo. Muitos empregadores buscam candidatos que possuam fluência no inglês, para que consigam se comunicar facilmente com seus clientes, pares, colaboradores e fornecedores estrangeiros.

    Além disso, se você for fluente em inglês, suas habilidades tendem a ser reconhecidas e valorizadas. Isso significa que você poderá avançar em sua carreira, alcançando posições mais elevadas e melhores salários.

    Você também pode aproveitar as oportunidades de trabalho ao redor do mundo, o que é muito muito útil principalmente em países em que o inglês é a língua oficial, como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália.

    Ter fluência no inglês ajudará você a se destacar em relação a outros candidatos e pode ser um fator decisivo para a contratação e/ou promoção.

    Portanto, é cada vez mais importante que você aprenda inglês para aproveitar as oportunidades de carreira que estão ao seu alcance. Com dedicação e esforço, você pode se destacar e alcançar seus objetivos profissionais.

    Por que estudar inglês
    Por que estudar inglês

    Maior compreensão cultural

    Quando se trata de compreensão cultural, estudar inglês pode abrir portas para um mundo inteiro de oportunidades. Se você aprender inglês, poderá se comunicar com pessoas de diferentes países, aumentando, assim, a sua convivência e conexão com outras culturas.

    Além disso, você rompe as barreiras do conhecimento e da expressão cultural, pois pode assistir a séries e filmes, ler livros, jornais e revistas, ouvir músicas e podcasts, participar de cursos e conferências internacionais… enfim, você pode consumir qualquer conteúdo em inglês, entender do que se trata e ainda se comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo (que também dominem o idioma) sem problema nenhum!

    Aprender inglês também pode ajudar você a viajar para o exterior. Se você quiser viajar para qualquer lugar do mundo, é importante ter o conhecimento básico de inglês para se comunicar e ter uma experiência positiva durante a viagem.

    Melhores cursos de inglês online

    Os cursos de inglês online estão conquistando cada vez mais a preferência de quem quer estudar essa língua, por diversas razões, como, por exemplo, a possibilidade de estudar nos dias e horários mais adequados.

    Alguns dos melhores cursos de inglês online são: 

    • Wise Up;
    • English Live;
    • Open English;
    • Instituto World Opportunity;
    • CNA Go;
    • Cambly;
    • Entre outros.

    Mas, como fazer a escolha certa?

    É preciso levar em consideração as suas necessidades e a oferta da escola. Por exemplo, você precisa escolher um curso que tenha uma plataforma amigável e intuitiva, que possua uma metodologia na qual você confie, que ofereça suporte ao aluno e que conte com bons professores!

    Como começar a estudar inglês?

    Muitas pessoas querem começar a estudar inglês, mas não sabem por onde começar. Primeiro e mais importante, você precisa se comprometer e dedicar um tempo regular ao estudo. Encontrar o momento certo para estudar é essencial para o sucesso do seu aprendizado, então, crie um horário ou um calendário que se encaixe na sua vida diária.

    Isso significa que você deve estabelecer as suas metas de estudo com base no tempo que tem disponível. Lembre-se de incluir nesse cronograma um tempo para revisar o material que já foi lido e para fazer as tarefas necessárias. 

    Além disso, separar um tempo para ouvir podcasts e músicas em inglês pode contribuir ainda mais para o seu aprendizado, aprimorando a sua compreensão do idioma.

    Depois de definir um cronograma, você deve descobrir qual é o seu nível de inglês. Isso é importante pois, se você ingressar em um nível acima do seu, pode ficar desencorajado e cansado de estudar. Existem várias maneiras de testar o seu nível, como o exame TOEFL ou o curso de autoavaliação da Cambridge English.

    A melhor maneira de aprender qualquer idioma é praticá-lo. Portanto, você deve se envolver com outras pessoas que falam inglês. Preste atenção à pronúncia e ênfase, a aproveite todas as oportunidades que tiver para praticar! 

    Seja paciente e se divirta com o processo de aprendizado. Se você seguir o seu horário e se esforçar para praticar, a fluência em inglês virá com o tempo.

    Conclusão

    Ao ler esse texto, certamente você se convenceu sobre o porquê estudar inglês é tão importante! Afinal, estamos falando de uma língua universal que nos dá acesso a um vasto leque de oportunidades. 

    Os cursos online são uma ótima opção para incentivar seu estudo. Use dicas como manter um horário e estudar em casa para melhorar ainda mais seu conhecimento! 

    O inglês pode abrir as portas para uma nova realidade, e você pode começar dando um passo de cada vez!

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.