quarta-feira, fevereiro 21

    Quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade? Existem três tipos de cadeirinha conforme a faixa etária: o bebê conforto para recém-nascidos até o primeiro ano de vida, a cadeirinha para bebês de 1 a 4 anos e o assento elevado, para crianças com 4 a 7 anos e meio.

    Uso de cadeirinha adequada à faixa etária, e corretamente instalada, reduz muito as chances de morte e ferimentos graves em acidentes de trânsito com crianças no veículo. Portanto, para proteger a saúde e a segurança das crianças, a legislação de trânsito brasileira impõe regras para o transporte de menores de 10 anos de idade.

    Acompanhe de forma detalhada quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade. 

    Entenda quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade 

    O bebê conforto é a primeira cadeirinha que você vai usar com o seu filho. Pois, esse é o dispositivo de transporte para crianças de 0 a 1 ano de idade e com peso de até 13 Kg.

    Usar esse dispositivo é obrigatório desde o ano de 2008. Inclusive, os pais que desrespeitarem a lei estão sujeitos a multa, pontos na carteira e até ter o veículo retido. Afinal, não usar o bebê conforto na faixa recomendada é uma infração de trânsito gravíssima.

    Vale lembrar que o bebê conforto deve ser instalado de costas para o tráfego. E que além de facilitar o transporte da criança no veículo da família, esse dispositivo também é muito útil para passear a pé.

    De 1 a 4 anos é preciso usar a cadeirinha

    Quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade? Quando a criança completa um ano de idade é hora de substituir o bebê conforto pela cadeirinha. 

    Pois, esse é o dispositivo de transporte que você vai utilizar enquanto seu filho tiver de 1 a 4 anos de idade, e pesar entre 9 a 18 Kg.

    A cadeirinha deve ser fixada de frente para o tráfego de veículos e na vertical, para permitir transportar a criança sentada. Além disso, é preciso que o veículo tenha cinto de três pontos para prender o dispositivo no banco.

    Em alguns casos, é possível continuar a utilizar a cadeirinha até depois que a criança completar 4 anos. Desde que ela tenha o peso indicado pelo fabricante para ser transportada no dispositivo. Portanto, a caveirinha vai acompanhar seu filho por muito mais tempo que o bebê conforto.

    Quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade: o assento elevado

    Dos quatro aos sete anos e meio de idade a criança deve ser transportada no assento elevado. Esse dispositivo serve para colocar a criança em uma altura maior em relação ao banco do veículo.

    Além disso, a criança também deve utilizar assento elevado enquanto tiver menos de 1,45 de altura e pesar entre 15 e 36 kg. Isso porque, com o assento, é possível que a criança utilize o cinto de segurança de forma eficaz, do mesmo modo que um adulto.

    Afinal, quando a criança não tem a estatura mínima de 1,45 o cinto de segurança é ineficaz para protegê-la em um acidente. 

    Dicas finais 

    Chegamos ao fim do texto sobre quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade. Não se esqueça que todas as cadeirinhas devem ser instaladas no banco de trás. Exceto se: o veículo não possuir bancos traseiros, os bancos traseiros já estiverem lotados de menores de 10 anos de idade e quando o carro não tiver cinto de três pontos no banco de trás para fixar a cadeirinha.

    Agora você já sabe quais são os tipos de cadeirinhas para cada idade. Dúvidas? Comente e confira outros textos de Azul Magazine

    Compartilhe.