Como sair com crianças para passear: cuidados essenciais

Sair com bebês e crianças pequenas para passear, geram muitas dúvidas em papais e mamães algumas vezes, pois os cuidados que as crianças demandam são muitos e ao sair para passear com seu pequeno você deve estar totalmente preparada, e por esse motivo, neste artigo eu vou dar dicas de como sair com crianças para passear, levando em consideração todos os cuidados que elas demandam.

Além do mais, estamos vivendo uma intensa pandemia de coronavírus e os cuidados ao sair com crianças pequenas nessa época devem ser redobrados, pois nós sabemos que é praticamente impossível manter os pequenos em casa o dia todo, todos os dias, pois as crianças precisam de passeios ao ar fresco, esse tipo de atividade e de momento com os pequenos é muito importante e essencial para seu crescimento.

Além do uso essencial e obrigatório de máscaras, é preciso sempre manter a mão das crianças pequenas limpas e passar álcool em gel sempre que possível, esses cuidados nunca são demais. Mas além desses cuidados, abaixo eu vou citar muitos outros de como sair com crianças para passear, que servem não apenas para essa época de pandemia, mas para todos os passeios em qualquer época.

Escolha lugares abertos

Tanto na pandemia quanto em épocas sem pandemia é importantíssimo optar por passeios em lugares abertos, arejados e com muito ar fresco. Evitar aglomerações é muito importante, pois geralmente ambientes fechados, com pouca circulação de ar e muito cheio de pessoas podem contribuir para que a criança contraia doenças respiratórias, gripes e resfriados, por exemplo, que facilmente evoluem para uma pneumonia em uma criança.

Boas opções de passeios são parques e praças que sejam amplos, pois mesmo que haja mais pessoas no mesmo ambiente, dá para manter uma certa distância social, além do mais, esses lugares têm muito ar fresco e lindas paisagens.

Prepare muito bem a bolsa

Quem disse que o kit bolsa maternidade serve apenas para sair da maternidade com o seu bebê? Nada disso! Na hora de saber como sair com crianças para passear, o kit bolsa maternidade pode e vai ajudar muito, pois você terá uma bolsa bem ampla para colocar todos os ítens necessários que a criança precisa no quesito higiene e alimentação. 

Sendo assim não se esqueça de colocar: fraldas descartáveis, babador, pomada de assaduras, lenços umedecidos, mais de uma troca de roupa, blusa de frio (mesmo que não tiver frio), mamadeira (se não estiver amamentando), fraldas de pano (algodão), alguns brinquedos, papinha e frutas (caso a criança já possa comer esse tipo de comida) e trocador portátil. 

Segurança no transporte

Nunca ande de carro com o seu bebê sem o bebê-conforto ou, no caso de crianças mais velhas, uma cadeirinha própria para transportar crianças no carro. Esses ítens são artigos obrigatórios e imprescindíveis na hora de sair com o seu filho, pois o colo da mãe e o banco do carro, não oferecem proteção nem segurança em um acidente, batida de carro ou freada brusca. 

Além disso, você deve optar por um bebê-conforto ou cadeirinha que sejam adequados ao tamanho e peso da criança e obrigatoriamente certificada pelo Inmetro. 

Mantenha a criança aquecida e confortável

Outro tópico essencial ao saber como sair com crianças para passear é que, mesmo que não estejamos sentindo frio, com o bebê e as crianças é diferente e elas sempre devem estar confortáveis e aquecidas. 

O indicado é que seja colocada na criança uma peça de roupa a mais que a dos adultos e se seus pés e mãos estiverem gelados, é necessário reforçar o agasalho e caso vá sair com seu bebê no carrinho, você pode optar por colocar uma manta ou cobertor que seja próprio para crianças.

Tempo de passeio

Se o bebê for recém nascido e ainda não tiver tomado as vacinas, é muito importante que você evite levá-lo em passeios muito longos. O ideal, até o terceiro mês, é que esses passeios não excedam os 20 a 30 minutos. Afinal, os recém nascidos precisam de pelo menos 16 a 20 horas de sono por dia. 

Com o tempo, conforme a criança for crescendo, você pode aumentar aos poucos o tempo de passeio, mas cuidado ao fazer passeios muito longos, pois a duração dos passeios não deve interferir na rotina da criança.

Tudo sobre como sair com crianças para passear

Agora você já sabe todas as dicas essenciais sobre como sair com crianças para passear com a devida preparação e segurança, e já pode ir se programando e incluir alguns passeios na rotina do seu filho.