A diferença entre o pilates e a musculação

A atividade física é um dos pilares de um estilo de vida saudável, contudo, a diversidade de opções disponíveis faz com que nos perdemos na escolha de qual modalidade aderir. Seja qual for a necessidade que você visa sanar, desde o desejo de um melhor poste físico, de perda de peso ou até mesmo apenas para o bem-estar e melhor qualidade de vida.

Assim como ocorre em diversas especialidades da saúde, como a odontologia, com a prótese dentária e a dentadura, a variedade de serviços pode criar algumas rivalidades comuns, como também ocorre com o pilates e a musculação.

Ambas essas modalidades possuem suas particularidades, e assim, suas vantagens em contraste, fazendo com que a escolha seja feita visando suas próprias necessidades, limitações e objetivos. Veja a diferença e os benefícios que cada estilo proporciona:

A diferença entre o pilates e a musculação

O contraste entre musculação e pilates é extremamente pessoal, uma vez que existem as variações de exigências e desejos. A musculação tem com finalidade o desenvolvimento do músculo e o fortalecimento do corpo, atuações que o pilates também possui. Entretanto, os exercícios de musculação trabalham partes especificas do corpo, já o pilates exercita o corpo em sua totalidade.

A musculação é realizada por treinos distribuídos semanalmente, que vão alternando a parte do corpo trabalhada. O número de repetições de cada exercício vai aumentando de forma gradual a sua intensidade. Já o pilates atua sob todo o corpo, utilizando o peso do corpo em seus exercícios, colocando a prova a estabilidade, harmonia e o equilíbrio muscular.

Principais benefícios

O ato de tonificar os músculos atua na prevenção contra a perda óssea e doenças como a osteoporose, auxiliando também no metabolismo. No entanto, a musculação e o pilates conseguem atuar nesses aspectos.

Contudo, na hora de efetuar a escolha entre essas duas opções, considere que o principal benefício da musculação é a hipertrofia e o fortalecimento do corpo, e que no caso do pilates é a promoção de relaxamento, foco, simetria, ajuste da respiração e postura.

Possibilidade de junção

A junção dessas duas práticas pode ser possível caso você tenha tempo na agenda e facilidade de locomoção. Quando há a alternação correta entre as diferentes execuções, a junção é tranquila e capaz de te proporcionar ainda mais benefícios, uma vez que engloba os de ambas práticas.

Existem academias que já perceberam a forte procura tanto pela musculação quanto pelo pilates, e já oferecem os dois serviços no mesmo espaço. Portanto, ao aderir um ou outro, e os duas atividades físicas, procure o suporte e o acompanhamento de um especialista em educação física, exigir muito do próprio corpo, ainda mais no início é extremamente prejudicial. Com o tempo você poderá perceber os efeitos de cada uma e identificar a sua preferência, podendo prosseguir com esse revezamento, ou escolher apenas uma para continuar a sua busca por sua saúde geral, pela aceitação corporal e melhora da autoestima.