Close

Catarata: como os alimentos podem ajudar a prevenção desta doença

catarata-alimentos-prevencao

Há possibilidade de cura da catarata com uso da homeopatia?

Os estudos acerca da temática existem. Porém é sabido que para se desenvolver estudos e pesquisas é necessário que haja um financiamento. Para este em específico, essa hipótese não está descartada. Como sabemos, atualmente, as únicas maneiras comprovadas cientificamente para a remoção completa da catarata são a cirurgia de catarata e a cirurgia a laser.

Embora a opção que se tem é cirúrgica, existem  pesquisadores na busca por essa outra opção, que seria o tratamento da cura da catarata com o uso apenas de remédios vindos a partir da natureza ( homeopáticos). 

O que os estudos mostram ?

Os estudos estão sendo realizados em animais e os sinais que estão sendo encontrados produziram resultados intrigantes e sinais promissores para o tratamento sem que seja necessário a prática cirúrgica.

Enquanto não se tem uma eficácia e estudos tão aprofundados, para assegurar ao paciente / cliente portador da catarata, o passo mais viável a ser feito é procurar um profissional habilitado para tal tratamento. 

Medidas preventivas na catarata 

O olho é o órgão responsável pela visão do ser humano. Por ser uma parte tão importante do corpo, o olho necessita também de cuidado e atenção. Estes, por sua vez, possuem importantes estruturas para a sua formação, partes essas que permitem com que se possa enxergar perfeitamente e conseguir ainda a distinção de cores, formas, tamanhos e outros. 

Cuidados necessários com a visão.

Para que esse órgão tão necessário e de extrema importância para nós permaneça em  sua plena saúde ocular, precisamos assim como os demais, desenvolver hábitos saudáveis para o seu perfeito funcionamento.

O que pode ocorrer com a visão?

É normal, ainda, que com os passar dos anos alguns problemas oculares possam surgir de acordo com o passar da idade avançada. Porém, existem os casos em que esse problema pode ser congênito ou da própria idade. Um dos problemas mais comuns relacionados à idade, é o aparecimento da catarata.

Catarata, surge a partir do processo natural de degeneração do cristalino se tornando turvo. Essa lesão desenvolve a opacidade, deixando a visão embaçada como se houvesse uma névoa diante dos olhos.

Prevenção 

Esse problema de saúde da visão pode ser prevenido desde a infância dando seguimento a vida adulta. Tudo está relacionado ao modo pelo qual se cuida da saúde corpórea como um todo, assim também estará cuidando positivamente da saúde dos olhos. 

Quando se fala em saúde da visão, estamos falando de cuidados também com o próprio olho. Cuidados estes que por assim podem ser chamados de cuidados básicos.

Medidas paliativas

Dentre estes, pode-se adotar medidas simples, porém que ajudam como forma de medida paliativa ou preventiva. Podemos destacar entre elas, algumas das quais estão presentes em nosso cotidiano.

São elas: 

O uso de óculos solar

Necessário que seja um óculos de qualidade, pois permite a proteção contra os raios UV ( Ultravioleta). Protegem contra a exposição da radiação solar, minimizando a opacidade causada por ela.

Atenção para a dieta

Importante para a saúde como um todo. Porém, tem uma grande influência na saúde dos olhos. Podemos destacar aqui os alimentos que ingerimos ou deveríamos ingerir,cada um com sua particularidade. 

Se balanceado de forma gradativa e rotineira, podemos ingerir um pouco de cada desses nutrientes importantes para a saúde dos olhos. Muito importante nesse aspecto, encontra-se a vitamina C. Responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e importante antioxidante atua também na prevenção e degeneração do tecido ocular.

Vitaminas e sua eficácia 

Encontramos ainda diversas vitaminas em inúmeras frutas, sejam elas de cores amarelas, vermelhas, roxas, verdes ( morango, framboesa, mirtilo, limão, abacate, maçã, entre outras). 

Temos nesse vasto campo alimentar os produtos contendo fontes de vitaminas A, ricos em betacaroteno. Este por sua vez, ajuda também na proteção da retina, saúde da pele e envelhecimento precoce de outras células. 

As variedades de vitaminas 

Temos uma gama exponente de alimentos que estão nesse rol de importância, sendo vitamina B, Ômega 3, vitamina E, folhas e verduras verde escuras que muitas dessas têm ação anti inflamatória, antioxidante e cicatrizante. Desempenham o papel de proteção da visão, melhora da percepção e brilho e facilitando a visão à distância.

Alimentos de origem animal e outros

Temos ainda, peixes, carnes, ovos, cereais e a sem dúvida a mais importante de todas, a água que é reflexo do corpo humano como um todo.

Controle do diabetes

Devido ao nível de açúcar no sangue. Este por sua vez, pode se fazer muito presente no cristalino interferindo assim na sua integridade.

Tabagismo

Responsável pelo aumento de radicais livres no organismo induzindo ao envelhecimento precoce . Nos olhos causa deterioração das células do cristalino. Vale lembrar ainda que estas células não se regeneram e nem podem ser substituídas.  

Conclusão

Pode- se concluir portanto que, os cuidados com a visão se iniciam desde o nascimento dando seguimento na vida adulta e mais ainda quando se chega a velhice. 

Outra medida não menos importante é a alimentação, que é a base para uma vida saudável do corpo como um todo.

scroll to top