Close

7 dicas para criar uma rotina saudável

7-dicas-criar-rotina-saudável

Manter uma rotina saudável é extremamente importante para ter mais qualidade de vida e uma maior longevidade. Mas, para isso, é preciso foco e determinação e conhecer as dicas para criar uma rotina saudável.

Para que a rotina tenha bons hábitos muitas dimensões devem ser cuidadas, como:

Essas dimensões, quando bem cuidadas permitem uma vida com tranquilidade e mais produtividade, tanto no trabalho como na universidade, ou para aproveitar a vida com os filhos, os netos e com os próprios amigos.

No presente artigo abordaremos sobre algumas dimensões que podem ser cuidadas e atividade que podem ser iniciadas, ajudando na construção de uma rotina mais saudável.

Dicas para manter uma rotina saudável

O cotidiano é algo bastante corrido e, por conta disso, pode ser complicado manter algumas atividades, como uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Entretanto, mesmo em meio a correria, é necessário que a atenção a essas práticas seja feita para que não ocorra a sobrecarga emocional e física.

Além disso, manter hábitos saudáveis permite que alguns tratamentos e procedimentos tragam mais resultados, como a lente de contato dente para manter os dentes mais brancos – que são prolongadas com a alimentação correta.

Abaixo falaremos sobre algumas dicas para manter uma vida mais saudável e segura.

1.   Dormir bem

Para uma vida tranquila e saudável, bem como para um dia mais produtivo, é necessário uma boa noite de sono.

Quando dormimos mal nos sentimos mais sonolentos, desconcentrados, cansados e também com maior  nível de estresse.

Assim, é necessário manter uma rotina de sono, pois os hormônios mais importantes para a recuperação do corpo são desenvolvidos nessa parte do dia.

Além disso, o sono permite que o aprendizado e a memória fiquem mais fortes e fixados. A parte responsável por tudo isso é o sono REM, a mais profunda dos ciclos.

Para que esse processo de sono seja efetivo, é importante criar alguns hábitos para criar um momento de relaxamento, como tomar um banho relaxante, ficar no quarto escuro, evitar luzes de aparelhos eletrônicos e, sempre que possível, evitar bebidas com cafeína ou alcoólicas.

2.   Beber água

Beber água é uma prática que deve ser levada em consideração todos os dias, entretanto, por conta da correria, muitas vezes a hidratação é esquecida ou não é feita de forma adequada.

Deste modo, para manter uma vida saudável é muito importante beber água cotidianamente de forma frequente, pois, essa substância está presente em inúmeras reações químicas para que o corpo funcione.

O consumo de ingestão de água diariamente deve ser feito levando em consideração muitos fatores como nível de atividade física, temperatura do ambiente, metabolismo, peso e alimentação.

3.   Prática da atividade física

Além do consumo de água e qualidade de sono, é necessário realizar a prática de atividades físicas, nem que sejam feitas em apenas alguns dias da semana. Existem variados benefícios com a prática da atividade física, entre as quais podemos citar:

  • Controle da pressão arterial;
  • Eleva a imunidade;
  • Contribui para a melhora da postura;
  • Reduz ou mantém o peso;
  • Combate o estresse;
  • Diminui os riscos de infarto e diabetes.

A prática da atividade física também contribui para uma melhora da vida das pessoas de um modo geral, inclusive aquelas que usam a prótese sobre implante dentario.

Outros componentes para uma vida saudável

Há outros aspectos que podem ser levados em consideração para manter uma rotina mais saudável e segura.

1.   Procure manter um tempo para você

Além dos cuidados que estão relacionados aos aspectos físicos do corpo, como alimentação, hidratação e um bom sono, é importante que os indivíduos reservem um tempo para a contemplação das próprias atitudes, relaxamento e melhorias pessoais.

Assim, é importante planejar as atividades diárias, além de reservar o cuidado com a pele, assistir um filme, ler um bom livro, jogar videogames, entre muitos outros aspectos que contribuem com a saúde mental.

Quando esses momentos são reservados, o combate a ansiedade e a depressão são mais efetivos e seguros, de modo a construir o autoconhecimento.

2.   Busque ter um tempo de qualidade

Reservar um tempo de qualidade com quem amamos também é importante para uma maior maturidade emocional e controle de ansiedade, além de tornar a rotina mais alegre e tranquila.

3.   Realize consultas regulares

Criar o hábito de realizar as consultas regulares é crucial para a manutenção da saúde e do bem-estar, seja a saúde bucal, mental ou mesmo o funcionamento dos tecidos internos do corpo.

Assim, terapeutas, odontologistas e clínicos gerais devem ser consultados em períodos adequados e recomendados conforme a necessidade, seja mensalmente ou anualmente.

4.   Crie estímulos para novos hábitos

Ao implementar um novo hábito na rotina, é comum que surjam alguns imprevistos ou mesmo se perca o ânimo de realizar a atividade.

Para reduzir o risco de abandonar a nova prática, criar metas e premiações que incentivem sua realização é crucial para alcançar o resultado desejado, seja mais qualidade de vida ou a perda de peso.

Assim, entendemos que o cuidado com a rotina deve levar em consideração variados aspectos, que vão desde o cuidado com os dentes (com a realização de clareamento dental com moldeira para aumento da autoestima) até a alimentação e o sono. Ao aliar esses aspectos, é possível ter uma vida tranquila e feliz.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

scroll to top