A escova progressiva é indicada para quem tem cabelos com volume, fios ondulados ou indefinidos. Além de eliminar o frizz e dar mais movimento ao cabelo, ela também alisa e dá brilho e maciez às madeixas.

    Apesar de produzir um efeito imediato a escova progressiva é conhecida por ser um processo gradual de tratamento. A cada sessão a aplicação do produto vai alisando mais e mais os fios, até chegar ao liso ideal tão esperado pela clientela. Apesar de toda a polêmica levantada sobre as composições químicas do produto, o procedimento é ainda muito procurado, principalmente pelas mulheres.

    Devido à popularidade do procedimento, diversas técnicas de escova progressiva surgiram com o passar do tempo. Hoje em dia, existem diversos tipos de progressivas no mercado da beleza. 

    Se você quer investir nesse tratamento mas ainda tem dúvidas de qual escova progressiva escolher, confira abaixo tudo que você precisa saber os tipos de tratamentos para alisar o cabelo e quais são as suas indicações.

    Escova Inteligente

    A escova inteligente é composta por minerais, proteínas, óxido acetamido, queratina líquida e 0,2% de formol, a concentração permitida pela Anvisa.

    O formol e o acetamido são os componentes que alisam o cabelo, a queratina sela os fios, agindo na diminuição do frizz e no tratamento das temíveis pontas duplas.

    Esse tipo de escova não alisa o cabelo completamente, e o resultado são fios com um caimento mais natural e sedoso.

    O cabelo pode ser lavado no mesmo dia, diferentemente da maioria das outras técnicas, que exigem um intervalo de até três de dias para que os fios sejam lavados.

    Escova de Chocolate

    A escova de chocolate tem como componentes a queratina líquida, proteína da seda, ácidos graxos e extrato de cacau, pode conter ou não formol. Esse tipo de escova proporciona brilho, maciez, redução do volume e do frizz.

    Enquanto a versão sem formol é mais usada para hidratação e nutrição dos fios, a versão com formol alisa os fios com eficiência.

    Esse tipo de escova é indicado para quem possui fios ressecados, com frizz e bastante volume.

    No entanto, a escova de chocolate não é indicada para aquelas pessoas que tem cabelo oleoso, pois ela aumenta significativamente a produção de óleo no couro cabeludo; ou quem tem fios muito crespos, podendo ressecar bastante o cabelo causando um efeito artificial no alisamento.

    Escova marroquina

    A escova marroquina é composta por argila branca, queratina, óleo de cacau do Marrocos e uma concentração de 0,2% de formol.

    Assim como nas demais progressivas, o formol é o responsável pelo alisamento dos fios e os outros componentes nutrem e hidratam com intensidade.

    Por sua vez, a queratina sela as cutículas capilares e reduz as pontas duplas, além de garantir mais durabilidade ao tratamento.

    Esse tipo de escova é indicada para cabelos cacheados, ondulados, ressecados, quebradiços e volumosos.

    Escova de morango

    Veja também: Aparência mais jovial através da Harmonização Facial.

    A escova de morango também é conhecida como escova de açúcar e tem em sua fórmula proteínas, etanolamina, queratina e ácido de frutas.

    Mesmo não contendo formol em sua composição, esse tipo de progressiva alisa os fios devido à presença da etanolamina, que também reduz o volume dos cabelos.

    A escova de morango é recomendada para quem tem fios ressecados e volumosos e deseja reduzir o frizz, além de trazer brilho e maciez ao cabelo. Nesse tipo de tratamento, o cabelo liso não pode ser preso e nem lavado por três dias.

    Escova americana

    A escova americana possui apenas a guanidina em sua fórmula, sendo indicada para cabelos ondulados, cacheados e que apresentam bastante volume.

    É considerada umas das melhores escovas progressivas para quem tem o desejo de alisar as madeixas, mas ainda quer manter o caimento natural dos fios.

    Esse tipo de escova tem um resultado satisfatório e possui longa duração, podendo chegar até seis meses.

    No entanto, o procedimento não é recomendado para quem já realizou algum tratamento com amônia, henê, tioglicolatos ou hidróxido de sódio.

    Esperamos que com nossas dicas você poderá escolher melhores produtos para o seu negócio.

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.