Qual tecido usar para fazer máscaras?

O Sars-CoV-2 é o vírus responsável por causar a Covid-19. Ele se espalha, especialmente, por meio de gotículas respiratórias, quando um indivíduo infectado tem tosse, espirra, fala ou respira. Uma das formas de prevenção é utilizar a máscara em público, seja em locais abertos ou fechados. No entanto, grande parte das pessoas têm dúvidas sobre qual tecido usar para fazer máscaras. 

Para ajudar a responder essa pergunta da melhor forma, pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, investigaram o poder de tecidos comuns de filtrar aerossóis que possuem o mesmo tamanho das gotículas respiratórias. A análise permitiu descobrir que o algodão com seda natural ou chiffon foi o tipo de tecido mais eficiente. 

Para desenvolverem o estudo, os cientistas contaram com o apoio de uma câmera que consegue produzir partículas que podem sofrer variações de 10 nanômetros (nm) a 6 micrômetros (μm) de diâmetro. 

Um ventilador foi responsável por soprar esse aerossol através de diversos tipos de tecido em um fluxo de ar que é semelhante à respiração de um indivíduo. Diante desse cenário, os cientistas mediram o número e o tamanho das partículas no ar antes e após passar pelos panos. 

A combinação de uma camada de tecido de algodão com duas camadas de chiffon de poliéster-spandex conseguiu filtrar grande parte das partículas de aerossol (entre 80 e 99%). A performance foi próxima a de um equipamento profissional. Ao substituir o chiffon por seda natural ou flanela, os resultados não sofreram alternativas, assim como, o algodão com manta de poliéster. 

Apesar da eficiência da máscara, é fundamental que ela seja utilizada de forma correta, ou seja, fazendo a cobertura integral não só do nariz, mas também da boca, até o queixo. Quem não tem cuidado com esse tipo de acessório reduz a proteção pela metade. 

Passo a passo para fazer máscara 

Para fazer máscara sem costura, com lenço ou outros tecidos, siga as recomendações do Ministério da Saúde. Para ajudá-lo nesse momento tão importante, você pode acompanhar a explicação por meio de um vídeo prático e simples. Anote as orientações e produza muitas máscaras para proteger você e sua família. 

Antes de procurar qualquer vídeo na internet ou outro tipo de tutorial, dê preferência para as explicações do Ministério da Saúde. Eles seguem as melhores recomendações, evitando que não sejam produzidas máscaras sem a devida eficácia. 

Para comprar tecidos para fazer máscara, dê preferência para lojas online e que são especialistas no assunto. Assim, você pode adquirir os melhores materiais para a sua proteção. 

Outras formas de prevenção contra o Coronavírus 

A máscara não é a única forma de se prevenir contra o coronavírus. Para impedir que o vírus se espalhe, lembre-se de lavar as mãos com frequência. Esse procedimento deve ser feito com o auxílio de sabão e água ou álcool em gel. 

Ao perceber que uma pessoa está tossindo ou espirrando procure manter uma distância segura para evitar contaminação. Além disso, evite tocar os olhos, nariz ou boca quando estiver fora da sua residência. 

Se estiver com febre, tosse e dificuldade para respirar, recomendamos procurar um médico.  Dessa forma, será mais fácil fazer um diagnóstico para identificar se o paciente está com a doença. 

Após descobrir qual tecido usar para fazer máscaras, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas importantes para a sua rotina.