Os cartões de crédito co-branded, utilizados para atrair e aumentar a frequência de compras, e as compras repetidas, também conhecidos como cartões de loja, vêm crescendo no país. Dois produtos estão planejados para serem lançados em março: Rappi e CVC. Em fevereiro, a Samsung lançou o cartão, e no ano passado, Dafiti e Decolar lançaram produtos.

    Rafael Littieri, chefe da área de cartões co-branded da Visa, destacou que mesmo diante da crise gerada pelo covid-19, a bandeira cresceu nas áreas tradicionais de crédito e pré-pago nos últimos dois anos. 

    Recentemente, foram lançados no mercado cartões de e-commerce e agências de viagens e aplicativos de entrega. Os cartões co-branded tradicionalmente pertenciam a lojas de varejo e companhias aéreas. Agora, devido às menores barreiras de entrada nos últimos anos, eles estão começando a se popularizar. Há dois anos, o processo de colocação dos produtos no mercado demorava 9 meses. Hoje, o tempo caiu para 45 dias.

    Além do cartão de crédito com cashback, também oferecem vantagens como: reembolsos únicos ou anuais, parcelas adicionais, descontos exclusivos, ganho de experiência e programas de milhagem aprimorados. 

    Com mais informações sobre clientes, varejistas ou aplicativos de serviço podem ter mais confiança na determinação de taxas de preços e limites em métodos de crédito.

    A Rappi fundou o Rappi Bank em março do ano passado. A ideia do superaplicativo é se tornar um banco digital, e o cartão de crédito com cashback se tornará o primeiro produto do indivíduo.

    Além disso, a maioria das instituições que possuem o benefício do cashback também fornecem boas opções de empréstimos, como por exemplo, empréstimo consignado, empréstimo no cartão de crédito e empréstimos pessoais.

    Dica especial: Veja como entrar em contato com o PicPay e obter mais informações sobre seus benefícios em cashback e outros.

    João Paulo Félix, presidente do RappiBank no Brasil, destacou que o cashback é mais atraente para o usuário comum do que pontos ou programas de milhagem. “O mercado tem caminhado para esse modelo, principalmente em tecnologia financeira, porque os usuários têm mais liberdade para usar o bônus da forma que quiserem”. Veja os principais cartões co-branded no mercado:

    Veja abaixo os lançamentos mais recentes e o que oferecem os principais cartões co-branded do mercado:

    Rappi

    Emissor: Rappi Bank
    Bandeira: Visa
    Anuidade: 89,90 reais por mês (Infinite) e isento (Gold)
    Cashback: 5% de cashback em todas as compras feitas no app, e e 2% em todas as outras compras fora do aplicativo (Infinite), no Gold, dá 3% de cashback em compras no Rappi e 1% em outras compras.

    CVC

    Emissor: Itau card
    Bandeira: Visa
    Anuidade: Descontos dependendo do valor da fatura

    Samsung

    Anuidade: não tem
    Emissor: Itaú
    Bandeira: Visa Platinum

    Dafiti

    Emissor: Banco Pan
    Bandeira: Visa
    Anuidade: não tem

    Decolar

    Emissor: Santander
    Bandeira: Visa
    Anuidade: 4x de R$ 92,50 (Gold); 4 x de R$ 138 (Platinum), 4 x de R$ 287,50 (Infinite)

    Latam

    Emissor: Itaú
    Bandeira: Visa e Mastercard
    Anuidade: a partir de 12x R$27,00 ou R$324,00 (Internacional).

    Assaí

    Lançamento: 2017
    Emissor: Itaucard
    Bandeira: Mastercard
    Anuidade: 12x de 12,90

    GOL Smiles

    Lançamento: 2009
    Emissores: Bradesco, Banco do Brasil e Santander
    Bandeira: Visa e Mastercard
    Anuidade: entre R$ 312 a R$ 1.188.

    Azul

    Lançamento: 2000
    Emissor: Itaú
    Bandeira: Visa e Mastercard
    Anuidade: R$ 27/mês (Internacional), R$ 36,50/mês (Gold), R$ 51,33/mês (Platinum) e R$ 100/mês (Infinite). 

    Extra

    Emissor: Itaú
    Bandeira:  Mastercard. A partir de abril, também terá bandeira Visa.
    Anuidade: 12 x de R$ 13,49 (Internacional) e 12 x de R$ 28,75 (Gold)

    Pão de Açúcar

    Bandeira: Mastercard. A partir de abril, também será emitido com bandeira Visa
    Anuidade: R$ 12 x de R$ 16,50 (Internacional), 12 x R$ 31,67 (Gold) e 12 x R$ 45,83 (Platinum)

    Renner

    Emissor: Realize CFI, financeira da rede
    Bandeira: Visa e Mastercard
    Anuidade: 12x de R$ 11,90.
    Cashback: Campanhas pontuais de casback, nas quais um valor determinado que retorna na fatura do cliente no mês seguinte

    Carrefour

    Lançamento: 1989 (Private Label).
    Emissor: Banco Carrefour
    Bandeira: Visa e Mastercard
    Anuidade: 12 x de R$ 11,89 (Nacional) e 12 x de 13,99 (Internacional e Gold).

    O que ponderar

    A especialista Juliana Moya da Associação de Consumidores Proteste destacou que o cartão co-branded pode ser benéfico para o consumidor, pois o cartão co-branded pode não só oferecer descontos e condições especiais de pagamento na loja emissora, mas também pode aceitar qualquer estabelecimentoPor outro lado, o consumidor que solicita um cartão de crédito co-branded deve utilizá-lo com cautela e respeitar as restrições orçamentárias ao utilizá-lo, mesmo que o banco emissor ofereça limite de crédito maior, possibilidade de parcelamento e outros benefícios em troca de fidelização, é recomendado.

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.