O marketing verde é uma estratégia considerada nova no mercado e pode ser trabalhada desde loja de camisa de time de time até por multinacionais. Como as empresas estão cada vez mais engajadas com as questões sustentáveis, este lado delas começou a receber uma atenção maior.

    Vamos falar neste texto tudo o que você precisa saber sobre o marketing verde.

    Marketing verde o que é?

    Hoje em dia é comum ouvirmos expressões como os produtos verdes, eco-friendly, 100% naturais, e alguns outros conceitos que dão aquela ideia de empresas engajadas com a sustentabilidade.

    Os produtos amigos do meio ambiente, estão cada vez mais na moda e muitas empresas já adotaram essa estratégia em seus negócios, como uma forma de também chamar a atenção de seu público.

    E o marketing verde, tem a função de mostrar às pessoas que a empresa tem consciência da importância da conscientização com a sustentabilidade e coloca essas estratégias em prática  no seu negócio.  

    Por que fazer marketing verde em minha empresa?

    A questão ecológica é muito importante para qualquer tipo de negócio, seja nas grandes indústrias ou até mesmo no mercado da odontologia com o plano odontológico

    As empresas usam essa estratégia para cativar clientes, mostrar que se importa com questões ambientais garante a empresa pontos a mais e ajudam o negócio a sair na frente da concorrência.

    O marketing verde, ou marketing ambiental e ecomarketing, possui um apelo ambiental, através dele as empresas vendem a imagem de que possuem uma consciência ecológica, o que nos últimos tempos tem se tornado algo fundamental.

    E para trazer todo esse destaque a seus negócios, sua empresa precisa não só ter uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, mas também mostrar uma imagem de consciência para as pessoas e o mercado.

    Pilares do marketing verde

    Para que o marketing verde seja colocado em prática dentro de uma empresa, existem conceitos que são fundamentais. O primeiro é aquele muito conhecido dos 3 Rs, reduzir, reutilizar e reciclar.

    Três atitudes que trabalham juntas para promover a redução do consumo, do desperdício e do lixo de uma empresa, reutilizando o que for possível e investindo em reciclagem do que não puder mais ser reutilizado.

    Ainda existem 4 características que o marketing verde exige da empresa em suas ações, são elas.

    • ecologicamente corretas;
    • culturalmente aceitas.
    • socialmente justas;
    • economicamente viáveis;

    Além disso, a empresa precisa dar atenção a outras letrinhas. Os 4 Ss: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do Consumidor e Aceitação Social (Social acceptance).

    Tendo estes aspectos como base, a empresa poderá economizar energia e dinheiro em seus processos produtivos e colaborar para um meio ambiente saudável, e além de tudo lucrar, um lucro não somente de quantidade, mas de qualidade.

    Mas para isso, como mencionamos acima, o marketing verde não deve ser somente um discurso verde, e sim pautado em atitudes reais.

    Aquelas empresas que investem nesse tipo de marketing, devem implantar em seu negócio práticas de responsabilidade ambiental, que considerem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

    Marketing verde no mercado da odontologia

    Agora que você já sabe o que é o marketing verde, vamos te dar algumas dicas de como incorporar as práticas sustentáveis e colocar o marketing verde em ação em sua clínica odontológica.

    Resíduos

    Um dos principais pontos que a sustentabilidade confronta é a questão dos resíduos descartados de maneira incorreta na natureza, estes materiais poluentes demoram a se decompor e por isso necessitam de atenção especial, como a reciclagem.

    Implantar em sua clínica uma coleta seletiva destes resíduos, prefira empresas credenciadas para realizar este serviço, que recolham e descartem conscientemente.

    Na área da odontologia, é preciso um cuidado especial, pois objetos de perfuro cortantes, culturas microbiológicas ou substâncias de material pesado oferecem grande risco de contaminação.

    Espalhe sacos de lixo biodegradáveis ou hospitalares, pela clínica, sinalize às lixeiras o descarte de cada material. Mas é claro, que não basta colocar as atitudes em prática, você também deve mostrar às pessoas a consciência que sua empresa tem e transmite a seus clientes.

    Iluminação

    Em uma clínica odontológica é usada uma luz nos procedimentos o tempo todo. Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e de led, elas ajudam a reduzir o consumo em até 80%.

    Outra dica é instalar sensores de movimento nas áreas de passagem rápida, como corredores e banheiros.

    Energia

    Cuide para que o espaço de sua clínica tenha as tomadas suficientes para você e seus pacientes, desta forma não há a necessidade de usar benjamins e extensões de tomadas, que além de poderem causar acidentes, possuem um consumo maior de energia.

    Torneiras

    Certifique-se de que as torneiras instaladas em sua clínica possuem mecanismos de tempo para abertura, desta forma você garante a economia de água. Instale sensores de movimento para o corrimento da água, ou ainda aquelas torneiras acionadas por pressão.

    Conscientização

    Esse é uns dos principais métodos do marketing verde, seja qual for o tipo de negócio, é importante que você cuide de manter seu público conscientizado a respeito da importância da sustentabilidade.

    Mostre as ações que sua empresa pratica e mantenha seus pacientes cientes da importância em manter os cuidados com o meio ambiente.

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    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.