Quem é dono de empresa está sempre buscando formas de evoluir, melhorar e expandir o seu negócio. Isso pode ser feito, claro, de várias formas: tendo mais divulgação, vendendo mais, ganhando relevância no mercado e sendo bem-visto por clientes. Uma dúvida que sempre aparece em determinado momento da empresa, porém, é: para onde vamos agora? O que podemos fazer para atingir esses objetivos?

    Geralmente, não há uma resposta concreta, haja vista que diversos fatores são variáveis neste processo. Há, no entanto, um caminho que pode ser seguido com pesquisa, estudo, planejamento e muito trabalho. E esse caminho precisa ser traçado e executado por quem entende do assunto: uma agência de comunicação.

    As agências de comunicação, da forma que conhecemos hoje, têm ganhado força no mercado, principalmente pelos ótimos resultados que conseguem entregar. Para se ter uma ideia, são mais de 20 mil agências no Brasil, que, juntas, impactam em um valor por volta de R $350 bilhões na economia nacional, segundo dados apresentados em publicação de 2019 da Rock Content.

    Isso porque trabalham com tudo relacionado à publicidade e, claro, comunicação, de quem estão atendendo. Servem, portanto, para todo tipo de empresa — desde as que estão começando até as que já estão consolidadas. Este trabalho consiste, a depender do combinado, em dar uma “cara” única para a divulgação da empresa, aproximá-la do público-alvo, criar campanhas, otimizar conteúdos, traçar estratégias, colocar a mão na massa e medir resultados.

    Por que contratar uma agência de comunicação

    Antes de explicar o porquê da importância de contratar uma agência de comunicação para sua empresa, é importante esclarecer que esse trabalho pode ser feito de duas formas: existe um tipo de agência que faz parte do departamento interno da empresa (que passa a ser chamado de house) e um outro tipo é a agência externa.

    Contratar uma agência de comunicação é importante para você, empresário, que quer dar um passo a mais rumo à evolução do seu negócio. Alguns empresários acabam dispensando o trabalho das agências por achar que podem, por si próprios, cuidar da divulgação da marca. Mas, trabalhar a imagem e reputação de uma marc não é uma tarefa corriqueira e exige o olhar apurado de profissionais com amplo conhecimento de multiplataformas, ferramentas e até de tendências de comportamento. Uma agência de comunicação conta com profissionais capacitados e com experiência, por isso traz um enorme diferencial. 

    Comunicação é tudo. Uma comunicação bem feita dará, principalmente, uma enorme credibilidade para sua empresa – tanto interna quanto externa. Essa credibilidade reflete nos colaboradores, clientes e fornecedores, até chegar na opinião pública. Um bom trabalho de comunicação  aproxima todos os seus públicos do seus objetivos, gerando engajamento e fazendo a famosa divulgação boca a boca. Lembre-se do ditado: quem não é visto não é lembrado. Uma agência de comunicação fará com que sua empresa seja vista e, consequentemente, lembrada.

    Área de atuação

    Toda contratação de agência de comunicação envolve atendimento entre agência e cliente, e um briefing. Essas conversas e reuniões, que podem ser feitas várias vezes, farão com que a agência entenda a necessidade do cliente, aonde ele quer chegar, o que quer conseguir, e, a partir disso, trace estratégias e execute o melhor serviço possível.

    Também é importante entender, aqui, qual foco de agência o cliente espera buscar. Se ele quiser um serviço completo, que inclui marketing, anúncios, mídia, design e outros, deverá optar por uma agência full service, que oferece tudo isso. Existe a possibilidade de optar por apenas contar com serviços criativos, com as Boutiques criativas. Também há a chance de contratar uma agência especialista em compra de mídia; uma agência especialista em marketing digital, que ganhou força com o advento da internet; agência de social media, que cuida especificamente das redes sociais; uma agência de relações públicas e assessoria de imprensa digital ou uma agência que trabalhe com influenciadores digitais.

    No geral, as agências de comunicação buscam, como já dissemos, fazer com que sua empresa seja divulgada, bem trabalhada e passe credibilidade. 

    Atualmente, um dos setores que mais crescem é das agências de relações públicas digital e marketing digital. Isso porque grande parte do público pode ser atingido e impactado por meio da internet. Pelo fato de muitas pessoas terem acesso, alguns empresários também acham que dão conta de fazer a divulgação pela internet, mas isso, reiteramos, não é tão simples quanto parece.

    Importância e vantagens

    A agência de comunicação poderá apresentar um plano estratégico para sua empresa, que pode incluir, a princípio, uma criação de identidade visual. Ter essa identidade fará com que sua empresa seja reconhecida de cara.

    Nesse sentido, ela também pode trabalhar com o marketing offline, fora das redes, fazendo sua empresa aparecer em revistas, jornais e até brindes e outdoors. 

    Isso é uma boa opção para o marketing jurídico, que tem uma abordagem mais séria e pessoal entre os clientes. 

    O foco pode ser, caso achem necessário, na divulgação via internet, com criação e adaptação de website e e-commerce, campanhas que vão até o cliente, como e-mail marketing e inbound marketing — criando, por exemplo, um blog que fale sobre o assunto relacionado à sua empresa, aproximando-o da marca. Também pode ser trabalhado o SEO, que faz com que o site da sua empresa, por exemplo, seja um dos primeiros a aparecer no topo do Google.

    Potanto, todo esse trabalho chegará no objetivo final de melhorar todo o âmbito de comunicação da empresa, fazer divulgações corretas e eficazes, além de atrair e conquistar clientes. As agências de comunicação podem — e devem — ser grandes aliadas de empresas.

    Como e o exemplo da Luxury properties que contratou uma agencia de divulgação para aumentar suas vendas focadas na fazenda da boa vista.

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    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.