Marketing digital para pequenas empresas: quais os primeiros passos?

Os primeiros passos do marketing digital para pequenas empresas podem parecer complexos, principalmente se você agora que está tendo contato com o mundo online.

Porém, com a prática tudo fica bem mais simples e orgânico. É por isso que vamos te ajudar agora a entender melhor como iniciar sua empresa no mundo digital.

Até porque, ter uma presença digital é muito importante para o crescimento das empresas, independente do ramo de negócio.

Quase 90% das pessoas hoje realizam pesquisas online antes de finalizar uma compra.

Isso é resultado do desenvolvimento digital que o mundo vem passando e é algo definitivo. Então, é preciso sim começar hoje mesmo a se preocupar com a sua imagem online.

Por fim, para que você consiga ter um contato próximo com isso, confira os primeiros passos do marketing digital para pequenas empresas.

Defina a persona de sua empresa

O passo mais importante para ter sucesso no mundo digital é definir quem é seu público alvo, ou seja, sua persona.

Dessa forma, faça a pergunta para você mesmo: qual é o perfil de cliente que procura pelos seus serviços ou produtos e quem se interessa pelo seu ramo?

Por exemplo, uma loja de roupa fitness, o maior público são mulheres, de 25 a 45 anos, que trabalham o dia todo e se preocupam com a boa forma física.

A partir desse perfil inicial que será desenvolvido, que todo o marketing é definido.

Assim, é para esse público que você deve criar conteúdo, interagir nas redes sociais e pensar em seus produtos.

Claro que sempre haverá outros perfis de compradores, mas seu foco principal deve ser a persona.

Portanto, como um dos primeiros e principais passos, procure conhecer o público alvo do seu negócio, para assim direcionar o marketing para as pessoas certas.

Tenha um site bem estruturado

Não adianta executar os primeiros passos do marketing digital se o seu site não é bem estruturado e não passa confiança.

Ao entrar na sua página o visitante precisa sentir que esse é um espaço bem planejado e organizado.

Um layout bonito, com cores atrativas e informações claras é um ótimo primeiro contato com a sua empresa.

Não crie uma página muito poluída de conteúdos e propagandas, setorize cada parte do site.

Desse modo, a interação com a página se torna mais leve e mais atrativa para novos visitantes e possíveis clientes.

Ter um site responsivo também é imprescindível. Isso quer dizer que seu site deve se adaptar a pequenas telas, como os smartphones. Cada dia mais as pessoas realizam todas as suas interações virtuais pelo celular.

Por isso oferecer um site onde todos os conteúdos e informações podem ser acessados pela pequena tela do celular aumenta seu engajamento.

Ofereça conteúdos de qualidade

Oferecer conteúdo de qualidade e bem elaborados será um grande diferencial para o sucesso do seu empreendimento online.

Nesse sentido, ter conteúdos que atraem a atenção da sua persona aumenta a credibilidade da sua marca e a autoridade no assunto.

Textos com qualidade e com qualidade são importantes para o ranqueamento.

Até porque, é isso que o Google usa como referência para definir quais os sites aparecem na primeira página de pesquisa.

Além disso, comprar backlinks também é uma excelente maneira de aumentar essa autoridade de maneira mais rápida.

Caso você não conheça, os backlinks são quando outros sites fazem referências à conteúdos seus.

Isso demonstra o quanto suas publicações são relevantes e atraem novos seguidores.

Invista em redes sociais

Dentro dos primeiros passos do marketing digital para empresas pequenas temos as redes sociais.

Dessa forma, elas hoje são as melhores ferramentas disponíveis para quem deseja atrair mais clientes e torná-los mais próximos.

Mas, para que isso seja sucesso é preciso manter as redes sociais bem atualizadas, com muitos conteúdos e ter interatividade.

Para crescer, garanta 3 coisas: responder questões dos clientes, agradecer mensagens e sempre ser solícito.

Tudo isso junto é o que fará sua empresa começar a ter maior visibilidade online e, consequentemente, aumentar a lucratividade.

Considerações finais

Se você está começando agora, e deseja crescer o seu negócio, investir no marketing digital para pequenas empresas é um dos primeiros passos.

Então, siga os passos corretos, e consiga grandes resultados.