O que você precisa saber para abrir uma loja de roupas

Se você chegou até aqui, é porque tem em mente a ideia de criar uma loja de roupas. De antemão, avisamos que empreender não é fácil. Há tempos de trabalho (muito trabalho), sacrifício e perseverança; mas se você não tem medo de desafios e adora moda, saiba montar uma loja de roupas. 

É um projeto de vida. Não é algo que você planeja por um curto período de tempo, como férias ou curso de idiomas. Nesse sentido, você deve se empenhar para que tudo funcione e faça da sua loja um ponto de referência para o consumidor regular.

A primeira coisa é estabelecer um nicho de mercado

Não se trata apenas de ser um “fashionista” apaixonado. Lembre-se que é um negócio e o importante é realizar o maior número de vendas possível.

Avalie o seu ambiente imediato, qual é o seu público potencial e ainda tire proveito das condições geográficas e climáticas. De repente, você se encontra em uma área litorânea com grande movimento turístico ou, pelo contrário, em seu bairro não sabe o que é ficar dois dias seguidos ao sol.

Contate seus fornecedores

Quase tão importante quanto estabelecer um nicho de mercado é ter fornecedores de roupas. Saia à procura, faça uma ligação, verifique os preços e, se possível, pechinche.

Se você não está sozinho neste projeto e tem um familiar ou amigo dono de uma loja, você pode levantar capital para encomendar mercadorias volumosas que implicam em um preço melhor.

Obtenha o melhor espaço

Coloque sua loja em um local visível da cidade. Aconselhamos a existência de locais iluminados, isentos de umidade e, se possível, ao nível da rua ou no rés-do-chão. Níveis mais altos tendem a ser menos lotados, o que se traduz em menos vendas.  

Conheça as leis locais

Uma das primeiras coisas que você precisa saber para abrir uma pequena butique (ou qualquer outro negócio) é estar ciente das leis e regulamentações locais. Visite a prefeitura, a repartição de patentes ou a arrecadação de impostos para conhecer a parte burocrática que você deve percorrer antes de abrir as portas de sua loja de roupas. Não é muito pedir conselho profissional de contadores ou advogados.

Pense no futuro

Calcule as despesas possíveis para os próximos seis meses e tente lucrar com cada centavo. Trabalhe com seu parceiro ou um membro da família para reduzir custos e tente, antes de desperdiçar suas economias pessoais, solicitar um empréstimo.

Um pouco de publicidade

 A mídia social ainda é um dos meios de comunicação de menor custo quando se trata de publicidade. Se a sua loja é uma loja para jovens e adultos, você pode fazer mais barulho através do Facebook ou Instagram.

Baixe e conheça o aplicativo do Canal Dstak, onde reúne uma grande variedade de fornecedores de roupas diretamente do Brás, peças de qualidade e preço acessível em um só lugar. E o melhor, você paga apenas um frete!

Sua mercadoria selecionada é recolhida na sede do Dstak e enviada para o seu endereço cobrando apenas um valor, assim, além de economizar, você irá recebê-las todas juntas.

Veja também: Dicas de moda para quem chegou aos 30