Doenças causadas por postura inadequada no trabalho

Nos últimos anos, observamos um aumento de doenças causadas por postura inadequada no trabalho, inclusive algumas mais difíceis de tratar.

Felizmente, com a mudança de determinados hábitos e aprendendo a como manter a postura correta, é possível evitar uma série de doenças.

Nesse artigo, vamos mostrar não apenas as doenças causadas por postura errada, mas o que você pode fazer para melhorar a sua postura no ambiente de trabalho.

Por que uma boa postura é importante?

Antes de mostrar quais doenças causadas por postura inadequada no trabalho, por que uma boa postura é importante?

Uma má postura pode causar dores no pescoço, dores de cabeça, dores nas costas, nos ombros…

Além disso, pode aumentar os níveis de estresse e fadiga, podendo provocar problemas musculoesqueléticos mais graves.

É por isso que é importante permanecer ativo e saber como melhorar sua postura e cuidar do seu corpo.

Quais as causas de uma má postura?

As causas de uma má postura são diversas, e as mais frequentes são:

1.Sentar-se errado na cadeira

A maneira que você se senta pode exercer uma grande pressão nos seus músculos e tecidos moles.

Isso pode também aumentar a tensão nos músculos e, por consequência, causar dores.

2.Coluna curvada e queixo inclinado

Nós temos uma tendência em nos curvar diante do computador. Se essa postura é mantida durante longos períodos, isso pode levar a problemas na coluna cervical e ombros.

O uso de smartphones também pode causar problemas semelhantes, e inclinar o queixo é um outro erro de postura comum causado por uma coluna curvada.

3.Apoiar-se de um lado

Muitas pessoas se apoiam mais sobre uma perna. Essa posição pode parecer mais confortável se você ficar em pé por muito tempo.

O problema é que ao invés de utilizar seus músculos centrais para manter seu corpo na posição vertical, você exerce uma pressão suplementar sobre um lado da coluna lombar e do quadril.

Doenças causadas por postura inadequada no trabalho

As doenças causadas por postura inadequada no trabalho afetam milhares de pessoas a cada ano, e isso no mundo todo.

A coluna curvada para ver melhor seu computador, as pernas cruzadas ou ainda os ombros para frente são apenas alguns exemplos de postura inadequada.

Essas diferentes posições aumentam os riscos de pressão sobre o esqueleto e os músculos, podendo causar os mais diversos problemas musculoesqueléticos, como:

  • Tendinites;
  • Bursites;
  • Epicondilite (cotovelo);
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Lombalgias;
  • Hérnia de disco;
  • Lesões por esforço repetitivo.

Vale mencionar aqui que os problemas musculoesqueléticos podem afetar os músculos, ligamentos, tendões, nervos e articulações, inclusive em alguns casos, o recomendado é uma cirurgia endoscópica de hérnia de disco.

Mas apenas o médico é capaz de avaliar a necessidade ou não de um procedimento cirúrgico.

Os sintomas ou as queixas como espasmos de dor, por exemplo, aparecem progressivamente, e é necessário buscar tratamento a fim de evitar evoluir para um quadro mais grave.

Além de todas essas doenças, ficar longas horas na posição sentada, pode aumentar o risco de:

  • Aumento do peso corporal;
  • Enfraquecimento muscular;
  • Má circulação sanguínea;
  • Artrite;
  • Doenças cardíacas;
  • Perda da massa óssea.

Dicas para melhorar a postura no trabalho

Como evitar posturas inadequadas no trabalho se passamos de 9 a 10 horas sentados e prevenir doenças causadas por postura inadequada no trabalho?

Em primeiro lugar, é importante entender que não se trata de manter uma “postura” ergonomicamente perfeita o maior tempo possível, mas é possível sim adotar novos hábitos, por exemplo:

1.Manter a coluna reta

A maneira mais evidente para melhorar a postura sentada ou em pé é, sem dúvida, manter a coluna reta o máximo possível.

Visualize como tivesse uma corda presa no topo da sua cabeça, te empurrando para cima.

2.Tenha o hábito de se sentar corretamente

Tente manter sua coluna reta e no encosto da cadeira, e seus pés no chão.

Além disso, mantenha seu antebraço apoiado, não cruze as pernas e seus ombros para trás.

3.Configure sua mesa de trabalho

É importante que a tela do computador esteja na altura dos olhos e evite ao máximo inclinar a cabeça ao digitar.

O ideal é escolher uma cadeira de tamanho adequado e que esteja alinhada corretamente com a posição do seu computador e teclado.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais as doenças causadas por postura inadequada no trabalho, basta seguir as dicas passadas aqui para manter a postura correta e evitar maiores problemas de saúde!

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