quarta-feira, fevereiro 21

    Utilizado para o bom planejamento desenhos dentro das áreas de engenharia, construção civil, arquitetura e urbanismo, o AutoCad tem sido um dos softwares que mais evoluem dentro desses setores.

    Esse programa permite que os erros sejam diminuídos dentro da elaboração dos projetos. O AutoCAD é direcionado para esse fim: projetos de arquitetos e engenheiros de desenhos e produtos gráficos. 

    Essa ferramenta é utilizada por grandes empresas, como a e-Skynet. Ela permite a criação de desenhos 2D e 3D e é importante para que os clientes consigam visualizar seus projetos de forma mais clara e aprimorada. 

    Veja a seguir algumas informações a respeito de como funciona o AutoCad e quais os principais benefícios dentro da construção. Confira:

    O que é o autocad?

    O AutoCad é um software para desenvolver e criar projetos voltados para as áreas de engenharia, arquitetura, construção civil, design, engenharia de produção, indústria automobilística e engenharia mecânica. 

    O termo CAD é formado pelas iniciais das palavras Computer Aided Design, e une ferramentas como conceitos gráficos, cálculos, configuração visual e planejamento de construções e objetos.

    Quando o autocad foi criado?

    Esse sistema foi criado em 1982 pela empresa Autodesk Inc. Essa empresa queria uma alternativa para a criação de projetos técnicos criados à mão.

    Em quais áreas o autocad pode ser utilizado?

    Essa ferramenta chegou para substituir a planta de um projeto feito à mão por técnicos de diferentes áreas dentro da construção.

    O programa tem como objetivo trazer mais exatidão para a realização dos cálculos e na visualização do projeto como um todo, podendo observar todos os detalhes a serem executados depois da criação. 

    Até hoje, o AutoCad é utilizado pela engenharia mecânica, design de objetos, indústria automobilística, design de interiores e pode ser aplicado dentro da arquitetura, engenharia e construção civil. Esse tipo de desenho requer capacitação profissional para a execução do programa.

    Como funciona o AutoCAD e quais os principais benefícios?

    Ele permite a visualização completa de projetos de todos os ângulos. É possível criar projetos em 3D e fazer movimentações para ampliar a visualização de todos os lados.

    Isso faz com que todos os detalhes sejam observados tanto nas áreas externas do projeto como nas áreas internas dele. 

    Além disso, o programa conta com ferramentas de cálculos da estrutura. Isso faz com que o usuário do AutoCad interprete o projeto por suas imagens, cálculos e posições.

    Como comprar o programa?

    Antes dos anos 2000, o programa só poderia ser adquirido através de um cd-rom. Mas, de acordo com os avanços da tecnologia, hoje é possível fazer o download pago através do site oficial fabricante do software. 

    Hoje, o programa é um software de serviço, ou seja, quem utiliza paga uma taxa mensal para que ele seja executado e todos os dados sejam armazenados em nuvem. Não precisa pagar uma licença para usar o programa como antigamente.

     Quando o usuário usa o programa, ele paga uma assinatura online que é renovada em determinados períodos pela internet mesmo. Essa função traz mais acessibilidade para os usuários.

    Mantendo a assinatura em dia, todas as versões que forem atualizadas pelo fabricante, ficam disponíveis automaticamente para o usuário. Isso facilita o processo de uso.

    Escolher a autocad é uma boa alternativa?

    O uso do Autocad possibilita a visualização do projeto de forma mais segura, bem como seus cálculos mais próximos da realidade. Como foi dito antes, os projetos eram desenhados a mão, e os erros eram mais propensos a serem feitos. 

    Os projetos que antes eram feitos à mão, dependiam do profissional e de sua capacidade de traço e visão técnica. Em projetos muito extensos, havia uma grande dificuldade para passar a visualização do projeto para o cliente.

    Com o AutoCad, a visualização fica mais próxima da realidade do projeto, podendo ser apresentada em 3D e sobre diferentes análises de ângulos para serem apresentados ao cliente.

    Benefícios do uso do autocad

    –   Permite a pesquisa de cálculos e projeções

    –   Reduz os custos do planejamento

    –   Reduz os custos da construção

    –   Acelera o processo de criação dos projetos

    –   Possibilita a criação de projetos diferenciados.

    A partir do uso desse programa, você consegue visualizar o projeto em diferentes formatos, não só no papel mas também no computador. 

    Além disso, seus dados ficam armazenados na nuvem em tempo real. Essa é a melhor escolha para tornar seus projetos profissionais. Entenda como funciona o AutoCAD e quais seus principais benefícios e os coloque em prática dentro do seu negócio.

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.