Se há um resultado positivo do surto de Covid-19, bloqueios induzidos e ondas subsequentes, é na forma de maior adoção de tecnologia em diferentes segmentos e indústrias.
O setor de saúde, por exemplo, que enfrentou o maior golpe do novo vírus, no passado recente testemunhou melhorias e inovações maciças trazidas pela transformação digital e tecnológica.
A tecnologia ajuda na agilidade do atendimento
Com a ajuda de soluções baseadas em tecnologia prontamente acessíveis e avançadas, os hospitais podem hoje obter a agilidade necessária para otimizar os processos operacionais e aprimorar a experiência do paciente, reduzindo custos.
É óbvio acrescentar neste ponto que os dados coletados e analisados por meio de diferentes subconjuntos de tecnologia dão uma ideia precisa sobre o comportamento e as necessidades de todos os interessados, ou seja, pacientes, médicos, funcionários e gestão.
Quando visto em sua totalidade, o caminho a seguir para os hospitais após as transformações tecnológicas é transformar hospitais inteligentes.
O que são hospitais inteligentes?
Quando falamos de hospitais inteligentes, nos referimos essencialmente a uma forma de assistência médica digital que incorpora serviços de software e hardware, entrelaçados com recursos qualificados e elementos operacionais integrais.
O futuro da saúde digital, na verdade, pertence a uma infinidade de tecnologias juntas. Seja Inteligência Artificial (IA), sensores avançados de saúde, genômica ou cirurgias robóticas, ou todos eles juntos, a saúde digital é muito baseada em tecnologia apenas no papel.
Tecnologias como IA, blockchain e IoT podem mudar a maneira como os hospitais, especialmente os autônomos e comunitários, operam enquanto aumentam seus níveis de eficiência ao nível de players maiores.
Tais iniciativas podem partir das faculdades de graduação em cirurgia robótica, isso porque os hospitais escola poderiam integrar em sua residência uma tecnologia de ponta e que prepara esses futuros profissionais.
Benefícios da tecnologia para os pacientes
Essas soluções são integradas, os pacientes podem verificar a disponibilidade de médicos, a equipe do hospital pode manter registros atualizados de seus pacientes e, mesmo que um paciente esteja fora da cidade, pode consultar o médico conforme sua conveniência.
Além disso, se dois hospitais estiverem na mesma plataforma, um paciente pode ir para outro hospital em outra cidade e seus prontuários podem ser retirados para melhor diagnóstico e tratamento, enquanto seu histórico médico pode ser atualizado em um banco de dados para verificação pelo médico principal .
Além disso, a tecnologia tem o potencial de transformar sistemas de saúde insustentáveis em sistemas sustentáveis, garantindo a eficiência da operação e o crescimento desimpedido, ao mesmo tempo em que equaliza a relação entre pacientes e profissionais médicos.
O futuro é a tecnologia
Embora os fatores mencionados acima sejam indispensáveis para a transformação tecnológica da saúde, as ferramentas precisam ser úteis e atender a diferentes segmentos e fluxos que precisam de coerência e agilidade para oferecer o resultado esperado no prazo desejado.
Por exemplo, todos os hospitais precisavam de um Smart HealthApp completo para reserva de medicamentos, consulta médica, exames de laboratório, reserva de ambulâncias, armazenamento de registros de saúde digitais etc. sem qualquer roubo – e Smart Labs and Diagnostics – onde um sistema centralizado conecta máquinas de diagnóstico para publicar relatórios e pedidos tanto nos telefones celulares dos médicos quanto dos pacientes.