quarta-feira, fevereiro 21

    Como vender no Mercado Livre, é uma dúvida constante de grande parte da população. Já existe um grande número de pessoas que utilizam a plataforma para realizar vendas. Mas, existe uma quantia que não sabe nem por onde começar a ganhar dinheiro na internet. 

    Com o surgimento da internet, as formas de adquirir dinheiro e vender produtos neste meio, tem se tornado cada vez maior e frequente entre as pessoas empreendedoras.

    Sendo assim, veja a seguir o passo a passo de como você pode começar a vender no Mercado Livre e as principais informações sobre o que é necessário para começar a lucrar na plataforma com as suas vendas. 

    Como vender no Mercado Livre: Passo a Passo

    Mesmo com o avanço tecnológico, muitas pessoas ainda sentem dificuldade em como vender no Mercado Livre, ou até mesmo realizar a primeira venda. Sendo assim, veja o passo a passo: 

    1- Faça o seu cadastro

    Para realizar o seu cadastro, entre no site oficial do Mercado Livre e selecione a opção: “Crie a sua conta”. 

    Em seguida, informe todos os seus dados de forma correta, como por exemplo: 

    • Nome e sobrenome 
    • CPF 
    • E-mail 
    • Crie uma senha 

    Leia os termos de condições, aceite e aperte em continuar. 

    Caso você queira se cadastrar como empresa, é necessário selecionar a opção: “Criar uma conta de empresa”. Agora, você irá colocar os dados da sua empresa, como: 

    • CNPJ 
    • Razão Social 
    • E-mail 
    • Criar uma senha 

    E assim como o cadastro anterior, você deve ler todos os termos, aceitar e selecionar a opção não sou um robô.

    Ao criar a sua conta, você poderá gerenciar todas as suas postagens e vendas tanto pelo site, quanto pelo aplicativo. 

    2- Anuncie o seu produto

    Ao finalizar o cadastro tudo certo, você terá um login, com o seu e-mail e senha. Então, entre no site e selecione a opção: “Vender”. 

    Logo em seguida, irá aparecer algumas opções de produtos que você deseja vender, as opções que provavelmente irão aparecer são: 

    • Produtos 
    • Veículos 
    • Imóveis 
    • Serviços 

    Selecione a categoria que mais se encaixa ao seu produto, pois assim quando o cliente buscar por exemplo imóveis, o seu serviço irá aparecer. 

    Em seguida, crie um título para o seu anúncio, algo que se relacione com o seu produto e seja chamativo. Assim, o consumidor que precisa do seu produto ou serviço irá encontrar com mais facilidade. 

    Neste momento, use muito a sua criatividade e crie um título bem atrativo, para que você possa vender o seu produto. 

    O segundo passo é verificar e selecionar uma categoria correta para seu produto. Algo que você deve fazer e irá te ajudar, é buscar seus concorrentes e olhar em qual categoria eles colocam seus produtos.  

    Assim, você terá certeza de que estará escolhendo a categoria certa para que as suas vendas sejam efetivas.  

    Logo após, selecione a forma de anunciar o seu produto. Em que, pode ser em catálogo ou na lista geral. 

    3- Informe os principais dados sobre o seu produto

    Neste momento, você deve colocar todos os dados e informações necessárias sobre o produto.

    Sendo assim, comece colocando uma foto do produto que você irá vender, não economize em tempo para escolher. Ou seja, escolha uma imagem que apresenta bem os mínimos detalhes sobre o seu produto. 

    Não se esqueça de informar a quantidade que você tem no seu estoque daquele produto. Assim, irá facilitar para você fazer um controle efetivo do seu estoque e vendas. 

    Se você oferecer em diversos tamanhos ou cores, informe todas as cores que você possui e tamanhos, isso serve mais para roupas e determinados objetos. Mas, nunca se esqueça de informar. 

    Além disso, informe o código universal do seu produto. Mas não sei onde fica este código, como posso identificar? 

    É muito simples, todos os produtos possuem e esse código possui de 8 a 14 dígitos. Geralmente ele fica bem próximo ao código de barras, se localiza na caixa do produto ou embalagem. 

    Preencha também, toda a ficha técnica, ou seja, características essenciais sobre o produto, como seu modelo, marca, tamanho, material e etc. 

    4- Informe o preço e escolha o tipo de anúncio

    Por fim, mas não menos importante, informe corretamente o preço do produto e escolha o anúncio que você deseja para o seu produto. 

    Como funciona a opção de anúncios? 

    Ao inserir o seu produto, você pode escolher qual anúncio colocar para o seu produto. Os anúncios oferecidos pelo Mercado Livre são: 

    • Gratuito 
    • Clássica- Boa exposição 
    • Premium- Exposição máxima 

    Você só paga uma comissão ao anúncio caso o seu produto for vendido. Mas, ao cadastrar, o Mercado Livre informa qual será a taxa e o seu valor de acordo com cada modalidade.

    Veja também: Estratégias de marketing digital para escritórios de coworking

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.