Enviar currículo para empresa de limpeza pode ser uma boa forma de conseguir trabalho rapidamente. O setor está aquecido e realiza muitas contratações, especialmente no período de pós-pandemia. 

    De acordo com dados do IBGE, o setor de serviços é uma das áreas em que os brasileiros mais encontram trabalho. Logo, se você está desempregado e busca recolocação rápida no mercado, deve conhecer um pouco mais as possibilidades oferecidas pelo setor. 

    A área de serviços de limpeza e conservação gera oportunidades para diaristas e auxiliares de limpeza. Os empregadores recrutam de forma direta, geralmente sem carteira assinada, ou através de uma empresa de limpeza.

    Como funcionam as empresas de limpeza?

    Toda empresa de serviços de limpeza possui uma equipe de profissionais qualificados, que executam atividades e tarefas de acordo com as necessidades dos clientes. Em outras palavras, o negócio consiste em terceirizar a mão de obra. 

    Sendo assim, existem empresas que atendem apenas clientes corporativos, ou seja, que fornecem auxiliares de limpeza para serviços de higienização e conservação de estabelecimentos comerciais e escritórios. 

    Outra opção é o grupo de empresas de limpeza que recrutam diaristas, ou seja, profissionais que limpam casas e apartamentos.

    Nos dois casos, a primeira etapa do recrutamento e seleção dos profissionais é a análise do currículo. Então, para ter uma chance de fazer parte do time, você precisa preparar e enviar um CV exemplar.

    Neste artigo, você vai aprender o passo a passo para escrever e enviar currículo para empresa de limpeza. 

    1 – Entenda como deve ser a estrutura de um bom currículo

    Em primeiro lugar, você precisa compreender a estrutura de um bom currículo. Em síntese, o documento é composto por:

    • Cabeçalho com dados pessoais: nome completo, telefone, estado civil, idade, endereço,  e-mail;
    • Objetivo profissional: indicação do cargo que você pretende ocupar;
    • Experiência profissional: relação de empregos anteriores, com nome da empresa, breve descrição, cargo e datas (início e fim);
    • Formação: Nível + nome da instituição + data de início/ fim;
    • Informações complementares: trabalho voluntário e disponibilidade de horário/

    2 – Edite um modelo pronto

    Você não precisa redigir um CV do zero. Uma boa dica é baixar um currículo pronto Word e editar o arquivo no computador, considerando as informações do seu perfil profissional. 

    Na hora de escolher um currículo pronto para preencher, opte por um modelo que coloque em destaque as experiências anteriores em empresas ou residências. Além disso, não se esqueça de organizar os anos trabalhados em ordem cronológica, sempre da experiência mais recente para a mais antiga. 

    Depois de editar o currículo no Word, lembre-se de salvar o arquivo no formato PDF. Essa é a melhor extensão para enviar um currículo, pois pode ser visualizada rapidamente e fica protegida de modificações. 

    3 – Use o Google

    No próprio Google, é possível pesquisar por oportunidades de acordo com cargo e localização. Além disso, você também pode criar alertas para receber notificações em caso de novas vagas abertas.

    4 – Busque por vagas em sites especializados

    Entre os sites que reúnem vagas de emprego em empresas de limpeza, vale destacar:

    5 – Participe de grupos de emprego 

    Outra forma de ficar por dentro das vagas abertas é através dos grupos de busca de emprego no WhatsApp e no Facebook. Portanto, participe dessas comunidades e aumente as suas chances de ser chamado para uma entrevista. 

    6 – Tenha o anúncio da vaga como guia

    Para atualizar as informações do CV, observe a descrição da vaga e veja quais são as competências que ela valoriza. Assim, na hora de descrever suas experiências no currículo, lembre-se de valorizar essas aptidões.

    A abordagem do currículo deve ser adaptada de acordo com a vaga de interesse, afinal, cada empresa possui um perfil. Só tome cuidado para não contar mentiras e acabar incluindo no documento habilidades que você não possui. 

    7 – Envie o currículo corretamente

    Depois de encontrar a vaga perfeita e preencher o CV, é chegado o momento de enviar o documento. Então, verifique a descrição do anúncio da oportunidade e veja como o empregador recomenda o envio do currículo. 

    As empresas geralmente recebem currículo por e-mail ou através do cadastro online em uma plataforma de recrutamento e seleção. 

    8 – Peça cartas de recomendação

    A empresa de limpeza que está contratando certamente vai querer referências. Portanto, peça cartas de recomendação aos seus antigos empregadores. O texto deve comprovar e reconhecer suas qualidades como profissional.

    9 – Busque pelas principais empresas de limpeza da sua cidade

    Uma forma eficiente de enviar currículo para empresa de limpeza é entrando no site oficial, mais especificamente na área de “Trabalhe Conosco”. Assim, você pode cadastrar o currículo online e ser chamado para uma entrevista, se o seu perfil for compatível com alguma vaga disponível. 

    Antes de encaminhar currículos, tenha o cuidado de fazer uma lista com os nomes das principais empresas de limpeza da sua cidade. Depois, acesse a página oficial de cada uma delas e encaminhe o seu CV, seguindo as orientações do site. 

    10 – Mantenha o currículo atualizado

    O RH das empresas de limpeza verifica se o currículo do profissional está com as informações atualizadas. Quando um documento está desatualizado, ele é imediatamente descartado. Portanto, tenha o cuidado de atualizar o currículo periodicamente.

    Além disso, a cada atualização do conteúdo, lembre-se de fazer uma revisão. Assim, você se previne de enviar o currículo com erros de ortografia ou de digitação.

    Por fim, tenha em mente que a busca por emprego requer paciência e persistência, então não desista no primeiro “não”. Seguindo as dicas, você vai aumentar suas chances de contratação.

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.