Já se perguntou como os desenvolvedores imobiliários trazem à vida projetos impressionantes? O processo por trás de um lançamento imobiliário é tão intrigante quanto a visão que ele realiza.
Afinal, o que impulsiona o sucesso de um novo empreendimento no mercado imobiliário? Vamos explorar em nosso blog os bastidores dessa fascinante jornada de construção e descobrir o que torna um lançamento imobiliário tão especial.
Como funciona um lançamento imobiliário?
Um lançamento imobiliário é o estágio antes do início das obras do empreendimento. Normalmente, um lançamento imobiliário consiste em algumas etapas, com início no próprio anúncio do conceito do apartamento até a abertura das vendas.
Ao longo desse processo, que em média dura em torno de 6 meses, possíveis compradores têm acesso ao apartamento na planta por meio de ilustrações, maquetes e muitas vezes um modelo decorado.
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Anúncio do lançamento
O lançamento imobiliário começa quando a construtora responsável anuncia que vai iniciar a construção de um novo empreendimento.
Às vezes, esse anúncio já vem acompanhado de “spoilers” do imóvel, como localização, conceito e data para apresentação oficial. A partir daí, corretores se mobilizam e já podem acionar clientes e possíveis compradores.
Apresentação do imóvel para os corretores
Nessa etapa, a construtora apresentará o lançamento imobiliário para os corretores.
A apresentação confirma as informações mais importantes do lançamento, como: a localização, a área comum do empreendimento, a tipologia das plantas, a data de abertura das vendas e de entrega das chaves e uma estimativa de preço dos apartamentos.
Preparação para a compra
Aqui se inicia a preparação dos clientes por parte dos corretores. Geralmente já se tem uma ideia do preço do metro quadrado do empreendimento, e consequentemente o preço de cada planta.
Durante essa etapa, o comprador já pode ir considerando qual tipo de apartamento quer comprar, e qual andar, mas isso tudo será acordado com a construtora na próxima fase do lançamento.
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Documentação dos clientes
É neste momento que os corretores montam a “pasta” dos clientes interessados no empreendimento.
Essa pasta nada mais é do que uma cópia dos seus documentos básicos, como RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, e comprovante de residência. Também é durante essa etapa que o cliente pode decidir sobre a planta e o andar da sua preferência.
Lançamento de vendas:
Nesta etapa, a construtora abre oficialmente as vendas do empreendimento. Os corretores entram em contato com os clientes que já haviam demonstrado interesse e apresentam as opções de plantas e andares disponíveis.
O cliente escolhe a planta e o andar de sua preferência e assina o contrato de compra e venda. A partir daí, o cliente deve pagar o sinal e o financiamento é aprovado. O processo de lançamento imobiliário é concluído com a entrega das chaves aos compradores.
Como a inteligência imobiliária pode ajudar no lançamento imobiliário
A inteligência imobiliária é a aplicação de dados de mercado e a sua análise feitas pelas empresas que atuam no segmento imobiliário, com o objetivo de que sejam capazes de tomar decisões mais estratégicas, aumentando também o retorno financeiro do negócio 12.
A inteligência imobiliária pode ajudar as empresas a identificar as melhores oportunidades de negócio, a definir a estratégia de marketing mais adequada para o lançamento, a identificar o público-alvo e a criar campanhas publicitárias eficazes.
Além disso, a inteligência imobiliária pode ajudar a gerenciar o processo de vendas, desde a captação de leads até o fechamento do negócio.
Para mais informações, acesse a Strategie inteligência e saiba o que é inteligência imobiliária em caso de dúvidas.