O que é escrita persuasiva?

    A escrita persuasiva é uma forma de escrita argumentativa na qual argumentos racionais são combinados com apelo emocional para persuadir os leitores a adotar um certo ponto de vista. Enquanto um ensaio argumentativo apresenta ambos os lados de uma discussão e incentiva o leitor a tomar uma decisão mais educada, um ensaio convincente foca apenas na inclusão de evidências que sustentem o ponto de tese.

    Além disso, os escritores usam a escrita persuasiva para tomar uma posição sobre um assunto, convencendo os leitores a concordar com um ponto de vista ou conceito específico.

    Ela toma muitas formas em agências de marketing digital. Um bom argumento convincente combina análise detalhada e redação precisa para apresentar o ponto de vista do escritor e persuadir o leitor a concordar.

    Nesse sentido, se você estiver cursando a faculdade presencial ou online, você será obrigado a escrever pelo menos uma redação persuasiva em algum momento.

    Um ensaio persuasivo, também conhecido como papel de posição, é uma peça curta na qual você convence o espectador a concordar com seu ponto de vista, apresentando evidências convincentes e uma explicação clara que efetivamente apoiam sua posição.

    As mídias sociais têm nos ajudado em muitas coisas e tornado tudo mais fácil, mesmo que você não tenha nenhuma ideia do que escrever, você pode contratar um redator e terá muitos resultados.

    Dicas Escrita Persuasiva:

    Dicas Escrita Persuasiva 1: apoie seu argumento

    Apoiar seu argumento é a parte mais importante de sua escrita, porque se você apoiar o lado positivo e escrever sobre o lado negativo, então é errado.

    Opiniões não são as mesmas que reivindicações. Os argumentos, por outro lado, são o produto de diferentes pontos de vista.

    Já que temos opiniões, é por isso que fazemos reivindicações em primeiro lugar. O truque é apoiar sua reivindicação com a análise, lógica e organização previamente declaradas.

    Dicas Escrita Persuasiva 2: esclareça sua opinião

    Esclarecer sua opinião significa que tem que ficar claro sobre o que você está escrevendo e o porquê.

    Ter um conhecimento extra sobre sua redação é seu dever para que possa escrevê-la da melhor maneira possível.

    Todo mundo gosta de uma boa história, mas não vai escrever uma aqui. Pare a ambiguidade, o mistério e o suspense.

    Nosso público deve saber exatamente onde você está e o que quer dizer. Se o seu leitor tem que adivinhar sua posição você já os perdeu.

    Declare sua posição clara desde o início, e repita-a conforme necessário.

    Dicas Escrita Persuasiva 3: faça uma boa estrutura

    Organizar uma estrutura é muito importante em qualquer tipo de escrita, escrevendo uma redação ou não.

    Por isso, certifique-se sempre de gerenciar a estrutura da redação. Caso contrário, se você escreveu um ensaio muito bom, mas não é gerenciado de acordo como ele deve ser, então não vai interessar seus leitores.

    Se você quer que seu público se interesse pela sua redação e siga-a, primeiro você deve envolvê-lo.

    Como resultado, deve criar uma boa estrutura para o seu ensaio, atrair seu público e mantê-los engajados em lê-lo.

    A tese é declarada de forma simples e persuasiva no início da organização. Este deve ser o seu ponto de partida para todo o texto.

    Dicas Escrita Persuasiva 4: esteja ciente do seu público-alvo

    Todo escritor estuda seu público antes de escrever, e assim produzir o que vão gostar e o que os fará felizes em ler o artigo ou ensaio.

    Cada carta é endereçada a um indivíduo específico. Escrever é, afinal, um meio de comunicação. Com isso em mente, o público-alvo deve ser considerado.

    Dicas Escrita Persuasiva 5: pesquise no lugar certo

    Primeiro deve-se selecionar um assunto sobre o qual você tenha algum conhecimento.

    Caso contrário, será preciso fazer mais pesquisas sobre o assunto, demandando muito tempo e trabalho.

    Isso não implica que você deve apenas realizar pesquisas para escolher seu assunto; mas também pesquisar o tema escolhido, mesmo que você não tenha conhecimento.

    Análises fornecerão conhecimento adicional que o ajudará a escrever um ensaio bem-sucedido.

    Deve-se compreender o tema de várias perspectivas. Você também precisa ser capaz de apoiar os pontos com provas suficientes e prever possíveis contra-argumentos.

    Também é melhor que os dados venham de uma variedade de fontes confiáveis, como relatórios acadêmicos revisados por pares, mídia de notícias éticas, exemplos históricos e opiniões de especialistas.

    Resumo sobre dicas escrita persuasiva

    Um escritor persuasivo deve começar com uma declaração clara que comunique seu ponto de vista.

    Começando com um fato, resultados de pesquisa ou qualquer outra prova que diga nitidamente fatos que apoiem sua tese e notifica imediatamente o leitor do assunto da redação, agora é esperar para ver se eles leram ou não para ver se concordam com você.

    Share.

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.