Como aumentar o engajamento no Instagram

O engajamento é um dos temas mais lembrados por quem trabalha no Instagram. A razão disso é que a função do engajamento é medir as interações (curtidas, comentários e compartilhamentos) de cada perfil.

Quanto mais interações um perfil acumular em seus posts, maior a chance do algoritmo mostrá-lo para mais usuários. Ou seja, aumentar o engajamento é crucial para que uma página cresça no Instagram. Em suma, quanto maior o engajamento, maior a chance do perfil ter relevância na plataforma.

Contudo, conquistar engajamento não é algo simples. Em primeiro lugar, é necessário ser paciente e saber que será preciso trabalhar muito. Afinal de contas, o crescimento na plataforma não acontece do dia para noite. Aliás, é bem raro que alguém “viralize” logo nos primeiros posts.

Antes de fazer sua postagem, é preciso descobrir quais conteúdos chamaram a atenção do público. Além disso, você terá que usar técnicas que induzam o algoritmo a mostrar sua página.

Do contrário, mesmo que sua página seja excelente, quase ninguém irá acessá-la, pois será esquecida pelo algoritmo. Nos próximos parágrafos, você entenderá como aumentar o engajamento no Instagram.

Por que o engajamento é tão relevante?

O assunto “engajamento” é relevante não apenas no Instagram, mas em qualquer mídia social. Afinal, é por meio dele que sabemos quando uma página está gerando acessos ou não. Em suma, quanto maior o engajamento de seus posts, maior a relevância de um determinado perfil.

Há quem acredite que se preocupar com curtidas e visualizações é apenas vaidade. No entanto, olhar essas métricas é crucial, pois são elas que mostram quando um post agradou ao público ou não.

É importante ressaltar que, normalmente, quando um perfil gera muitas interações, é porque seus posts são atrativos. Em casos assim, o adm da página tem sua marca valorizada e se torna referência em seu nicho.

Analisar o engajamento do perfil é crucial

Nos dias de hoje, é crucial verificar o engajamento de sua página, pois o algoritmo do Instagram dá muito valor a isso. Ou seja, o robô avalia a quantidade de interações que uma postagem recebeu e, por meio disso, determina se o post tem relevância ou não.

Basicamente, o algoritmo analisa o engajamento de um modo bem simples: quanto mais interações um post gerar, mais relevante ele é. Sendo assim, quando um post gera muitas interações, o algoritmo o mostra para mais pessoas. Assim, se o conteúdo realmente agregar valor, aquela página ganhará mais seguidores com o passar do tempo.

É importante ressaltar que apenas 10% dos usuários do Instagram conhecem alguma nova página por meio do algoritmo. Portanto, para que algum post receba destaque através do robô, é preciso que ele receba muitas interações. Em suma, para que um post seja mostrado pelo algoritmo, é preciso que ele receba engajamento. Do contrário, aquela postagem será abandonada pela plataforma.

Como aumentar o engajamento no Instagram

Como já foi explicado, ganhar engajamento não é algo simples. Para conseguir isso, é preciso se esforçar muito, postar frequentemente e sempre com qualidade. Se não for feito dessa maneira, dificilmente a página terá engajamento. A seguir, veja algumas dicas e entenda como aumentar o engajamento no Instagram:

Suas postagens devem ter alto valor

A busca por engajamento será totalmente inútil se os posts não tiverem valor. Ou seja, ser especialista em algoritmo não valerá nada se o perfil não agradar aos seguidores. Portanto, para que os posts gerem engajamento, é necessário que sejam de qualidade. Ademais, eles devem atender às necessidades de seus seguidores.

Para ajudar seu público, você deve conhecer o perfil dele, entender as necessidades e ver como sua página pode ajudar. Em suma, suas postagens devem solucionar o problema de alguém ou, pelo menos, ajudar muito nesse sentido.

Ao postar algo assim, seus seguidores acharam a sua página muito útil. Assim, é bem provável que seu engajamento aumente, pois a qualidade de sua página fará isso. Em poucas palavras: quanto maior a qualidade de seus posts, maior o engajamento de seu perfil.

Comunique-se com os seguidores

Pensando em aumentar o engajamento de seus perfis, algumas pessoas costumam comprar curtidas Instagram. Afinal, se uma postagem ganhar muitas curtidas em pouco tempo, ela atrai a atenção das pessoas. Ou seja, o post desperta a curiosidade dos usuários e isso atrai mais seguidores para a página.

Contudo, essa compra não terá utilidade alguma se você não falar com seus seguidores. Afinal de contas, postar diversas vezes, porém, não se comunicar com quem te segue, demonstra indiferença e falta de respeito com seu público. Basicamente, é como se as pessoas que te apoiam tivessem pouco valor para você. Transmitir essa imagem será péssimo para o seu perfil.

Para que as pessoas não te vejam dessa forma, responda as perguntas do direct e os comentários das postagens. Ademais, seja sempre educado, pois quem te apoia deve ser bem tratado. Se você não agir assim, ao invés de engajamento, sua página terá um grande índice de rejeição, algo muito ruim para o seu trabalho.

Os vídeos do Instagram são muito importantes

Os vídeos da plataforma geram muito engajamento, por isso, o Instagram tem dado enorme relevância para eles. Portanto, além das fotos, é importante fazer vídeos em seu perfil, pois isso pode elevar o número de interações.

No entanto, para que essa estratégia dê certo, é preciso que seus vídeos tenham qualidade. Ou seja, o conteúdo do vídeo deve agregar valor para quem assiste. Dessa forma, os seguidores da página contribuirão para o seu engajamento.

Não deixe de citar a sua localização

Para que seu perfil atraia seguidores da sua região, é importante que suas postagens tenham o nome de seu bairro, cidade ou empresa. No Instagram, muitos usuários fazem buscas atreladas a regiões específicas, por isso, colocar os dados citados anteriormente faz toda a diferença. Assim, será possível que pessoas próximas a você acompanhem o seu trabalho.

Seus posts devem ser frequentes

Apesar da qualidade ser sempre melhor que a quantidade, é necessário manter uma frequência de postagens no Instagram. Ao seguir essa linha, haverá uma boa chance de seu engajamento aumentar, pois seu público ficará mais interessado em seu perfil.

Se você é do tipo que faz posts durante uma semana e, logo depois, fica dias sem postar, é provável que seu público desapareça. Afinal, ao entrarem em seu perfil e verem que não existem novos posts, seus seguidores te deixarão de lado.

É importante ressaltar que o Instagram é uma rede social dinâmica. Portanto, se seu perfil não for alimentado com frequência, seus seguidores vão esquecer você e entrar em outras páginas. Além disso, o próprio algoritmo mostrará outras páginas para o público, pois, como seu perfil deixou de ter novos conteúdos, ele será esquecido pela rede social.

Por outro lado, ao definir uma frequência para seus posts, seus seguidores saberão quando entrar em seu perfil. Dessa forma, seu engajamento crescerá com o passar do tempo.

Não esqueça o Instagram Stories

Se você quer aumentar o engajamento no Instagram, é muito importante usar o Instagram Stories. Inclusive, essa ferramenta se tornou muito popular desde que foi lançada. A partir daí, ela recebeu algumas atualizações e passou a ter diversas ferramentas interativas. Aliás, é por conta dessas atualizações que é possível utilizar coisas como marcação de perfis, caixinha de perguntas, enquetes, entre outros.

Nos dias de hoje, os Stories têm grande poder de atração, o que contribui demais para o engajamento. Por isso, não é uma boa escolha abrir mão desse recurso, pois, se for bem utilizado, seu perfil crescerá bastante.

Comentários estão fechados.