quarta-feira, fevereiro 21

    Você já parou para se perguntar se tem como consultar processos pelo nome? Hoje em dia, graças à tecnologia, muitos processos têm se tornado cada vez mais simples.

    E, para aqueles que estão começando nesse ramo do direito, é possível que ainda estejam se familiarizando com algumas questões, termos e rotina.

    Dentro desse contexto, tem sido cada vez mais necessário saber como consultar processo judicial ou ainda acompanhar a sua evolução.

    Então, será que há como consultar processos pelo nome? Quais são as maneiras de fazer essa consulta? Será que é um processo complicado?

    A boa notícia é que, graças a tecnologia, diversos processos têm se tornado facilitados, algo que contribui tanto para o cliente quanto para o advogado.

    Mesmo porque, assim, torna-se possível dedicar um tempo para as atividades que de fato são mais importantes no dia a dia.

    Então, se você quer entender melhor a respeito desse assunto, basta continuar nesse artigo que iremos falar tudo a esse respeito.

    Como consultar processo judicial?

    Entender alguns passos, processos e termos jurídicos é capaz de facilitar bastante a rotina daqueles que começaram na profissão a pouco tempo.

    Não há como negar que são diversos processos complexos, que podem envolver desde o tipo de ação, órgãos relacionados, suas competências e até quais etapas cada um possui.

    Tudo isso pode ser importante para que seja possível consultar o processo de forma rápida e assertiva. Inclusive, caso precise de qualquer suporte, a assistência jurídica Rio de Janeiro é capaz de dar um excelente suporte.

    Mas, se antes para consultar um processo judicial era necessário procurar as publicações no Diário de Justiça com nome do advogado, destacar as páginas de jornais, guardar papel e ainda ter vários documentos, hoje em dia não é mais assim.

    Não é mais necessário gastar tempo nem recursos para comparecer aos fóruns, já que tudo está na internet.

    Como consultar processos pelo nome?

    A melhor forma de consultar um processo pelo nome é através do site Jusbrasil. Através dele, basta digitar o nome completo do qual pretende fazer a consulta e aguardar os resultados.

    Feito isso, irá aparecer uma relação de pessoas que corresponde ao nome que digitou, informando também a quantidade de processos, tribunais relevantes e partes mais citadas.

    Assim que apertar sob o nome que deseja obter informações, ainda é possível utilizar a função “Acompanhar nome”.

    Ademais, ainda é possível ver todos os processos e até o progresso de cada um deles, bem como alguns detalhes, a não ser que esteja em segredo de justiça.

    Quais são as vantagens de consultar um processo judicial pela internet?

    A grande vantagem é que literalmente tudo o que faria no tribunal, é possível fazer no conforto de sua casa.

    Mesmo porque todos os portais dos tribunais trazem informações relevantes a respeito do processo em questão, o que lhe permite atualizar os prazos dos seus processos e ainda orientar os seus clientes sobre o andamento.

    Com apenas alguns cliques, você tem acesso a diversas informações e economiza muito tempo, ficando por dentro das seguintes questões processuais:

    • Se o processo está disponível para consulta na secretaria;
    • Se o processo está concluso para julgamento ou algum despacho;
    • Se já houve alguma decisão do processo;
    • Se ainda está correndo prazo para alguma das partes;
    • A fase em que o processo se encontra;
    • Período em que o processo está paralisado.

    Como consultar processo judicial digitalizado?

    Outra coisa que pode ser interessante você sabe é sobre como consultar processo judicial digitalizado. O passo a passo é bem simples e consiste em:

    1. Vá ao site do TRT da sua região;
    2. Clique na aba “PJe (Processo Judicial Eletrônico)”;
    3. Selecione o campo “Acesso ao PJe (TRT2);
    4. Aperte em “Consulta Processual”;
    5. Preencha os campos com o número do seu processo.

    Compartilhe.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.