Close

Como manter a concentração nos estudos: Dicas e ideias para você!

concentracao-nos-estudos

A concentração nos estudos é algo que perdemos com facilidade, principalmente quando estamos ligados a aparelhos eletrônicos. Isso porque, com a era da informação, muitas vezes acabamos por focar nosso pensamento em coisas supérfluas, como aquelas vistas nas redes sociais, bem como no prazer momentâneo que essas tecnologias oferecem. Entretanto, saiba que tem como manter a concentração, simplesmente afastando algumas práticas prejudiciais, assim como adotando um estilo de vida diferenciado, de modo que você possa dedicar sua atenção realmente ao que interessa, nesse caso, os estudos.

  Se você se encontra nesse dilema e enfrenta problemas na hora de estudar, saiba que esse texto foi feito especialmente para você.

  Nele, falaremos um pouco mais sobre como manter a concentração, através de algumas dicas simples, que podem ser adotadas no seu dia a dia, mas que farão total diferença na hora de render mais nos estudos, tudo isso através de pequenos gestos e atitudes.

  Portanto, para ficar por dentro de todas as nossas dicas, bem como aprender a forma correta de manter a sua concentração nos estudos, aconselhamos continuar essa leitura.

Como manter foco e concentração nos estudos?

As pessoas frequentemente relatam dificuldade de concentração durante o estudo porque coisas mais agradáveis ​​ou urgentes constantemente atraem sua atenção.

Sempre nos lembramos das contas que precisamos pagar, dos telefonemas que queremos fazer e até dá vontade de caminhar ou navegar nas redes sociais chamaram nossa atenção, mas essa realidade mudou desde o início da quarentena.

Aprender nem sempre é uma das melhores atividades que precisamos fazer. Além disso, nosso cérebro parece ser treinado para resistir a nós: por exemplo, ele coopera quando se concentra em jogos virtuais, mas se distrai facilmente ao enfrentar um exame de livro didático.

A solução para esse impasse pode estar na organização e formulação de estratégias de aprendizagem para treinar nossos cérebros para serem leais.

A pesquisa focada pode economizar tempo e produzir resultados mais satisfatórios e de alta qualidade, independentemente do número de horas de pesquisa por dia.

A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a sua concentração nos estudos.  

Veja Também: Dicas Escrita Persuasiva: 5 dicas para escrever um discurso persuasivo  

 

Ler e escrever ajudam na concentração nos estudos

Aprender apenas lendo não é eficiente. Os alunos se distraem facilmente na página. Então escreva! Faça um esboço, transcreva partes importantes e organize um resumo. Quem escreve consegue absorver melhor o conteúdo e mantê-lo na memória por mais tempo.

Dessa forma, o ideal é fazer uma mesclagem dos meios de estudo, onde, ao longo da aula, escreva os pontos principais que você encontrou, bem como utilize mapas mentais e muito mais.

Tudo isso pode ser extremamente eficaz na hora de aprender os conteúdos e assimilar todo o conteúdo que foi visto, servindo inclusive como uma forma de revisá-lo.

Escrever textos no papel, utilizando lápis ajuda na concentração nos estudos

À medida que as pessoas se adaptam totalmente aos teclados de computador, a escrita à mão pode soar obsoleta ou até um pouco preguiçosa.

No entanto, pesquisas mostram que quando uma pessoa escreve, uma linha de raciocínio é formada e o foco no que está escrito é muito maior do que quando ela está digitando.

Diante disso, temos que é muito mais efetivo para o aluno, principalmente no que concerne ao aprendizado, escrever no papel, utilizando a caneta convencional, mesmo que, nos dias atuais, essa prática possa parecer extremamente obsoleta.

Livre-se das interferências para manter uma concentração nos estudos

O tempo de estudo deve ser sagrado, portanto, fique longe de qualquer coisa que possa atrair sua atenção e distraí-lo.

Se possível, desligue ou mantenha o telefone mudo. Se estiver, por exemplo, estudando matemática,  feche páginas da web que não estejam relacionadas ao conteúdo do estudo e desligue a TV. Apenas separe o material de aprendizagem e concentre-se nele.

Como já dissemos anteriormente e ao longo do texto, a nossa capacidade de foco pode ser diminuída com bastante facilidade, principalmente graças a todas as tecnologias de comunicação que possuímos hoje.

Dessa forma, uma simples mensagem no WhatsApp ou no Instagram poderá comprometer todo o rendimento dos estudos.

Abuse das cores e dos mapas mentais

Assim como escrever a mão pode ajudar bastante na compreensão e na revisão dos conteúdos, as cores e os mapas mentais também são fundamentais nesse momento. Isso porque, através das cores, o aluno poderá separar as informações, de modo a segmentá-las pela importância.

Portanto, cada cor pode representar um determinado assunto, com importância maior ou menor. Já os mapas mentais são excelentes para que o aluno possa conectar as suas ideias e assimilar o conteúdo com mais facilidade. Diante disso, aproveite esses dois recursos e utilize conforme a necessidade.

Estude sozinho para manter uma concentração nos estudos

Mesmo que o estudo em grupo pareça mais excitante e interessante do que o estudo sozinho, saiba que essa última modalidade é a mais indicada, haja vista que, ao reunir um grupo de pessoas para estudarem, as conversas paralelas inevitavelmente surgirão, o que irá atrapalhar os estudos dos demais.

Sendo assim, o ideal é evitar os grupos de estudos e focar no aprendizado sozinho. Assim, quanto menos distrações, maiores serão as chances de absorver todo o conteúdo proposto.

Revise toda a matéria para manter uma concentração nos estudos

Não adianta nada você fazer todo um estudo através do cronograma, se ao final você não fizer uma revisão de tudo aquilo que foi visto.

O processo de revisar os conteúdos que foram estudados é um processo contínuo, que demanda do candidato um certo comprometimento para reler toda a matéria que foi vista anteriormente, até que aquele conhecimento se torne sedimentado na sua cabeça.

Além do mais, uma boa dica é tirar um fim de semana para revisar todo o conteúdo que foi visto, bem como resolver algumas questões sobre o tema, para que seja possível aplicar o conhecimento visto.

Faça um cronograma para manter uma concentração nos estudos

O cronograma é uma ferramenta de grande importância, visto que, através dela, é possível que o aluno tenha maior organização do seu tempo e evite distrações.

Além disso, ele também poderá organizar todas as matérias que pretende estudar, bem como o tempo dedicado a cada uma delas, e o tempo para resolução de questões.

Por isso, ter um cronograma bem definido é um passo de grande importância para os seus estudos como um todo.

scroll to top