Tentando lidar com a ansiedade? Confira essas dicas de especialistas!

Quando você sofre de ansiedade, sabe que ela interfere em sua vida. Se você quiser um pouco de ajuda para lidar com isso, leia este artigo. A ansiedade não tem que governar sua vida, então continue lendo para descobrir mais algumas informações.

Procure um profissional

Se você tem um transtorno de ansiedade, pode ser aconselhável procurar um grupo de apoio para pessoas com esse transtorno de ansiedade e ataque de pânico. 

Estar perto de outras pessoas que compartilham seus sintomas pode ser um grande conforto e permitir que você compartilhe ideias para controlar a ansiedade e superar seus medos.

É importante desde o começo ter o acompanhamento médico, pois muitas pessoas recorrem a outras alternativas que fazem com que os sintomas diminuam por um período de tempo, que é o uso do álcool e das drogas. 

Esse vício pode ser um problema que se desenvolverá ainda mais no futuro. Tanto o álcool como as drogas fazem com que você sinta uma falsa sensação de melhora no seu quadro clínico mas na realidade, isso agrava ainda. Assim, só uma clínica de recuperação resolverá seu problema.

Ajudar os outros é uma ótima cura para a ansiedade. 

A interação positiva é obrigatória quando você está passando por uma grande ansiedade. Encontre um vizinho ou amigo que precise de uma mão amiga e observe como ele faz maravilhas sobre como você se sente. Não há remédio melhor do que ajudar outras pessoas em momentos de necessidade.

Estabeleça metas diárias para você. 

Por ter uma meta pela qual você poderia trabalhar ao longo do dia, você será capaz de focar sua mente nessa meta. Isso manterá sua mente ocupada e você será capaz de ter menos pensamentos negativos que podem causar ansiedade.

Bebidas para se evitar

Refrigerante é uma das piores coisas que você pode beber durante o dia e você deve evitar essa bebida a todo custo. 

O refrigerante contém muito açúcar e cafeína que podem exacerbar seu humor e desidratar o corpo de nutrientes essenciais, causando mais tensão e ansiedade.

Outra bebida que deve ser evitada para pessoas que sofrem com ansiedade são as bebidas alcoólicas. 

O consumo de bebidas alcoólicas faz com que as substâncias que controlam nossas emoções cerebrais sejam desreguladas, desencadeando assim crises de ansiedade.

Mantenha-se o mais ocupado possível. 

Ser muito ativo ajuda a prevenir qualquer ansiedade que possa ocorrer. Assim que você se levantar de manhã, comece a fazer algo imediatamente. 

Certifique-se de se manter ocupado o dia todo. Limpar a casa, passear com o cachorro, limpar o jardim, ler ou fazer exercícios. 

Todas essas coisas podem diminuir sua ansiedade. Ficar ocioso só faz com que você pense nas coisas negativas que estão acontecendo em sua vida, o que piora sua ansiedade.

Mantenha bons pensamentos e respire 

Se você sofre de ansiedade, é importante manter pensamentos positivos o tempo todo. Ao pensar negativamente, você só vai se estressar e piorar sua ansiedade. 

Se não tiver certeza de como pode controlar seus pensamentos, fale com um médico.

Quando você está estressado, observe como você respira. Sua respiração fica mais curta, às vezes variada e errática. 

Respirar corretamente é facilmente esquecido quando alguém se sente ansioso. Mas, além de comida e água, nossos corpos também precisam de ar suficiente. 

Concentre sua atenção na respiração adequada quando sentir um ataque de ansiedade chegando, tanto quanto você for capaz.

Você precisa aprender a lidar com frustrações. 

Preocupar-se com as coisas que podem dar errado não tornará sua vida melhor ou mais previsível. Concentrar-se no futuro o tornará incapaz de aproveitar o momento presente.  

Fique feliz com a incerteza e entenda que você não precisa de remédios instantâneos para curar os problemas de sua vida.

Tenha uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é vital se você deseja reduzir a ansiedade. A privação de sono cria uma grande variedade de problemas físicos e mentais que podem promover transtornos de ansiedade. Os adultos precisam de 7 a 9 horas de sono por dia, dependendo do indivíduo.

Conclusão 

Como disse no início deste artigo, a ansiedade não é algo que deve governar sua vida. Agora que você tem uma ideia de como vencer a ansiedade, pode aplicar essas coisas à sua vida cotidiana. Pegue o que você aprendeu aqui e coloque-o em prática e você verá sua ansiedade diminuir.

Leia também: Conheça a importante relação entre saúde dental e mental