Close

O poder que a meditação possui

poder-meditacao-possui

Quando alguém diz a palavra “meditação”, o que vem imediatamente à mente? Você pode imaginar um monge budista sentado de pernas cruzadas em um manto? Ou talvez tenha tido a infeliz experiência de ser bombardeado com incessantes anúncios no YouTube de curso sobre meditação online 

Por alguma razão, as pessoas tendem a revirar os olhos ou fingir um interesse indiferente pelo assunto quando explicam como a meditação tem sido uma mudança monumental na vida das pessoas. É bizarro que, apesar da esmagadora literatura científica para apoiar a eficácia da meditação, muitas pessoas ainda não a levam a sério e a desprezam. 

Meditação ajuda na concentração

Estudantes universitários, por exemplo, passam muito tempo tentando equilibrar o trabalho, relacionamentos e saúde mental – coisas que podem ser sustentadas por uma prática de meditação sólida. Uma nova técnica chamada Biohacks usa a meditação como forma de programar e otimizar seu corpo e sua mente em uma melhor performance de desempenho, assim você se prepara ainda mais para situações de estresse e lida de uma melhor forma com problemas corriqueiros.  

Um dos efeitos mais significativos da meditação é sua capacidade de melhorar a atenção. Um estudo recente da Case Western Reserve University mostrou que a atenção plena melhora ativamente a estabilidade, o controle e a eficiência da mente – todas qualidades importantes de atenção. 

A plena atenção pode literalmente remodelar seu cérebro para que funcione de maneira diferente. Um estudo de Harvard conduzido pela neurocientista Sara Lazar em 2011 revelou que após oito semanas de redução do estresse com base na atenção plena, a espessura cortical do hipocampo – uma área associada ao aprendizado e à memória – na verdade aumentou de tamanho. 

Isso sugere que, além da atenção aprimorada, a meditação pode realmente tornar mais fácil aprender e lembrar as informações, o que significa uma cognição aprimorada em geral. Quem não gostaria de poder sentar e escrever um artigo mais rapidamente ou ficar ligado em uma aula de Zoom em vez de se perder no espaço? 

Isso não resolverá todos os seus problemas, mas é possível dizer que, se você se afastar da meditação e da atenção plena por alguns dias, realmente pode notar que está distraído com mais facilidade

Mas um cérebro mais aguçado não é a única razão para começar a meditar. Existem muitos outros benefícios incluindo melhora nos relacionamentos interpessoais, diminuição da tendência de assumir as emoções negativas de outras pessoas, redução do esgotamento e efeitos atenuados dos transtornos de ansiedade. 

Meditação ajuda a reduzir sintomas de depressão

Também há evidências de que a meditação auxilia no controle dos sintomas da depressão, de acordo com um estudo que comparou os efeitos da medicação antidepressiva e a prática da atenção plena quando se trata de prevenir a recaída da depressão.

Houve uma redução significativamente maior no risco de recaída para ambos os grupos – 73% – em comparação com o grupo do placebo, sem diferenças significativas entre aqueles que tomaram a medicação e aqueles que usaram a terapia de atenção plena. Isso é encorajador porque oferece uma alternativa potencialmente mais segura aos medicamentos que carregam muitos efeitos colaterais.

Meditação ajuda na saúde física

Além de afetar a saúde mental, a meditação também melhora a saúde física. De acordo com um estudo de 2014, a meditação pode realmente impulsionar seu sistema imunológico. Ele faz isso diminuindo a inflamação e aumentando a “imunidade” mediada por células, específica para vírus”. Em outras palavras, por meio da prática da atenção plena, você pode essencialmente treinar seu sistema imunológico para funcionar de maneira mais eficaz. 

Ao lado de hábitos como comer alimentos frescos, correr e tomar vitaminas, a meditação é apenas outra prática diária que apoia a saúde física. Agora, na era de COVID-19, mais do que nunca, todos nós podemos nos beneficiar da resiliência física e mental.  

Conclusão

Quer você queira melhorar sua cognição e saúde mental, relacionamentos interpessoais ou saúde física, ou simplesmente esteja curioso sobre o que a prática pode fazer por você, começar sua prática de meditação não deve ser um processo intimidante. No início, pode parecer um pouco estranho ou como se você estivesse fazendo isso “errado”, mas existem muitos recursos online para ajudá-lo a começar. 

scroll to top