Close

Como instalar o Zorin OS

Como instalar o Zorin OS
[ad_1]

O que é Zorin OS?

Zorin OS é um sistema operacional de código aberto baseado no Linux Ubuntu, que é amplamente reivindicado como uma alternativa ao Windows e Mac OS. Zorin tem uma interface de usuário semelhante ao Windows e Mac OS e isso facilita o uso mesmo para novos usuários do Linux. Zorin também equipado com um aplicativo que permite aos usuários executar programas do Windows que fazem com que os usuários do Windows se adaptem facilmente. Isso está de acordo com os objetivos desta distribuição, que é fornecer uma alternativa do Windows ao Linux e permitir que os usuários do Windows aproveitem os recursos do Zorin sem problemas com maior segurança. Neste artigo, você aprenderá como instalar o Zorin OS em qualquer computador.

requisitos de sistema

O Zorin OS tem requisitos bastante baixos para que possa ser instalado em computadores antigos.

Requisito do Zorin OS
Requisito do Zorin OS

Compatibilidade de software

O Zorin OS vem com todos os aplicativos que você precisa e permite que você instale aplicativos do Windows com o recurso Windows App Support por meio da camada de compatibilidade do Wine. Baixe facilmente o .Exe ou .msi instalador, clique com o botão direito nele e selecione “Instale o aplicativo do Windows”.

Zorin OS carregado com drivers gráficos NVIDIA e AMD Radeon e otimizações de jogos, também suportados nativamente pelo Steam, Lutris e outras fontes para que você possa jogar seu jogo favorito confortavelmente.

Instalação

Antes de começar a instalação, você precisa:

1) Baixe a imagem do Zorin OS

Você pode baixar a imagem de seu site oficial.

– Versão Pro, Core, Lite. (Vá para: https://zorin.com/os/download/)

– Versão educacional. (Vá para: https://zorin.com/os/education/)

2) Baixe o balenaEtcher

BalenaEtcher é usado para atualizar o sistema operacional em sua unidade flash USB. Você pode baixá-lo em seu site oficial. Aqui está o link. (Acesse: https://www.balena.io/etcher/)

3) Prepare a unidade flash USB

A unidade flash USB aqui é para criar uma unidade inicializável, você precisa de uma capacidade diferente para uma versão diferente. Pendrive de pelo menos 8 GB para a versão Pro e Educational e pelo menos 4 GB para a versão Core e Lite.

Observe que você precisará fazer backup dos dados em sua unidade flash, pois ela será formatada no próximo processo.

4) Faça backup de sua unidade principal

É opcional, mas recomendamos que o faça.

5) Decida a versão

Zorin tem 4 versões. Pro, core, lite e educacional.

  • Versão profissional. Esta versão tem todos os recursos do Zorin OS, incluindo macOS, Windows 11 e Classic e layouts de desktop semelhantes ao Ubuntu. É a versão mais completa de todas.
  • Versão núcleo. Podemos dizer que é a versão básica. LibreOffice incluído, interface do usuário baseada em Gnome, layout Zorin padrão e possui Zorin Connect. Se você é novo no Linux e tem necessidades básicas de computador, pode escolher esta versão.
  • Versão leve. Esta versão é quase a mesma que a versão principal, a diferença é que a versão Lite não possui conexão Zorin e usa interface do usuário baseada em XFCE, pois é destinada a PCs de baixa especificação. Mas, funcionalmente, é o mesmo que a versão principal.
  • Versão educacional. É propositadamente destinado ao campo educacional. Incorporado com software educacional, como software para ajudar a ensinar muitas disciplinas, software para ensinar habilidades STEM e software para controlar a sala de aula.

Neste exemplo, a versão Core é usada, pois atende às nossas necessidades.

Como instalar o Zorin OS

  • Preparando a unidade flash USB.

Após o download do Zorin OS e do balenaEtcher, agora você pode continuar atualizando o Zorin OS para o seu flash drive. As etapas são basicamente as mesmas para Windows, Linux e Mac. Aqui estão os passos:

  1. Conecte a unidade flash USB primeiro
  2. Execute o balenaEtcher como administrador
Balena Etcher
Balena Etcher
  1. Clique em “Flash do arquivo”, encontre e adicione a imagem do Zorin OS que você baixou
  2. Clique em “Selecionar destino” e selecione o USB que você preparou
  3. Clique em “Instantâneo!” e espere até que o processo termine

Depois de terminar de preparar a unidade flash USB, agora você pode iniciar a instalação

  1. Primeiro você precisa definir sua unidade flash USB como seu dispositivo de inicialização principal no BIOS. Certifique-se de que a unidade USB esteja conectada antes de entrar no BIOS.
  2. Reinicie o seu PC e ele deve estar inicializando a partir da unidade USB.
  3. Selecione “Experimente ou instale o Zorin OS” opção do primeiro menu mostrado.

Você pode selecionar “Experimente ou instale o Zorin OS (drivers modernos da NVIDIA)” se você tiver uma placa gráfica NVIDIA moderna para inicializar e instalar com os drivers gráficos proprietários oficiais da NVIDIA.

A segunda opção, “Experimente ou instale o Zorin OS (gráficos seguros)”, é usado quando você encontra um erro de exibição na primeira tentativa, como tela preta, etc.

  1. O Zorin OS verificará a unidade flash USB para garantir que não haja nenhum erro no arquivo. Não pule este processo para evitar problemas durante a instalação.
  2. Você será recebido por duas opções. “Experimente o Zorin OS” e “Instale o Zorin OS”. “Experimentar” permite que você use o Zorin OS real sem instalar, é claro que seu recurso é limitado. E “Instalar” leva você diretamente ao processo de instalação sem tentar. Selecione “Instale o Zorin OS
  1. O próximo passo será escolher o layout do teclado, você pode deixar como padrão e continuar.
  2. A próxima configuração será Atualização e outro software. Recomendamos que você verifique a primeira e a segunda opção. Será mais longo do que quando você desmarcar essas opções, mas ajudará você a baixar e instalar as atualizações e drivers necessários.
  1. Esta opção fornece o recurso de tipo de instalação. Diz que você não tem outro sistema operacional. Quando você tiver outro sistema operacional, ele detectará esse sistema operacional e fornecerá opções adicionais como “Instale o Zorin OS junto com o Windows Boot Manager”. Ele instalará o Zorin OS sem apagar nenhum gerenciador de inicialização.
  1. Opção “Apague o disco e instale o Zorin OS” é a maneira mais fácil, ele limpará sua unidade selecionada e instalará o Zorin OS lá de qualquer maneira.
  1. Em seguida, configuramos a partição. Primeiro, configuramos a partição raiz para o Zorin OS, que foi declarado acima da capacidade de armazenamento necessária para cada versão. E, em seguida, configure a partição efi. Você pode adicionar mais partição para armazenar seus dados como “/casa” ponto de montagem etc. Mas a partição mais importante são as duas primeiras. A partição raiz é o local onde queremos instalar o Zorin OS. A partição EFI é necessária quando você instala o sistema operacional no computador vazio. Ele é usado para salvar o arquivo do gerenciador de inicialização do seu sistema operacional. Basta clicar em “Nova tabela de partição” e selecione a opção “+” para adicionar partição.
  1. Continue seguindo as próximas instruções na tela e espere até que o processo de instalação seja concluído.
  2. Quando o processo estiver concluído, clique no botão “Reiniciar agora” e você poderá desconectar a unidade USB.
  3. Seu Zorin OS está pronto para uso.

Aqui estão algumas prévias do Zorin OS instalado com sucesso

[ad_2]
scroll to top