Você deve ter percebido que a Inteligência Artificial (IA) está se infiltrando em todas as áreas dos negócios, então não é surpresa que o e-commerce também possa fazer uso dela. Muitas lojas virtuais estão usando soluções de IA para entender melhor seus clientes, gerar novos leads e fornecer uma experiência personalizada.

    A Inteligência Artificial no e-commerce permite que as empresas coletem e processem dados em tempo real, e isso não apenas ajuda a aumentar as vendas, mas também fornece informações importantes que podem ser usadas para melhorar as estratégias de conversão e retenção dos clientes.

    A Inteligência Artificial está acessível para as lojas virtuais

    O comportamento do cliente mudou significativamente nos últimos anos. Eles estão cada vez mais conscientes sobre suas decisões de compra e baseiam suas escolhas em uma ampla variedade de fatores, além do preço.

    Para Caio Khaled, Digital Marketing Manager da iGoal: “Tendo uma grande base de clientes, você também tem muitos dados sobre o que eles compram, quando compram etc. Embora, à primeira vista, essas informações não façam sentido, acredite, elas fazem.” 

    Os algoritmos de IA analisam os dados para encontrar padrões e prever as escolhas dos usuários. É assim que você aprende o que seus clientes vão querer comprar a seguir. Jogada inteligente, não é? 

    Recomendações personalizadas

    A Inteligência Artificial é capaz de analisar e processar o comportamento do cliente em sites. Os dados coletados ajudam a identificar padrões e prever com precisão as suas próximas ações.

    Os mecanismos de recomendação alimentados por IA podem sugerir produtos com base em milhares de dados. Isso é feito a partir da análise do comportamento do cliente em compras anteriores.

    Isso permite que os varejistas personalizem as interações com os consumidores e forneçam experiências mais relevantes que geram maiores taxas de conversão, aumento do valor médio do pedido e, por fim, a fidelidade do cliente. 

    A Inteligência Artificial pode ser usada para recomendações baseadas em localização, atividades recentes e passadas, bem como atividades em tempo real.

    Cross sell inteligente

    Através de um sistema inteligente de cross sell (venda cruzada) é possível complementar as compras do cliente com produtos do seu interesse. Por exemplo, quando ele estiver prestes a comprar um celular, recomendar uma capinha ou uma película de vidro pode ser uma boa opção.

    O sistema de recomendação também entende as características e benefícios do produto e os alinha ao perfil do cliente. Certamente, essa estratégia é vantajosa para o usuário, pois estará adquirindo um produto útil, que atende suas necessidades. Já a loja virtual será beneficiada com o aumento do valor do pedido.

    Segmentação precisa de leads

    A segmentação precisa de leads é essencial para o sucesso de um e-commerce. Segmentar refere-se a dividir seu público em grupos, com base em seu comportamento, interações, dados demográficos etc.

    Assim torna-se mais fácil direcionar mensagens a um grupo com necessidades ou interesses semelhantes. Com a Inteligência Artificial, você pode segmentar seus compradores com base em comportamentos ou padrões recorrentes.

    Por exemplo, você pode usar a IA para segmentar seus leads de acordo com o conteúdo que acessaram em seu site ou os links em que clicaram. Dessa forma poderá enviar a eles ofertas que sejam do seu agrado.

    Inteligência Artificial no e-commerce é uma necessidade

    Há números que comprovam que as soluções baseadas em IA ajudam as empresas a aumentar as vendas, reter clientes e aumentar a sua satisfação. A Inteligência Artificial já faz parte de nossas vidas diárias, sendo que os clientes estão cada vez mais esperando das empresas experiências impulsionadas por IA. 

    Então, não fique para trás de seus concorrentes e considere a integração da IA ​​ao seu negócio para colher seus múltiplos benefícios. A iGoal pode dar uma ajudinha fornecendo soluções de Inteligência Artificial para aumentar as vendas da sua loja virtual.

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    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.