Dicas de Bikepacking para começar nesta aventura

Além das modalidades de Mountain Bike. O Bikepacking virou febre durante a pandemia. Você está planejando sua primeira bikepacking? Então você veio ao lugar certo! Em um mundo cheio de informações, é difícil saber o que fazer para preparar-se adequadamente. Por isso, reunimos 11 ideias para começar seu projeto em uma bikepacking incrível.

1) Decida qual percurso quer fazer seu bikepacking:

O percurso deve ser interessante o suficiente e com linda paisagens para que a bikepacking seja divertida. Esta é o primeiro passo para deixar sua aventura mais interessante e encantadora.

Em segundo lugar, você deve decidir entre um percurso curto ou longo. Uma bikepacking curta leva em torno de três dias para ser completada enquanto uma bikepacking longa pode ir até duas semanas.

Por fim é preciso se concentrar em como escolher o percurso: você pode, por exemplo, utilizar aplicativos on-line que te orientam durante todo o trajeto da bikepacking.

2) Escolha corretamente os equipamentos:

É importante que você leve os equipamentos certos para a bikepacking. Para isso, é essencial escolher-se qual o tipo de percurso que quer fazer – como visto anteriormente – e também seu peso corporal (que determinará quantas coisas pode levar).

Os primeiros equipamentos

Em primeiro lugar, você deve separar um kit de dormir. Nesse kit, você deve levar um saco de dormir ou uma tenda. O ideal será prende-los no quadro da bike.

Depois é importante separar os equipamentos que serão utilizados no dia do percurso da bikepacking:

Dependendo do tipo de percurso que você escolher, é necessário levar coisas como capacete, protetor solar e óculos para proteção contra os raios solares; lanterna (ou celular); protetor labial; remédios para câimbras e outros problemas comuns na bikepacking.

3) Prevenção sempre!

É importante também separar o equipamento necessário para se proteger dos animais que podem atacar durante a bikepacking: esse material inclui, por exemplo, spray de pimenta e bengala.

Não se esqueça de separar os materiais que serão utilizados para armazenar alimentos durante a bikepacking: você deve levar, por exemplo, garrafas de água para beber e potes ou frascos que podem ser utilizados para armazenar os alimentos.

Depois é hora de se concentrar em equipamento extra: você precisa pensar no que vai levar na bikepacking como lâmpadas, baterias extras ou ferramentas para manutenção de sua bike.

Sua cozinha no campo

Para se alimentar durante os dias de percurso, é necessário equipamentos para cozinhar, como um fogareiro e talheres específicos para camping.

4) A Roupa ideal para qualquer clima

Por último é hora de se concentrar na roupa utilizada durante a bikepacking: prefira roupas leves e confortáveis, além de um casaco impermeável para ficar pronto para qualquer mudança climática

5) Faça uma revisão em sua bike

Este ponto é muito importante antes de começar sua aventura de backpacking. Você deve checar se sua bike está preparada para andar por horas, então leve-a ao seu bicicleteiro e faça uma revisão completa. Se estiver tudo ok com sua bike, não se esqueça de pelo menos conferir se a calibragem dos pneus de sua bicicleta estão ok

6) Como levar os equipamentos na bicicleta?

O ideal em uma bikepacking é levar o máximo possível em sua própria bike, com bolsas que se acoplam ao redor do quadro de sua bicicleta, o passei se torna muito mais livre e agradável. Há diversas opções de bolsas que se encaixam desde o meio do quadro até o banco.

Agora que você já sabe tudo para começar a se aventurar de Bike Packing, prepare sua bike e seus equipamentos e não deixe de pesquisar um percurso para você nunca mais esquecer!