Conheça Como Funciona O Green Card Americano E Como Obter O Seu

O que é Green card?

Diferentemente do visto L1, o Green Card é uma documentação que possibilita uma residência permanente de uma pessoa que tem o objetivo de morar permanentemente nos Estados Unidos, e é um dos diversos tipos de visto americanos.

Apesar de ter o seu nome como permanente e o documento ser vitalício, a documentação precisará ser renovada a cada 10 anos.

A principal função do documento é transformar em legal a moradia de um estrangeiro nos EUA, o que não afeta a cidadania original da pessoa, pois alguns países têm conflitos, e perdem a sua cidadania original, quando conquistam outras, mas como green card não é cidadania americana, isso não ocorre.

Qual a diferença entre Green card e cidadania americana? São a mesma coisa?

Por mais que os termos sejam parecidos, existem alguns pequenos itens que diferenciam Green card americano da cidadania americana.

Quem tem green card, pode votar?

Diferente da cidadania americana, ao conquistar um green card americano, e ter uma permissão de residência definitiva nos EUA, o indivíduo não terá direito ao voto, pois esse direito só é concedido para as pessoas que são cidadãs americanas.

Quem tem green card, pode viajar para fora do país?

A pessoa que é detentora de um green card americano não pode ficar fora dos EUA por muito tempo, pois pode correr o risco de perder o cartão verde, pois não tem sentido solicitar uma residência permanente e ficar fora do país por mais da metade do ano.

Geralmente é recomendado não ficar fora do país por um período maior que seis meses, no período de um ano, mesmo que esses meses sejam alternados.

Quem tem green card pode transferir o benefício? 

Uma pessoa que conquista uma cidadania americana tem mais facilidade em agilizar o processo de conquista de green card para parentes diretos, como filhos, maridos, esposas e pais. 

Quem tem apenas o green card pode fazer esse processo, porém é muito mais demorado. Para cidadãos americanos, o processo pode levar variar dependendo do nível de parentesco:

Cidadão americanoPeríodo
Parentes imediatos de quem possui cidadania americana: (cônjuge, os filhos solteiros com menos de 21 anos, pai e mãe)12 a 18 anos
Filhos de cidadãos americanos, solteiros com idade maior que 21 anos5 a 7 anos
Filhos casados de cidadãos americanos10 a 12 anos
Green card americanoPeríodo
Filhos solteiros com menos de 21 anos de residentes permanentes1 a 2 anos
Filhos solteiros com mais de 21 anos de residentes permanentes4 a 6 anos
Irmãos de residente permanente12 a 14 anos

As diferenças entre os dois não são muito grandes, é importante avaliar quais os objetivos ao solicitar uma cidadania americana.

Como funciona o Green Card e como obter o seu?

Green card funciona como uma autorização permanente dos EUA para que um estrangeiro possa morar no território americano, ao invés de ficar limitado aos 180 dias do visto de turismo.

Existem várias formas para conquistar um green card, as principais formas de adquirir o seu cartão verde são:

Investimento

Nessa possibilidade o imigrante teria que conseguir antes o visto Eb-5. Qualquer pessoa que tenha entre USD 500.000,00 e 1.000.000,00 de dólares, pode abrir uma empresa nos EUA e gerar 10 novas vagas de emprego.

Se essa empresa ficar localizada em uma zona que é incentivada, como uma zona rural, por exemplo, onde a procura por emprego é maior, o valor solicitado é menor, se for numa área não incentivada, esse valor sobe.

Loteria

Essa maneira de conquistar o green card é coordenada diretamente pelo departamento de estado americano, que tem como objetivo principal oferecer residência permanente a alguns imigrantes que preenchem alguns requisitos.

O principal objetivo é diversificar ainda mais a população americana, por isso é comum que países com baixa taxa de imigração participem do pleito.

Esse sorteio é realizado anualmente, em 2020 foram sorteados cerca de 55 mil cartões de residência permanente no formato de loteria.

Casamento

Nessa opção, o imigrante precisa se casar com alguma outra pessoa que já tenha um green card permanente ou uma cidadania americana. Esse é um dos métodos mais rápidos de conseguir, mas para isso, a outra parte precisa ter um green card permanente, ser um americano ou ter cidadania americana.

Ao se casar, o imigrante já recebe um título de green card americano permanente, que tem a duração de dois anos, ao se completar os dois anos e o casamento ainda estiver ativo, o imigrante recebe o título de green card permanente.

Família

Se você tiver pais, filhos ou irmãos que tiverem o título de green card americano ou cidadania americana, eles podem aplicar para você conseguir ter acesso. 

Esse processo é mais rápido quando os filhos aplicam para o pai, que pode ser um prazo em média de 6 meses de resposta. Se os pais ou irmãos aplicarem para os filhos ou irmãos, esse prazo pode demorar entre 5 e 10 anos.

Para quem tem interesse em morar permanentemente nos EUA, pesquisar e compreender o que é green card americano vai auxiliar muito no processo de aquisição de vistos e mudança para os EUA, tornando o sonho americano muito mais possível.

Gostou desse conteúdo? Já conseguiu aplicar para o seu green card? Deixe um comentário e compartilhe conosco e com os nossos leitores, a sua opinião e as suas ideias!

Esse artigo foi escrito pela Equipe de produção de conteúdo da Red Consulting Serviços e Consultoria.