Primeiramente é necessário compreender o que é SEO, que resumidamente, pode ser definido como a otimização para motores de busca.

    Segundo pesquisas, 80% do tráfego de um site qualquer, começa com uma consulta de busca, isso já demonstra a importância de se tornar um especialista em SEO.

    Quando você passa a entender o SEO, percebe que ele se torna primordial no aumento significativo do seu tráfego e na constatação de sua marca.  

    Agora, neste determinado instante, existem milhares e milhares de pessoas buscando um conteúdo, produto ou mesmo serviço relevante como o seu.

    E você pode facilmente ajudá-las a encontrar quando se torna um expert em SEO.

    Aproveite a oportunidade para comprar seguidores nas redes sociais utilizadas e agregar credibilidade a sua marca.  

    Diariamente, pessoas de todo o mundo utilizam o Google, por exemplo, para fazer mais de 3,5 bilhões de pesquisas em diversos temas na web, muitas delas pesquisam antes de efetivar uma compra ou realizar a adesão de um serviço. 

    Então, quando o site da sua empresa começa a aparecer nas primeiras páginas de resultados do Google, a sua visibilidade aumenta, o que traduz em mais tráfego, ou seja, mais conversões e consequentemente uma receita muito maior, assim, você pode comprar seguidor e obter um maior engajamento nas redes. 

    Porém, chegar na primeira página dos resultados se torna importantíssimo para uma grande porcentagem dos usuários, definindo assim a importância do SEO.

    Aqui estão listadas as 10 técnicas baseadas em princípios de SEO que toda empresa deve usar:

    • Descubra o que seus usuários querem
    • Confirme se seu site é adaptado para dispositivos móveis
    • Aumente seu tráfego com infográficos
    • Escreva pelo menos 1.890 palavras
    • Publique conteúdo valioso nas mídias sociais
    • Use oportunidades com links quebrados para gerar links
    • Descubra e use palavras-chaves de SEO das empresas concorrentes
    • Use múltiplas palavras-chave em títulos de página de SEO
    • Atualize regularmente seu conteúdo antigo 
    • Escreva um post de roundup
    • Descubra o que seus usuários querem

    O Google é uma empresa de análise e interpretação de grandes volumes de dados de muita variedade. 

    Ferramentas, plataformas, dispositivos concebidos pelo Google tem apenas um objetivo: obtenção de dados dos usuários e utilização para criar um motor de buscas melhor. 

    Quer excelentes resultados? Aqui vai mais uma dica: pense em você como uma empresa assim.

    Se você focar no que os seus consumidores alvos buscam e desejam, quando você tiver o entendimento do que eles realmente querem, você vai poder criar e desenvolver conteúdo que chame e atraia-os. 

    Pense novamente em você, quando você é ouvido, quando você passa um feedback de consumidor para uma empresa, você dá um norte ao conteúdo criado para atrair mais conteúdo deles, concorda? 

    O feedback gera um direcionamento de conteúdo.

    As opiniões de usuários e do público em geral contam muito para o negócio de uma empresa.

    Aposte nessa dica.

    É o público quem determina as ideias que você terá de artigo, os produtos, os serviços e conceitos que serão compartilhados ou financiados.

    1.  Confirme se seu site é adaptado para dispositivos móveis

    Seu site pode ser muito bonito, uma aparência bacana, mas, é muito mais importante garantir que ele funcione bem em dispositivos móveis. 

    Te explico o porquê dessa afirmação, em 2016, o Google fez a adaptação de uma atualização de algoritmo de busca, o que melhora as posições dos sites adaptados a dispositivos móveis. Sabe o que isso quer dizer?

    Que simplesmente, reagentes, nos rankings de resultado das buscas.

    Ou seja, agora, mais de 60% das buscas dia-a-dia são feitas por dispositivos móveis! 

    Então, não perca essa oportunidade para o seu negócio. Esse já é o padrão aceitável pelos usuários. 

    •  Aumente seu tráfego com infográficos

    Vamos entender o que são os infográficos.

    Popularmente permitem que você expresse informações que seriam complexas de entendimento de uma forma bem fácil para o usuário entender. 

    As pesquisas indicam que uma média de 65% das pessoas compreendem as informações visualmente, ou seja, um gráfico vai dizer muito mais do que um texto.

    Infográficos de qualidade podem aumentar o tráfego e acredite, os resultados são impressionantes.

    Alguns estudos comprovam que infográficos podem aumentar o tráfego tanto que 30 vezes mais chances de ser lido do que aquele texto comum. 

    Reflita se com você também não é assim, você prefere ler um texto cheio de informações ou olhar um infográfico e já compreender? 

    Os usuários de busca e consumidores preferem infográficos porque cientificamente o cérebro humano processa os dados visuais mais rápido que um texto comum, fazendo com que 90% de informações transmitidas ao nosso cérebro seja visual.

    • Escreva pelo menos 1.890 palavras

    Após análises foi descoberto que um resultado aceitável e médio de palavras em uma primeira página tem em média 1.890 palavras.

    Foram feitos vários estudos e muitos experimentos sobre a relação entre o conteúdo e sua extensão com os parâmetros dos motores de busca.

    Posts com muitas palavras, acima de 1.500, possuem um compartilhamento muito maior. 

    Não prenda-se na ideia de muitas palavras, pois seu conteúdo precisa ter qualidade, e ainda sim, um bom desempenho do que um post cansativo, mais longo e sem qualidade. 

    Outra dica importante, é sempre falar do assunto com riqueza de detalhes, assim, você faz todas as partes do texto ficarem ricas e de grande valia para o leitor.

    Ou seja, se você torna o conteúdo mais proveitoso para o leitor, para os usuários do seu serviço, você vai consequentemente torná-lo valioso para o Google como a página a ser mais exibida nos resultados das buscas.

    Obviamente, você pode fazer um post com palavras-chave o que cria um benefício nos conteúdos mais longos.

    • Publique conteúdo valioso nas mídias sociais 

    Vamos pensar que, se você está iniciando, se seu blog é novo, talvez seja desafiador direcionar os resultados de busca do Google com as palavras-chave de um elevado valor, mas você pode usar plataformas das mídias sociais para ganhar algo muito importante para sua empresa, credibilidade e geração de tráfego.

    Talvez você tenha a ideia de que as plataformas sejam iguais se tratando de ganhar autoridade e tráfego, e não é assim.

    No Facebook, Twitter, qualquer usuário pode postar o que tiver vontade e quiser, mas em plataformas mais sérias com autoridade é esperado um conteúdo ofertado com qualidade. 

    Você pode fazer uma busca e verificar essa afirmação no Slideshare ou no Quora por exemplo. São sites que você tem a possibilidade de melhorar posições no ranking, captar mais público dentro de um curto espaço de tempo.

    • Use oportunidades com links quebrados para gerar links

    Por favor, não ignore essa técnica, muitos considerados especialistas ignoraram essa técnica no marketing, e honestamente é uma técnica de destaque e valiosa.

    Essa técnica pode gerar autoridade para seu conteúdo.

    Se você gerar backlinks você gera autoridade ao seu conteúdo.

    Que tal você procurar por links quebrados na Wikipedia? 

    Vou te ajudar a compreender melhor. Na Wikipédia você pode gerar dois tipos de links, falta de referências ou link inativo. 

    A falta de referências significa que alguém foi lá e editou um artigo que estava lá na Wikipédia, mencionando uma estática por exemplo, ou sem criar um link para o conteúdo daquela fonte.

    Já o link inativo, é aquela fonte que está lá em um link mas já nem existe o site ou página.

    Aí vem a sacada, se você puder escrever um post sobre aquele tema e passar confiança nas informações descritas você pode conseguir esses links de grande valia na Wikipédia.

    • Descubra e use palavras-chaves de SEO das empresas concorrentes

    Você alguma vez já teve a curiosidade de pesquisar seus concorrentes?

    Essa é uma atitude inteligentíssima, você pode dar uma de espião de palavras-chave exatas utilizadas pela concorrência e consequentemente descobrir o que faz eles estarem posicionados nas primeiras páginas do Google, utilizando disso para criação de um conteúdo muito melhor.

    Pesquisar a concorrência pode gerar excelentes estratégias para você aprimorar.

    Ao invés de supor sobre seus concorrentes, através da investigação das ações deles, você pode descobrir o marketing deles e aprimorar com dados, ajudando a melhorar seus planos e projetos. 

    Agora, depois que você espionar seus concorrentes, você pode criar o conteúdo de alta qualidade utilizando as mesmas palavras-chave, pode também lançar mão de outras ferramentas e aumentar o posicionamento da sua página.

    • Use múltiplas palavras-chave em títulos de página de SEO

    Uma dica valiosa é que você assegure-se que em cada título de páginas e post em sua rede, inclui uma palavra-chave. Por quê?

    Porque com essa estratégia você vai englobar múltiplas palavras-chave em cada título de página. 

    Mas preste atenção para não exagerar, enchendo o texto de palavras-chave, ou utilizar palavras gatilho de spam, que fazem o Google pensar que seu conteúdo não é original, não é legítimo, e com isso e prejudicar seu serviço.

    Vou te dar um exemplo simples: se seu post for, sobre tinta de cabelo em uma determinada estação do ano.

    E você queira fazer o posicionamento de palavras-chave como: cores de cabelo, cabelo no inverno, tendências cabelo inverno. 

    Você pode combinar palavras de uma maneira natural gerando alguns títulos:

    As melhores cores da estação: Tendências para cabelos no inverno.

    Ou, as 5 cores do momento: No inverno tendências de cabelo. 

    Para comparar veja um exemplo de título ruim, de má qualidade, com  muitas palavras-chave e cheio de informações:

    Tendências de cores de cabelo para a estação do inverno – cor de cabelo para o inverno

    Você consegue perceber nitidamente a diferença entre os temas. Uns soam naturais e você já consegue visualizar online. 

    O outro, parece aqueles spams e é extremamente exagerado, cheio de informações.

    Se você pensou aí: será que meus títulos são exagerados? 

    É porque muito provavelmente você esteja exagerando.

    • Atualize regularmente seu conteúdo antigo

    Se você chegou até aqui, provavelmente você tenha uma rede com grande valia de conteúdos e informações nos seus arquivos, e elas podem ser reaproveitadas.

    Algumas das publicações, talvez ainda estejam gerando tráfego orgânico, e você possa melhorar e aproveitar esses posts com autoridade deles para subir no ranking de buscas.

    Uma dica importante é que de tempos em tempos, meses em meses, você cheque na sua lista e garanta que nenhum desses posts passe muito tempo sem ser atualizados. 

    Em média, não permita que se passe mais de seis meses sem atualizar os conteúdos de alicerce.

    • Escreva um post de roundup

    Primeiro, você sabe o que é roundup?

    É um post que você vai entrevistar algumas pessoas sobre o mesmo tema ou você pode fazer uma lista com os melhores exemplos de um determinado tema. 

    Assim , você pode colocar vários pontos de vista diferentes, aprender novos temas, novos assuntos, mas, vai te auxiliar a posicionar melhor nos rankings de SEO e aumentar seu tráfego consequentemente.

    Funciona por ser simples.

    O benefício desse post é permitir que você alcance diversos tipos de público, porque você estará falando de diversos temas com auxílio de um especialista no assunto que você estará entrevistando.

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    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.