Para muitos, teletrabalho é sinônimo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, isso pode se traduzir em maior consumo de eletricidade em casa. Portanto, neste artigo daremos algumas dicas para que possa evitar o aumento da sua conta de luz.

    Em 2020, trabalhar em casa é uma realidade que quase ninguém acreditaria em 2019. As consequências da crise de saúde do COVID-19 mudaram muitas coisas no nosso dia-a-dia e o teletrabalho é uma delas.

    Passar mais tempo em casa implica em uma série de benefícios, como maior flexibilidade de tempo, mais tempo com a família ou redução significativa em viagens, mas também acarreta despesas maiores. No caso da eletricidade, a sua fatura aumentou?

    Neste artigo, vamos explicar como o teletrabalho afeta seu consumo de energia elétrica e quais são nossas dicas para garantir que essa despesa seja menor.

    Aproveite a flexibilidade que o teletrabalho oferece

    Mantenha o seu horário normal de trabalho, para não exceder o nosso consumo de energia, aproveitando as horas de mais luz e melhor temperatura.

    Planeje o preparo das refeições nos horários em que sua tarifa de energia elétrica for mais barata, caso sua tarifa de energia seja mais econômica no período nocturno, por exemplo.

    O mais importante é ser organizado e, ao mesmo tempo, flexível para se adaptar às características de tudo aquilo que está à nossa volta, tanto no verão como no inverno, para evitar o uso excessivo de luz, ar condicionado ou aquecimento.

    Melhorar a eficiência energética

    Que passar mais tempo em casa significa usar mais eletrodomésticos é uma realidade. Portanto, antes de ignorar seu consumo de eletricidade ou restringir seu uso, recomendamos:

    Melhore a eficiência energética dos seus eletrodomésticos para que a sua conta de luz não aumente. Escolha dispositivos com alta eficiência energética e lâmpadas LED ou de baixo consumo. Certamente você tem pensado nos benefícios para você e para o planeta de substituir lâmpadas velhas e nós entendemos de preguiça ou despesa extra, mas… que hora melhor do que fazer agora? Garantimos que, com um pequeno investimento inicial, o retorno será quase imediato.

    Evite o consumo fantasma, desconectando todos os aparelhos que, apesar de estarem conectados à rede, estão em desuso.

    Conheça bem a sua tarifa de eletricidade ou altere-a se precisar

    Outra vantagem do teletrabalho é a conexão que estamos desenvolvendo com nossas casas. Deixaram de ser locais apenas para comer e descansar, e passaram a ser para espaços de trabalho, de lazer, de reuniões, e em muitos casos se tornaram até ginásios improvisados! Portanto, se você trabalha à distância, é muito importante saber bem qual a tarifa de energia elétrica que contratou e se o seu consumo está sendo compatível com ela. Este ponto, que parece óbvio, foi amplamente ignorado em tempos anteriores.

    Chaves para que o consumo de eletricidade não dispare com o teletrabalho:

    • Leve em consideração a discriminação horária de sua tarifa, utilizando horários fora de pico para concentrar as atividades com maior consumo de energia.
    • Analise hábitos e rotinas de consumo em casa.
    • Manter a temperatura constante entre: 20º e 25º C, utilizando aquecimento e ar condicionado apenas quando necessário.
    • Como você trabalha à distância, você também come em casa e terá que cozinhar. Se tiver uma placa de vitrocerâmica, visto que gasta muita energia, experimente cozinhar para vários dias.

    Essas dicas podem parecer insignificantes, mas não são. Na verdade, eles vão permitir que você reduza sua conta de luz em 30% ou 40%, algo que no final do ano pode ajudar a pagar as suas férias.

    Saiba mais sobre poupar energia com o teletrabalho aqui.

    Share.
    Avatar de Nathan López Bezerra

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.