segunda-feira, dezembro 23

    Os livros podem formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica. Mas afinal, qual é a importância da leitura na educação infantil?

    Ler na infância é mais do que expandir o vocabulário, estimular a imaginação, desenvolver a fala, aumentar a concentração e estimular a imaginação, é também fundamental para a formação de adultos conscientes.

    Como você sabe, uma das ferramentas mais poderosas que temos para interagir com o mundo em que vivemos é a leitura. A criança precisa se familiarizar com os livros desde o primeiro ano de vida.

    A alfabetização das crianças pode ser estimulada através da literatura, seja em casa ou na escola. O desenvolvimento da linguagem, a expansão do vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário podem ser apoiados por livros.

    A fim de introduzir as crianças nas diferenças entre culturas e pessoas, a educação precisa resgatar o conteúdo de cada história infantil. É possível ensiná-las a lidar com as questões de forma ética e também ajudá-las a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento.

    Os projetos de leitura na educação infantil têm outro papel fundamental na formação das crianças: o de criar pequenos leitores que vêem o momento de contato com os livros como uma experiência prazerosa, o que de fato é.

    É possível que as crianças encontrem verdadeiros amigos nos livros com a ajuda da literatura.

    A importância da leitura na infância não pode ser superestimada. Portanto, ela tem o grande poder de mudar vidas e introduzir o mundo, criando uma realidade na qual os livros se tornam mais do que apenas aliados da própria educação.

    Desenvolva uma rotina de leitura

    As crianças não devem ser obrigadas a ler, e devem ser introduzidas à leitura naturalmente. Mesmo dentro da sala de aula.

    A atenção que as crianças dedicam à leitura é algo que deve ser levado em conta.

    À medida que seus filhos crescem, preste atenção aos interesses que eles amam. Deixe-os ler com você ou para você, faça perguntas sobre a trama e deixe-os falar sobre ela com você. Faça da leitura uma experiência positiva e divertida para todos.

    Criar o hábito de ler torna-se muito mais fácil quando a literatura é vista como relaxante e agradável. Seja em casa ou na escola.

    Um momento de leitura pode ajudar a gerar experiências positivas. As crianças podem ser levadas para o pátio ou perto das árvores.

    Incentivar a troca de experiência entre os estudantes criando grupos de leitura também é algo positivo.

    Sugestão de leitura para crianças

    Durante o desenvolvimento da criança, existem outros fatores que influenciam o estágio de leitura da criança: sua maturidade psíquica, afetiva e intelectual, e o conhecimento sobre os mecanismos de leitura.

    A seleção dos livros mais adequados para crianças ainda depende da idade, mas cada um se desenvolve de uma maneira diferente

    Por isso, adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura. Confira:

    Veja também Profissional autônomo: Como fazer seus clientes consumirem mais

    Crianças de até 2 anos

    As histórias devem ser curtas e simples, com ilustrações coloridas e atraentes.

    Há livros feitos de tecido, plástico e que vêm com bonecos, que são ideais para estimular a curiosidade dos mais jovens.

    O interesse é estimulado pelo prazer de ouvir histórias. Como sua capacidade de imaginar é mais intensa, é provável que as crianças estejam ainda mais interessadas e afeiçoadas a boas histórias se os adultos adorarem escutá-las.

    Contar histórias é importante para todos, de crianças a adultos. Das vozes dos bebês às histórias para dormir, passando pelas rimas, e tudo o que está entre elas.

    Estas crianças já podem demonstrar seu interesse por histórias batendo palmas, sorrindo, sentindo medo, ou imitando um personagem.

    De crianças de três a cinco anos

    Os livros devem contar histórias que proponham experiências que se consolidam no ambiente familiar e escolar.

    O uso de livros dobráveis, uso de fantasias pelos contadores de histórias é indicado para envolver ainda mais as crianças com a história que está sendo contada. Há crianças que também se interessam por livros que contam histórias e significados de nomes.

    Conclusão

    Bons hábitos podem ser formados na infância, e os pais e professores que rodeiam a criança nos primeiros anos de educação desempenharam um papel fundamental na sua formação.

    Com toda certeza, a leitura na infância é essencial para a formação de bons leitores e cidadãos mais conscientes e críticos. É essencial que os pais e as escolas incentivem isto.

    Share.

    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.