Qual o melhor mapa de calor para site? “Heat maps” ou “mapas de calor” são representações gráficas visuais do comportamento do usuário em uma determinada página ou grupo de páginas que usam um sistema de codificação de cores para representar valores diferentes.

    Cada mapa fornece um conjunto de dados específico que permite entender como os blocos individuais da página são percebidos, onde a atenção do usuário permanece ou o quanto os elementos destinados ao clique ou conversão são usados.

    A maior vantagem desta ferramenta reside na representação visual dos próprios dados que fornecem de imediato uma visão completa de como o utilizador usa todos os elementos que lhe são disponibilizados (imagens, links, botões, etc). Dessa forma, é possível acompanhar de forma mais fidedigna para onde vai seu cliente.

    Já imaginou descobrir qual é a área de seu site que é mais visitada em um determinado período de tempo? Já pensou em descobrir o motivo da taxa de rejeição ser alta somente pela presença do mapa de calor junto ao seu site? Todas essas situações são possíveis, mas você primeiro precisa entender mais sobre o assunto no marketing digital.

    Ao compreender melhor o que é um mapa de calor, além de conhecer suas funcionalidades, você pode, então, conhecer as melhores opções do mercado para quem realmente precisa desse tipo de serviço de reconhecimento de visitas de seus clientes.

    Pensando nisso e em outras coisas relacionadas, preparamos um conteúdo exclusivo onde ensinamos você a usar o melhor mapa de calor que existe. Então, leia conosco e descubra qual o melhor mapa de calor para site. Vamos lá!

    Tipos de mapa existentes

    Existem basicamente três modelos:

    • Mova o Mouse ou Passe o Mapa;
    • Clique do mouse ou toque no mapa;
    • Rolar o Mapa de Atenção.

    Mova o Mouse ou Passe o Mapa

    Ele mostra o movimento do mouse de todos os visitantes e gera automaticamente uma representação visual das áreas nas quais eles moveram o cursor : quanto mais quente a cor da área, maior a concentração de movimento registrado.

    Clique do mouse ou toque no mapa

    Ajuda a determinar onde os visitantes estão clicando ou tocando (no caso de dispositivos móveis) com o objetivo de identificar rapidamente os problemas de uma página: por exemplo, verificar se um botão está identificado corretamente ou, ao contrário, uma imagem sem link é clicada repetidamente em “Empty”.

    Pode parecer semelhante ao anterior, mas fornece dados mais precisos sobre cliques individuais, cruzando dimensões como o navegador utilizado, o tipo de fonte e vários tipos de informação.

    Rolar o Mapa de Atenção

    Ele fornece uma representação visual do tempo que os visitantes passam em várias áreas da página e como eles rolam com o mouse. Isso ajuda a entender se, por exemplo, a altura da área segura não é efetiva ou se mais simplesmente a disposição vertical ou hierárquica das informações não atende às expectativas do usuário.

    Onde o Analytics não vai (sozinho)

    Por que usar mapas de calor se eu tenho o Analytics? O Google Analytics, ou qualquer outra ferramenta que colete informações de tráfego, é uma ferramenta extraordinária para análise de dados quantitativos.

    Este tipo de dado se destina em grande parte a fornecer informações sobre a quantidade,  de fato, em relação a determinadas dimensões (página, cidade, idioma). A combinação de dados quantitativos e qualitativos oferece uma vantagem significativa na resolução de problemas relacionados à experiência do usuário.

    Sem configurações personalizadas específicas, o Analytics registrará informações de alto nível sobre o usuário ou seu caminho de navegação. Não porque o Analytics não seja capaz de ir mais longe, mas simplesmente porque seria impensável rastrear antecipadamente, por exemplo, com eventos ou páginas virtuais, todos os elementos individuais da página.

    Vamos apenas pensar no fato de que em um site dinâmico como um projeto editorial ou um e-commerce as páginas não são necessariamente todas idênticas e pelo contrário podem ter elementos muito diferentes mesmo que façam parte do mesmo template.

    Os heatmaps ajudam a entender como os usuários usam as páginas sem a necessidade de fazer perguntas com antecedência, mas observando exatamente o que acontece: uma vez identificados os problemas, é possível formular hipóteses de resolução ou refinar o rastreamento para aprofundar a análise.

    Qual o melhor mapa de calor para site?

    Afinal, qual o melhor mapa de calor para site? Existem dezenas de serviços online gratuitos ou profissionais pagos: recomendamos que você utilize ou o Crazy Egg, ou então o mais recente Hotjar.

    São ferramentas semelhantes, mas atualmente, para quem faz análises avançadas, estão completas para algumas deficiências. O Hotjar oferece um plano Básico gratuito que permite que você se familiarize com a ferramenta e, portanto, pode ser uma ótima opção para começar a experimentar.

    Esse foi o nosso guia em que indicamos qual o melhor mapa de calor para site. Esperamos que tenha gostado. Até a próxima!

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    Formado em Publicidade e Propaganda pela UFG, Nathan começou sua carreira como design freelancer e depois entrou em uma agência em Goiânia. Foi designer gráfico e um dos pensadores no uso de drones em filmagens no estado de Goiás. Hoje em dia, se dedica a dar consultorias para empresas que querem fortalecer seu marketing.