B2B é a abreviação de business to business. Isso significa que as empresas querem fazer negócios com outras empresas. Existe também a B2C que significa business to consumer e tem foco no consumidor, porém a B2B possui outro foco.
O mercado conta com uma diversidade de especificidades para encontrar clientes. O geomarketing é uma das melhores maneiras de otimizar tornando o processo de geração de leads e planejamentos muito mais fácil.
Se você tem dúvidas do que é B2B, como funciona, significado e de como captar clientes B2B, reunimos algumas informações e dicas de como fazer isso incorporando no seu dia a dia. Acompanhe o artigo na íntegra e veja como você pode prospectar empresas B2B de maneira rápida e fácil!
Como captar clientes B2B e o que significa?
A captação de clientes B2B começa no primeiro contato. Depois de uma preparação bem detalhada, o primeiro contato é feito com base na decisão do possível comprador.
Para um bom contato, é necessário um espaço de tempo para que ele possa apresentar os principais serviços ou produtos oferecidos pela empresa e manter o foco no que o outro lado procura.
Para isso, é fundamental analisar e ter assertividade no contato que você esta estabelecendo para ter a certeza de que o lead realmente vai se interessar pelo o que você está oferecendo. Normalmente, as negociações B2B envolvem as decisões de muitas partes e costumam demorar bastante tempo para progredir. Portanto, você não vai querer perder muito tempo em um contato sem perspectiva de compra.
Para resolver esse problema, você pode gerar uma lista de empresas do Brasil para negociações B2B. Com elas, você pode utilizar filtros para encontrar o seu cliente ideal por cidade, segmento, tamanho ou CNPJ.
O significado de B2B
B2B é a sigla de “business to business”, que em português significa “empresa para empresa” ou “negócio para negócio”.
5 dicas para conquistar clientes no B2B
Conquistar clientes no B2B não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para colocar em prática no seu negócio.
1. Defina o tipo de cliente que deseja
Definir o tipo de cliente que deseja ou seu público alvo, é fundamental antes de tomar qualquer decisão. Entenda para quem seu serviço ou produto é direcionado. Ter um público alvo definido, vai te nortear a fazer com que a busque pelo cliente ideal.
2. Conheça seus possíveis clientes
Com o tipo de cliente que deseja definido, é hora de conhecer seus possíveis clientes. Antes mesmo de começar negociações, é imprescindível que tenha os meios de contato da empresa ou de um representante.
O meio de contato pode ser um número de telefone, e-mail ou até mesmo as redes sociais que a empresa possui.
3. Sempre procure conversar para encaixar propostas de venda
Nenhuma negociação entre empresas é simples e rápida como uma compra de um consumidor. Por isso, não pode haver pressa em relação a isso, afinal a negociação pode durar em média meses ou até mesmo anos.
A comunicação entre as duas partes é fundamental para que o vendedor esteja a par de tudo o que se refere a empresa. Porém, não é necessário informar tudo de uma vez para que não haja confusão. O ideal é estar com o pitch de vendas perfeito para a execução!
É de extrema importância que o vendedor saiba informar corretamente o possível futuro cliente, além de saber o que está falando. Dessa forma, as duas partes saberão se estão se beneficiando ou não.
4. Entenda a necessidade do seu cliente para ter mais chance de captar
Entender a necessidade do seu cliente é uma forma de ter mais chance de captar. Esta questão é fundamental e precisa ser levada em consideração sendo tão importante quanto os tópicos já citados.
Como empresa é importante entender todas as necessidades, principalmente caso queira que seu negócio tenha uma parceria longa como cliente. Compreender tudo o que o cliente precisa mesmo que o contrato seja cancelado em pouco tempo é essencial.
Muitas vezes o cliente com quem está negociando precisa muito do seu serviço ou produto, porém não tenha dinheiro suficiente para fechar negócio. Então é uma boa ideia guardar o contato para outra oportunidade.
5. Entregue o melhor serviço sempre ao fechar negócio
Não é por fechar negócio que o bom atendimento deve acabar. Quem pensa dessa maneira acaba perdendo o cliente. É importante garantir que o cliente receba o melhor atendimento para que assim o relacionamento entre as duas partes seja bom e duradouro.
Para isso, invista em estratégias de Customer Success e pós vendas para reter o cliente na sua empresa e torná-lo um verdadeiro divulgador da sua marca! Feche a venda e garanta a satisfação do seu cliente após a compra. Um cliente satisfeito sempre retorna à casa e, provavelmente, acompanhado.