Arquitetura: 7 pontes para conhecer no Brasil

As pontes são estruturas construídas com o principal objetivo de permitir o deslocamento de pessoas e mercadorias por cima de rios, lagos e até mesmo oceanos. Mas, além disso, elas são ótimas soluções para o transporte de produtos, descongestionar o trânsito e até mesmo unir países. Sendo assim, essas maravilhas da engenharia são fundamentais para o desenvolvimento de determinadas regiões, podendo inclusive, influenciar a estética da cidade. Atualmente, o Brasil conta com mais de 6.600 pontes e viadutos e para o post de hoje separamos 7 pontes para conhecer em nosso país.

1. Ponte dos Arcos, Rio do Sul, Santa Catarina

Rio do Sul é uma importante cidade do Vale Europeu, localizada no Alto Vale do Itajaí. Com economia bastante aquecida e qualidade de vida acima da média nacional, muitos até mesmo procuram uma imobiliária a fim de morar ou investir no município. Por ser cortada por dois rios que se juntam e formam o famoso Rio Itajaí-Açu, a região abriga muitas pontes. A Ponte dos Arcos foi inaugurada em 1937, sendo responsável por ligar a Rua XV de Novembro a Rua Rui Barbosa sobre o Rio Itajaí do Sul. Ela é considerada um marco histórico da cidade, visto que foi utilizada antigamente para a travessia de trens da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina

2. Rio-Niterói, Rio de Janeiro

Com certeza você já deve ter ouvido falar nessa ponte, sendo considerada a mais famosa de todo o país. Inaugurada em 1974, ela possui 13.290 metros de extensão, possuindo o título de maior ponte do hemisfério Sul e a oitava maior do planeta. Ela foi muito importante para a região, pois antes de sua construção, era necessário fazer uma viagem de quase 150 quilômetros para sair do Rio e chegar em Niterói. Obviamente, para sua construção foram realizados diversos estudos a fim de entender as características do subsolo oceânico da região e confirmar a possibilidade de suportar todo o peso da estrutura. 

3. Octário Frias de Oliveira, São Paulo

Inaugurada em 10 de maio de 2008, essa ponte foi construída em estilo estaiado, ou seja, suspensa por meio de cabos de sustentação. Além de sua estética diferenciada, a ponte possui duas pistas em curvas distintas, sendo a única do mundo com essa característica. Além disso, à noite a iluminação confere um visual ainda mais bonito para a região. Considerada um cartão-postal da capital paulista, ela cruza o Rio Pinheiros, possuindo 138 metros de altura e 1,6 quilômetros de extensão. 

4. JK, Brasília, Distrito Federal

Todos sabem que Brasília foi uma cidade totalmente planejada, sendo projetada por grandes arquitetos, como Oscar Niemeyer. Ainda que os grandes destaques sejam prédios como a Câmara dos Deputados, Itamaraty, Supremo Tribunal Federal e o Palácio da Alvorada, em 2002 foi inaugurada a Terceira Ponte, conhecida também como Ponte Juscelino Kubitscheck. Ela cruza o Lago Paranoá e o Lago Sul, possuindo 3 arcos assimétricos que lembram o movimento de uma pedra lançada sobre a água. A estrutura ainda recebeu reconhecimento internacional, com a Medalha Gustav Lindenthal, concedida pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, nos EUA. 

5. Rio Negro, Manaus, Amazonas

Com 3,5 km de extensão, essa é a segunda maior ponte estaiada sobre um rio de todo o mundo, sendo que o maior vão livre possui cerca de 400 metros. Inaugurada em 24 de outubro de 2011, ela custou mais de R$ 1 bilhão. Oferecendo uma vista incrível de toda a região e o Rio Negro, principalmente no pôr do sol, a ponte ainda é uma grande facilitadora para a população local se deslocar. 

6. Ponte Internacional da Amizade, Foz do Iguaçu, Paraná

 

Responsável por ligar as cidades de Foz do Iguaçu e a Ciudad del Este, no Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade foi construída entre as décadas de 50 e 60, sendo essencial para a relação dos dois países. Com 552 metros de extensão, 77 metros de altura (32 na época de cheia do Rio Paraná) e 290 metros de vão livre, é o principal meio de acesso entre as duas cidades e países. Na época de sua construção foi necessário transportar vigas de aço de quase 160 metros de comprimento desde Volta Redonda, no Rio de Janeiro, até Foz do Iguaçu.

7. Hercílio Luz, Florianópolis, Santa Catarina

Por fim, outra ponte catarinense, a Hercílio Luz é uma das mais famosas do país, sendo construída com o objetivo de interligar a parte insular da capital do estado ao continente, substituindo assim o sistema de balsas. Ela foi inaugurada em 1926 e o nome homenageia o engenheiro e político responsável pelo início das obras. Com 821 metros de comprimento e 339 metros de vão-livre ela é considerada a maior ponte pênsil de nosso país. 

Então, agora que você conhece algumas das pontes mais interessantes de nosso país, já pode colocá-las em seu roteiro de viagem.

Comentários estão fechados.