Capacetes para andar de moto: qual a escolha para cada estilo?

Se você está pensando em comprar capacetes para andar de moto, nesse artigo você vai entender melhor como escolher esse item de segurança, além de entender o que você deve fazer para escolher o capacete de acordo com as suas necessidades.

Não só a cor e o estilo do capacete devem ser características das quais você deve se preocupar, mas também deve ser analisado outros fatores antes de fazer a compra desse capacete.

Confira os tipos de capacete que você deve comprar, características relacionadas a frequência de uso, segurança, entre outras informações importantes a respeito desse item importante para pilotar a moto.

Como escolher um capacete?

Para que por exemplo você escolha o tamanho ideal do seu capacete, é essencial que você sempre escolha os modelos mais justos, uma vez que, com um tempo ele irá se adaptar ao rosto do seu dono.

Sendo assim, quando você for experimentar o capacete, é muito importante que além de não está folgado, ele também não esteja apertando a área da testa e nem a parte superior da cabeça.

Além de fazer essas verificações, é importante que você veja se poderá utilizar óculos de sol ou de grau de uma maneira confortável.

Além dessas recomendações, se caso o capacete não possuir nenhuma viseira, é obrigatório que o condutor utilize um óculos de proteção.

Capacetes de acordo com as necessidades

Antes mesmo de você fazer a escolha de um capacete em um moto peças, é essencial que você entenda como você usar esse acessório.

Dessa forma, é importante que você defina como o capacete vai ser utilizado, como por exemplo, para trabalhar, em viagens, ou para passear nos finais de semana.

Isso é importante pelo fato de que um entregador por exemplo, por ter seu cotidiano dinâmico, precisa de um capacete no qual ele não precise retirar ao fazer suas entregas, sendo o ideal, aquele articulado.

Segurança dos capacetes

Não importa se é um capacete de marca nacional ou internacional, sempre busque escolher aqueles quem tema certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia ( Inmetro).

O selo do Inmetro te dar a garantia de que o capacete seguiu os padrões de qualidade necessários, além de está de acordo com a legislação do país.

Além de verificar se o capacete possui esse selo, é importante que você escolha um equipamento que tenha cerca de no mínimo 2 mm de espessura, para que assim, a proteção seja reforçada, evitando assim riscos de lesões no rosto.

Dessa forma, quando for em uma loja de acessório para motociclista, atente-se a essas especificações quando for escolher o seu capacete.

Tipos de capacete

Como foi possível perceber, houve uma evolução bastante significativa nos últimos anos a respeito do designer e também da segurança do capacete.

Além dessas, algumas características também foram evoluindo, como por exemplo a questão do conforto e também da resistência, transformando esse item em um equipamento de alta tecnologia.

Como sabemos, o capacete é um item obrigatório para que pilota motos, por isso é importante que você conhecer os tipos de capacete que o mercado oferece para o público.

Veja a seguir algumas das opções que você poderá escolher de acordo com o tipo de moto e as suas necessidades.

Fechado

Conhecido também como capacete integral, o capacete fechado tem como uma das suas principais características a sua proteção no queixo.

Além de ser um capacete bastante seguro, ele é bem acessível, ideal para utilizar em motos convencionais, sendo indicado para quem usa a moto para trabalhar ou para pegar a estrada.

Articulado

Esse tipo de capacete também é conhecido como misto ou modular, sendo ideal para quem trabalha e não tem tempo para tirá-lo.

Esse capacete é muito utilizado por profissionais que fazem entregas, pois como foi afirmado acima, facilita na hora de abrir o capacete sem que seja preciso tirá-lo.

Aberto

O modelo aberto é ideal para quem tem um moto scooter por exemplo, ou outros tipos de motos mais leves.

Uma de suas características principais é que ela não tem a proteção no queixo, sendo os mesmos chamados de jet, pois se assemelham muito aos capacetes de pilotos de caça.

Sendo mais leves e confortáveis, eles são ideais para quem quer mais conforto e não vai pilotar em alta velocidade.

Off Road

Ele é recomendado para quem gosta de fazer cross ou trilhas, sendo que os mesmos devem ser utilizados com um óculos para a proteção dos olhos.

Os capacetes off road são equipamentos ideais para proporcionar tanto a segurança, como também o conforto em passeios mais radicais.

Vintage

São ótimos para serem utilizados com motos estilo retrô, proporcionando estilo nos passeios que o condutor fará.

Essas são algumas dicas e características de capacetes para andar de moto de acordo com as suas necessidade e estilo, prezando sempre pela segurança e o conforto do condutor.

Comentários estão fechados.