As melhores cidades com qualidade de vida no Brasil

O Brasil é um dos lugares mais incríveis para se viver, mesmo com alguns problemas, como em todos os lugares, é possível encontrar cidades que oferecem uma qualidade de vida bem grande.

No Brasil há cidades com acesso à saúde e educação de qualidade, assim como lazer, cultura e segurança. Todos esses aspectos são levados em conta para uma vida com qualidade.

Se você quer saber quais são as cidades brasileiras que oferecem qualidade de vida para seus moradores, continue lendo este post.

Como saber quais são os melhores lugares para morar

Para dizer que uma cidade é boa para viver é preciso pensar em suas prioridades, como o que é uma vida de qualidade em sua opinião.

Uma das formas de saber a qualidade de vida em uma cidade é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que classifica as cidades em uma nota de 0 a 1, a pontuação leva em conta aspectos como renda, educação e saúde, que são muito importantes para uma qualidade de vida.

Mas precisa pensar em outros aspectos, como a segurança da região, acesso à cultura e lazer, facilidades da região, transporte e muitos outros aspectos. 

Separamos algumas das melhores cidades brasileiras para viver, continue lendo para conferir quais são elas.

Melhores lugares para morar no Brasil

Florianópolis

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma cidade enorme com cerca de 500 mil habitantes. 

Um dos destaques é a renda per capita e a expectativa de vida, que são considerados acima da média. Além disso, o acesso à educação de qualidade é bem facilitado e a taxa de alfabetização é de 70%. O IDH da cidade é muito alto, marcando 0,847 na pontuação.

A cidade é ideal para quem procura investir, seja em imóveis ou empresas, é considerada uma ótima cidade para o empreendedorismo. Além disso, é muito forte nas áreas de tecnologia e serviços.

Vitória

Essa cidade é a capital do Espírito Santo, uma das cidades brasileiras muito rica em história e cultura, além das belas praias.

Um fato interessante é o PIB da capital, que é o maior entre as cidades brasileiras. Outros fatores que mostram a qualidade de vida na região são a expectativa de vida e a taxa de alfabetização.

O IDH de Vitória é 0,845. Em Vitória toda a população vive em zona urbana, e 99% dos imóveis têm energia e água encanada.

A principal fonte de renda da cidade vem dos portos, por conta da importação e exportação.

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é outra cidade de Santa Catarina, localizada a mais ou menos 90 km da capital. Balneário é um pólo de construção civil no Brasil, considerada a “Dubai brasileira”, é destaque na construção de arranha-céus.

A cidade tem uma infraestrutura urbana impressionante, que atrai muita gente a procurar por apartamento para morar na região.

As bases de sua economia são a construção civil e o turismo, que encanta a muitos, as belas praias combinadas à uma vida noturna impressionante atrai muitos turistas.

O seu IDH é de 0,845. A cidade apresenta uma expectativa de vida alta e uma renda per capita ideal. A população é de aproximadamente 142 mil habitantes. 

Curitiba

Curitiba, capital do Paraná, é considerada a cidade mais verde do Brasil, cerca de 64,5 m² de área verde para cada habitante. A cidade se destaca com sua infraestrutura urbana, além da pegada ecológica, característica da capital.

Essa preocupação com a área verde é muito benéfica para seus moradores, já que o ar é menos poluído e o clima é mais ameno.

A cultura da cidade é marcada pelos imigrantes que construíram Curitiba, os principais foram os ucranianos, italianos, alemães e poloneses.

O IDH é de 0,823, considerado muito alto, além disso a expectativa de vida é impressionante. Outro destaque é a taxa de analfabetismo, a menor entre as capitais brasileiras.

São Caetano do Sul

Com um IDH de 0,862, São Caetano do Sul é uma cidade que está em constante desenvolvimento. Está localizada na região do ABC Paulista, uma das melhores regiões de São Paulo.

A área da cidade é de apenas 15 quilômetros quadrados, mas a população é de mais ou menos 161 mil habitantes. Logo, a cidade possui mais prédio que casa, por conta do número de habitantes em relação a área.

Além disso, São Caetano do Sul possui toda a infraestrutura de uma metrópole, com shopping, mercados, hospitais, farmácias e muitos outros serviços essenciais.

Outro ponto positivo é que a cidade está muito próxima da capital de São Paulo, o que é muito importante, já que, você não precisa se prender à empregos apenas na cidade.

Essas cidades são apenas algumas das melhores para viver no Brasil, ainda há muitas outras que possuem todos os atributos como essas.

Se você já pretende morar em uma dessas cidades saiba que elas oferecem uma qualidade de vida ótima para você e sua família.

Comentários estão fechados.