Como movimentar móveis muito pesados?

Depois de visitar diferentes casas e apartamentos junto à imobiliária, encontrar o imóvel ideal, com certeza é uma grande conquista. Contudo, depois disso, é necessário organizar a mudança, que exige um bom planejamento para evitar estresses em um momento tão importante como se mudar para o novo lar. Principalmente quando se tem móveis pesados, é importante ter muito cuidado, visto que quando manuseados da forma incorreta, podem ser danificados e ainda causar problemas de saúde, como lesões na coluna e outras partes do corpo. Sendo assim, optar pelo uso de empilhadeiras, assim como contratar o serviço de içamento de cargas para móveis torna-se necessário. Portanto, se você está organizando sua mudança, continue acompanhando o post de hoje e entenda melhor sobre o assunto. 

Planejamento

Bom, antes de falarmos sobre a parte prática, não podemos deixar de lembrar da importância de ter um bom planejamento para a mudança. Isso porque, em alguns casos, pode ser necessário contratar o aluguel de caminhão munk ou ainda o aluguel de guindastes. Sendo assim, é importante conversar com o síndico do apartamento ou condomínio para informar sobre a movimentação e confirmar que a mudança poderá ser realizada no dia desejado. Dessa forma, é possível contratar a empresa com maior segurança de que tudo estará dentro do que foi pensado. 

Vale lembrar ainda que, antes de tudo você deve tirar as medidas de seus móveis, assim como do elevador, escada, portas e janelas do imóvel que pretende se mudar. Isso porque, ainda que eles possam passar pelos vãos, torna-se humanamente impossível realizar a subida, aumentando significativamente o risco de acidentes. Por outro lado, caso não se sinta seguro em realizar a movimentação e transporte de móveis, é importante contar com uma equipe especialista no assunto. Atualmente existem diversas empresas de mudanças com experiência em movimentação e transporte de móveis pesados. Com isso, você não precisa se preocupar, além de garantir sua segurança e de seus familiares. 

Como movimentar móveis muito pesados?

É fundamental que você faça uma análise séria da situação, evitando subestimar a eficácia da mecânica de levantamento adequada ou superestimar suas habilidades e força física para levantar objetos pesados na mudança. Isso porque, como já falamos, muitas pessoas acabam com lesões sérias em diferentes partes do corpo apenas pelo fato de quererem economizar ao contratar um serviço adequado. Contudo, tenha em mente que contratar a ajuda de profissionais especializados é um investimento em sua saúde e com saúde não se brinca, certo?

De qualquer forma, abaixo vamos dar algumas dicas para que você possa mover alguns móveis pesados para evitar ferimentos e danos. 

1. Pense antes de levantar

Ações precipitadas podem te prejudicar durante a movimentação dos objetos. Sendo assim, faça uma avaliação inicial para ter certeza de que pode lidar com a carga sem prejudicar sua segurança. 

2. Mantenha a base estável

Caso seja possível mover o item, lembre-se de manter uma base ampla e estável com os pés antes de levantá-lo. Os pés precisam estar na largura dos ombros, com um deles ligeiramente à frente. Assim, o peso será distribuído por todo o corpo. 

3. Postura adequada

Mantenha em todo momento as costas retas, os ombros para trás e olhe para a frente, sendo que a parte superior das costas deve estar o mais reto possível. Sendo assim, quem irá realizar o trabalho pesado serão os membros inferiores. 

4. Boa aderência

Lembre-se de segurar o objeto firmemente antes de levantá-lo, sendo indicado utilizar luvas próprias para melhorar a aderência e proteger os dedos e mãos durante o movimento. 

5. Empurre em vez de puxar

O ideal é empurrar os móveis para frente em vez de puxá-los para trás, visto que dessa forma você irá precisar de menos força e ainda pode ver o que está acontecendo. 

6. Mova-se lenta e suavemente

Em vez de fazer movimentos bruscos e repentinos, que podem causar extrema pressão em certa parte do corpo, opte por fazer movimentos lentos e suaves. 

7. Conte com a ajuda de profissionais

Por fim, tenha em mente que, essas dicas são direcionadas para objetos relativamente pesados. Contudo, para móveis e artigos ainda mais pesados, é fundamental contar com a ajuda de uma equipe qualificada, visto que além das técnicas adequadas, ela irá utilizar equipamentos e máquinas próprios para a mudança. 

Então, agora que você sabe como mover móveis muito pesados, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que as técnicas devem ser executadas por pessoas especializadas no assunto e você não pode superestimar suas habilidades e força física. Dessa forma, além de garantir sua segurança e de outros moradores, você também terá melhor qualidade de vida, visto que não irá precisar se preocupar com médicos e gastos para corrigir lesões ocasionadas pela mudança. 

Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.

Comentários estão fechados.