Gestão de aluguéis: é necessário um sistema?

Nesse artigo gestão de aluguéis: é necessário um sistema? você vai entender como é feita a administração de aluguéis, assim como a necessidade ou não de adotar um sistema.

É importante entender se é necessário ou não uma plataforma imobiliária, pois fazer esse trabalho de gerenciamento de aluguéis requer muita atenção principalmente nos processos.

Por isso que a utilização da tecnologia é essencial para que esses processos sejam feitos com uma maior segurança e agilidade.

Sendo assim, nesse texto também vamos apresentar algumas vantagens da utilização da tecnologia nesse trabalho.

Confira!

Como é feita a administração de aluguéis?

Esse tipo de gerenciamento envolve alguns processos que são recorrentes, como por exemplo o pagamento dos boletos dos inquilinos (locatários), assim como o repasse dos valores para os proprietários dos imóveis.

Por serem vários processos e recorrentes, eles exigem atenção e tempo, caso não seja feito por um sistema de administração imobiliária, exigindo assim uma equipe numerosa.

Dessa maneira, respondendo à pergunta do título, se você quer um trabalho bem feito e rápido, é aconselhado que você invista em um sistema para auxiliar nessas demandas.

A administração de aluguéis é feita de forma que algumas questões devem ser gerenciadas, como por exemplo:

  • Cobranças, pagamentos, emissão de boletos e recibos;
  • Garantia da quitação de outras despesas dos imóveis;
  • Repasse do valor do aluguel para o proprietário e gerenciamento dos seguros do imóvel, além de outras garantias;
  • Solução de problemas relacionados ao imóvel e emissão de nota fiscal;

A partir desses pontos apresentados, podemos afirmar que o gerenciamento de aluguéis tem como principal objetivo manter tanto o locador, como o locatário satisfeitos.

Sendo assim, para que se consiga êxito na gestão de aluguéis, separamos algumas dicas para você conferir e seguir.

Controle de contas dos clientes

É normal que algumas corretoras e imobiliárias paguem algumas contas relacionadas ao imóvel, como por exemplo o IPTU, ou melhorias que devam ser feitas no imóvel, descontando assim dos rendimentos.

Caso a administração dessas contas não seja cuidadosa, é possível que ela passe despercebida. Para que isso não ocorra é importante um controle rigoroso dos recursos financeiros que saem e entram.

Atente-se a movimentação financeira

É comum que uma imobiliária receba cerca de 10% do valor da locação como forma de pagamento, mas, como o locatário faz o depósito de todo o valor do aluguel, é dever da corretora imobiliária fazer o repasse do valor ao proprietário.

Organização

É muito importante que a empresa que faz a gestão de aluguéis seja organizada para que o resultado do trabalho seja positivo, uma vez que não será viável desenvolver um bom serviço de administração se você não é organizado.

Prospecção

Lidar com pessoas pode não ser uma tarefa tão fácil, principalmente quando envolve valores monetários.

Sendo assim, para que você consiga um melhor resultado na sua empresa com a gestão de aluguéis, é importante fazer a prospecção de clientes.

Sistema de gestão financeira voltado para imóveis

Para que você consiga um melhor resultado investir em um sistema de gestão financeira é uma excelente alternativa para sua empresa.

Uma vez que ao auxiliar esse processo o sistema irá ajudar você e sua equipe a economizar tempo.

Agora que você conheceu um dos benefícios que um software de gestão financeira irá proporcionar a sua empresa, apresentaremos outras vantagens.

Vantagens de ter um sistema voltado para a gestão de aluguéis

Confira outras vantagens de ter um sistema voltado para a gestão de aluguéis.

Integrar as tarefas

No mercado há inúmeros sistemas que proporcionam essa alternativa de fazer a integração de tarefas, tornando a rotina do serviço mais prática e organizada.

Além de proporcionar um ganho de tempo, fará com que a equipe de colaboradores tenha mais segurança na execução das tarefas, uma vez que, todas as ações estão padronizadas.

Envio de contratos e boletos

Com muitos detalhes a ser prestado atenção na rotina, fica difícil prestar atenção a todos com cuidado.

Diante disso, o sistema também pode auxiliar no envio de boletos e contratos, e até mesmo alertas indicando quais contratos estão para vencer e mensagens sobre reajustes de aluguéis.

O envio de boletos para que seja feito o controle financeiro também é um dos serviços que o sistema pode oferecer.

Acesso online para locador e locatário

Outra vantagem que o sistema para gestão de aluguéis poderá oferecer é a criação de áreas exclusivas para que proprietários e inquilinos possam acessar o sistema.

Esse serviço facilita a emissão de segunda via de boletos, notificação de algum débito, entre outros dados importantes que devem ser de conhecimento tanto do dono do imóvel como também do inquilino.

Para responder à pergunta de forma clara que foi feita no título do texto se é necessário investir em um sistema para gestão de aluguéis, é não, pois é possível fazer manualmente.

Mas se você quiser que sua empresa seja organizada e seus colaboradores não percam tempo, um sistema de gestão de aluguéis é essencial para otimizar os serviços.

Comentários estão fechados.